Geral

  • Orquestra Jovem de Sopros e Percussão no Sônia Cabral

    Publicado em: 23/06/2017 14:16
    Orquestra Jovem de Sopros e Percussão no Sônia Cabral
    A Orquestra Jovem de Sopros e Percussão se apresenta na próxima terça-feira, dia 27, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, às 20h. O concerto terá obras de importantes compositores, como James Swearingen e John Higgins. A regência é do professor Marcelo Madureira e contará com a  participação da soprano Elaine Rowena e dos instrumentistas Joicimara Apdah, oboé, e de Oziel Neto, trompete, como solistas convidados.

    Este concerto faz parte de uma das atividades de formação dos alunos, que encerra um ciclo letivo, apresentando resultados dos trabalhos realizados na disciplina Prática de Conjunto ao longo do ano. Ele poderá ser apreciado pela comunidade acadêmica e pela população, gratuitamente. A Orquestra Jovem surgiu em 2011 para suprir uma demanda de capacitação de músicos do Curso de Formação Musical, que, posteriormente, poderão participar da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica da Fames, quando estiverem cursando o bacharelado em Música.



    Apresentação 

    As obras Fiesta De Los Bravos, Novena e Exaltation, de James Swearingen (26/09/1947),  considerado um dos compositores mais atualizados da música de banda no mundo, serão destaques na apresentação. Assim como “Regenesis” (song of the Planet), de John Higgins, (18/05/1975), produtor e editor-gerente da Hal Leonard Corporation, maior editora de música impressa dos EUA. 

    “Fiesta De Los Bravos” é um original espanhol, que oferece um clima festivo e levanta os espíritos de todos os envolvidos! Após uma fanfarra dramática, a viagem musical apresenta um belo tema acompanhado de percussão.

    “Novena”,  termo  que vem  da literatura que quer dizer “recitação de poema”, traz fragmentos ou citações de cantos épicos ou de qualquer composição poética ou folclórica.

    “Exaltation” é uma abertura que explora toda a potencialidade sonora e “timbrística” deste organismo orquestral.

    *Regenesis (song of the Planet): uma abertura descritiva com base no ciclo de vida de nosso planeta em constante mudança, esta peça foi escrita em comemoração ao décimo ano da tragédia do Monte St. Helens. A obra está organizada em seções interligadas: Vistas, Atenção, Vazio e Renovação.

    Sobre o regente

    Marcelo Madureira é professor da Faculdade de Música do Espírito Santo desde 2005. É idealizador da Banda Sinfônica da Fames, que comemora dez anos de atividades em 2017. Além disso, estruturou e coordenou os Grupos Sinfônicos, formados pela Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica (Osfa) e a Orquestra Jovem de Sopros e Percussão da Fames de 2008 a 2016. Em 2016,  publicou o livro “Banda Sinfônica da Fames”. E neste ano, aceitou o desafio de dar continuidade aos trabalhos das práticas orquestrais no segmento de sopros e percussão da Fames.

    Também foi produtor e coordenador nas estreias de diversas obras originais no Estado, em concertos para o público, e em espetáculos mais recentes, como “Lendas do Rock”, com a Banda Sinfônica da Fames em 2015; “Trilhas de Novelas”, com a Osfa, sob a regência de Tim Rescala, encerrando as comemorações dos 40 anos da Rede Gazeta; e da inédita “Ópera Popular Tambores”, com a OSFA, sob a regência de Gilson Silva no ano letivo de 2016. 

    Foi regente da Banda de Música da Associação Musical Cajuruense, em Minas Gerais, de 1994 a 2000. Regente contratado da banda modelo do projeto nas escolas Fames/Sedu em 2008. Desenvolveu atividade de regência no período do Curso de Capacitação para Músicos e Regentes de Bandas Civis da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo em 2009, 2010 e 2011. Regente convidado na atividade e apresentação do Grupo de Trompetes do VI Encontro Internacional de Trompetista da Associação Brasileira de Trompetista em 2014.

    SERVIÇO
    CONCERTO ORQUESTRA JOVEM DE SOPROS E PERCUSSÃO DA FAMES
    Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
    Data: 27 de junho (terça-feira)
    Horário:  20h
    Entrada Franca

    Assessoria de Comunicação e Eventos da Fames
    Tatiana Paysan
    tatiana.paysan@fames.es.gov.br

    Compartilhar