• Banda Sinfônica da Fames se apresenta no Sônia Cabral sob regência do maestro Marcelo Maganha (SP)

Publicado em: 30/06/2017 19:51
    A Banda Sinfônica da Fames se apresenta na próxima terça-feira (04), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, às 20h30. No concerto, serão apresentadas obras dos compositores David Maslanka, James Barnes, Camille Saint-Saëns e Victoriano Valencia Rincon, sob a regência do maestro Marcelo Maganha, de Lençóis Paulistas, São Paulo. Na abertura, haverá a participação da Corporação Musical Alvimar Silva. O evento é gratuito.

Criada em 2007, a Banda Sinfônica da Fames tem o intuito de desenvolver as práticas de orquestra na área de sopros e percussão da Faculdade. Em 2016, o professor Marcelo Madureira publicou o livro “Banda Sinfônica – Práticas coletivas e o desenvolvimento da música de concerto no Espírito Santo”, que narra essa trajetória. Neste ano, o trabalho acadêmico comemora dez anos e coleciona apresentações de grandes obras e concertos inéditos no Estado.

Sobre o regente convidado
    Marcelo Maganha é graduado em trompete erudito e regência instrumental pelo Conservatório de Tatuí/SP, nas classes do maestro Dario Sotelo e Edgar Baptista (Capitão), pós-graduado em Artes e Educação Musical com especialização em Ensino de Método Coletivo para Cordas, Sopros e Percussão. Formado em Violão Clássico pelo Conservatório de Lençóis Paulista, estudou educação musical com habilitação em regência pela USC.
    Realizou vários concertos com estreia de mais de 68 obras com bandas e orquestras na América Latina, América do Norte e Europa, destacando-se: Banda Sinfônica de Córdoba/Arg, Banda Sinfônica de Leria, Conjunto Sinfônico de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa/Portugal, Banda Sinfônica de Las Palmas/Espanha, Banda Simfònica Unió Musical de Liria Valencia, Banda Sinfônica del Conservatório de Las Palmas/Espanha, Filarmônica Antoninense/PR, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da Universidade de Villa Maria/Arg, Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
    Realizou em fevereiro de 2017, uma série de concertos e palestras de música brasileira, além de duas estreias mundiais com a I’Orchestre d’Hormonie de Forges-les-Eaux, Rouen e Deep na França. Participa, desde 2001, do MidWest Clinic na Cidade de Chicago/EUA. É professor de Regência dos painéis da FUNARTE desde 2014, e idealizador, coordenador e regente da Banda Sinfônica Municipal de Macatuba e diretor artístico e regente titular da Big Band “Cidade do Livro”, Banda Sinfônica Jovem e Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista.

Sobre os compositores

David Maslanka (nascido em 30 de agosto de 1943, em New Bedford, Massachusetts) é um compositor dos EUA que escreve para uma variedade de gêneros, incluindo obras para coro, conjunto de sopros, música de câmara e Orquestra Sinfônica.

James Barnes (*1949) é um compositor americano, principalmente de obras de banda de sopros. Nascido em Oklahoma, ele estudou e ensinou na Universidade do Kansas. Suas composições para banda foram tocadas em todo o mundo, incluindo em três gravações separadas pela famosa Tokyo Kosei Wind Orchestra. Ele foi duas vezes vencedor do prestigiado prêmio Ostwald por novas composições de banda.

Camille Saint-Saëns nasceu em Paris, na França, (1835 - 1921). Muito cedo, sua tia Charlotte Mason deu-lhe aulas de piano. Sua primeira aparição em concerto público ocorreu quando ele tinha apenas 5 anos de idade. No final da década de 1840, entrou no Conservatório de Paris, onde estudou órgão e composição. Em 1857, tornou-se organista na Église de la Madeleine em Paris, posição que ocupou até 1877. Depois disso, trabalhou exclusivamente como compositor freelance.

Victoriano Valencia Rincon (nasceu em Monteria, Colômbia, em 5 de abril de 1970) é um compositor, arranjador e pedagogo musical focado na produção criativa. Ele baseia seu trabalho em gêneros populares colombianos e latino-americanos a partir da composição e arranjos para banda, coro, orquestra sinfônica, orquestra e outros formatos populares.

Concerto Banda Sinfônica da Fames
    Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral