Geral

  • Começou nesta segunda a VI Semana de Pesquisa em Música da Fames

    Publicado em: 02/10/2017 15:02
    Começou nesta segunda a VI Semana de Pesquisa em Música da Fames

    A VI Semana de Pesquisa em Música da Fames teve início nesta segunda-feira (02). O evento vai até a quinta-feira (05). A abertura foi feita pela professora doutora Gina DeniseBarreto Soares, presidenta da Comissão Organizadora, que deu boas-vindas a alunos, professores e palestrantes.

    Em seguida, o diretor geral da Fames Paulo Henrique Avidos Pelissari também deu as boas-vindas ao público e falou sobre a importância da Semana de Pesquisa em Música. “Essa é uma atividade muito importante, e a Fames busca sempre  proporcionar esse tipo de evento ao corpo discente e docente para atualizar seus conhecimentos. Temas, como diversidade, inclusão, dentre outros, devem estar  em pauta para que a discussão em torno desses temas não cessem. É importante o envolvimento de todos para que o produto final _ a música _ chegue até o público ”,  afirmou o diretor.

    O professor doutor da Unirio José Nunes Fernandes presidiu a conferência/oficina “Diversidade em música: conceitos e práticas numa sociedade múltipla”. “A música, de forma geral, e, em especial a música brasileira, é riquíssima em diversidade. A identidade é tão gigantesca que podemos ter criações muito diferentes”, disse Fernandes.

    O tema “Diversidade cultural na educação musical: um olhar fladeniano” foi defendido pela professora mestra Adriana Didier Rodrigues (CBM), que propôs atividades dinâmicas e lúdicas que fizeram os participantes se soltarem, provando a importância da comunicação não verbal e da linguagem gestual. "Na música, não só o correto tem que estar presente. Temos que ousar e utilizar todos os recursos da voz", explicou Adriana.   Logo após, às 17h45, houve um recital palestra. E, a partir das 20 horas, o Coro Curumins se apresentou no Palácio da Cultura Sônia Cabral.

    No repertório, músicas como: “Ombra Mai Fu” (Hendel), “Kyrie Eleison”(John Leavitt), “Jubilate Deo (Jay Althouse), “Holy, Holy, Holy” (G. F.Haendel), “Sina” (Djavan), “Clareana” (Joyce) e “Azul da Cor do Mar” (TimMaia). Os alunos do IV período de licenciatura fizeram a abertura do espetáculo, com músicas de Paulinho Pedra Azul e Titãs.

    Assessoria de Comunicação e Eventos

    Tatiana Paysan

    comunicação@fames.es.gov.br

    Compartilhar