Geral

  • Alunos da Classe de Percussão animam segundo dia da VI Semana de Pesquisa em Música

    Publicado em: 03/10/2017 14:19
     Alunos da Classe de Percussão animam segundo dia da VI Semana de Pesquisa em Música

    Para começar bem o segundo dia da VI Semana de Pesquisa em Música, os alunos da Classe de Percussão animaram a manhã com uma bela apresentação musical. Logo após, teve inicio a mesa temática  “Matrizes Africanas e Música Brasileira” que foi mediada pela professora doutora da Fames. Paula Galama.

    Edilberto Macedo da Fonseca (UFF) realizou a conferência “Outras epistemologias: práticas musicais e diversidade cultural nos candomblés ketu- nagô no Rio de Janeiro, enfatizando o modo como a música é presente nos candomblés e que, segundo Fonseca, é por meio da música que acontece a comunicação com os deuses. Em seguida, o professor doutor  Jorge Luiz do Nascimento (UFES) ministrou  a conferência “Racismo e resistência: considerações a partir de letras de canções brasileiras”.


    A partir das 13h30, aconteceu um minicurso com o tema “Metodologia da Pesquisa em Música”, ministrado pelo professor doutor José Nunes Fernandes (UNIRIO), que terá continuidade amanhã, no mesmo horário. Fernandes falou sobre como escrever um relatório de pesquisa, focando também na linguagem científica. "Abreviaturas da fala cotidiana, períodos longos e texto pessoal devem ser evitados". Ele explicou que o autor deve optar por frases curtas, linguagem clara e deu uma dica: a leitura em pares. Segundo ele, alguns detalhes são percebidos mais facilmente quando uma outra pessoa lê o texto. 


    Às 16h45, será debatido o tema “Comunicação Oral/ Sessão de Pôsteres”. E, para encerrar o segundo dia,a Orquestra Sinfônica da Fames (OSFA) fará o concerto "Homenagens", que celebrar os ícones da nossa música: Tom Jobim, Villa-Lobos e Pixinguinha. O evento acontece a partir das 20h,  no Centro Cultural Sesc Glória.

    Assessoria de Comunicação e Eventos
    Tatiana Paysan
    comunicação@fames.es.gov.br

    Compartilhar