Geral

  • Banda Sinfônica da Fames realiza Concerto de Encerramento e traz aos palcos maestrina paulista e solista italiano

    Publicado em: 27/11/2017 13:34
     Banda Sinfônica da Fames realiza Concerto de Encerramento e traz aos palcos maestrina paulista e solista italiano
    A Banda Sinfônica da Fames realiza concerto para encerrar o seu ano letivo nesta quarta-feira (29), às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes.  E para celebrar em grande estilo, foram convidados a maestrina paulista Mônica Giardini e o solista italiano Massimo Valentini.  Este evento também faz parte da temporada especial pelos dez anos do grupo, comemorados em 2017. A entrada custa R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).

    No repertório, temas latinos e a obra “Around the World in 80 days”, de Otto Schwars, uma peça emocionante inspirada em turbulentas aventuras. O estilo típico, semelhante ao filme, evoca imagens coloridas na mente das pessoas, um verdadeiro cinema para os ouvidos.
     
     
    A Maestrina 

    Doutora e Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mônica Giardini tem formação em piano, é bacharel em violão e em pedagogia plena. Aperfeiçoou a técnica de regência nos Festivais de Música de Curitiba, Campos do Jordão e no Festival da Bachakademie, em Sttutgart (1995), com os maestros Peter Gülke e Helmuth Rilling. 

    Também foi regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas, como em  Cidade do Cabo (África do Sul) em 2005, e em Córdoba (Argentina), no ano de 2006. Ministrou cursos de Regência, Prática de Ensaios de Orquestra e de Banda na Universidade Livre de Música, Projeto Guri, Pró-Banda e Funarte.

    Atualmente é clinician da Yamaha e atua no Projeto Sopro Novo Bandas da Yamaha do Brasil, em diversas cidades do país, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo desde 1992.
     

    O Solista 

    Já o solista Massimo Valentini iniciou seus estudos em saxofone em  1992 com o professor Guerrino Parri. Formou-se no Conservatório G. Rossini, em 2001. De 2001 a 2005, participou de curso de aperfeiçoamento com os professores M ° John Sampen, il M° Steaven Jordaim,  il M° Marco Albonetti e com M° Arno Bornkamp, no Conservatório de Amsterdam. 

    Desde 1993, desenvolve intensa atividade camerística, atuando como solista em Holanda, Espanha, Áustria, Eslovênia, Brasil, Argentina e Rússia. Também participou de diversos festivais de música, como “Jazz Nancy Pulsations”, “Festival de Jazz de Nimes”, “Festival de Verdian”, “Ravello Festival”, “Trasimeno Blues”, “Bolgheri Melody”, “Jazz Up Festival”, “Festival Esperanzah”, “Jazz em Saint Germain de Pres”, “Wind Music Awards” e “Django Reinarth Festival”. É músico efetivo da Italian Saxophone Orchestra. Em 2016, formou seu próprio grupo, o Jumble Music. Além disso, desde 2008, é professor de harmonia aplicada ao jazz, técnicas de improvisação e saxofone no centro musical "BARCO", em Urbania (Puglia).

    Concerto de encerramento da Banda Sinfônica da Fames
    Data: quarta-feira (29)
    Horário: 20 horas
    Local: Teatro Carlos Gomes

    Assessoria de Comunicação e Eventos
    Tatiana Paysan
    comunicacao@fames.es.gov.br

    Compartilhar