• Aluno do CFM é premiado no XV Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli

Publicado em: 28/11/2017 15:42
    Aluno do CFM é premiado no XV Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli

O aluno do 3° ano do Curso de Formação Musical (CFM) da Fames, Carlos Henrique Cruz Honorato, de 14 anos, foi premiado no XV Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli, realizado em Uberlândia, Minas Gerais, neste fim de semana. Ele ganhou na categoria “Piano Solo”, no 3° turno (14 e 15 anos). A competição é realizada anualmente pelo Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.

Os candidatos teriam que apresentar uma peça barroca, uma de autor estrangeiro de livre escolha e outra de Edino Krieger (foto), compositor homenageado, que esteve presente no concurso e foi membro da banca examinadora. Isso em um tempo de até 12 minutos. Carlos Henrique foi premiado nesta categoria, em terceiro lugar, porém não houve premiação de segundo lugar. Consequentemente, Carlos foi o segundo melhor de sua categoria.

Gleise Montemagni, professora de Carlos Henrique,  comemora o resultado: "Ele se preparou muito bem e foi o primeiro concurso dele, uma boa experiência e ótima oportunidade de ver pianistas do Brasil todo. E ela enfatiza que "talento não é suficiente se o aluno não suar a camisa".

Já a mãe do estudante da Fames Verônica Cruz Oliveira Honorato afirma que o apoio e incentivo da professora Gleise foi fundamental. "Ficamos muito felizes com o resultado."

Curso de Formação Musical em Música Erudita

O curso dá formação instrumental básica em música erudita, a partir dos 11 anos de idade, com a duração de quatro anos, divididos em oito módulos semestrais. Tem como objetivo preparar jovens instrumentistas, formando clientela para os cursos de graduação da Fames.

Valoriza não só a concepção de conhecimento, por meio da aquisição de conceitos, técnicas e habilidades, mas também o desenvolvimento da sensibilidade, do potencial criativo e da socialização. As estratégias pedagógicas combinam aulas de atendimento coletivo e individual, incluindo os  laboratórios de auxílio ao desenvolvimento da performance: conjuntos, orquestras, corais, etc. Atividades extra curriculares como: recitais,concertos, cursos de extensão,  master-classes e festivais, também são contempladas na metodologia do Curso de Formação Musical em Música Erudita.

Assessoria de Comunicação e Eventos

Tatiana Paysan