Tamanho da Fonte A+ A-
Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira"
Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

Geral

  • Fames firma parceria de pesquisa com universidade do Rio de Janeiro

    Publicado em: 12/11/2018 11:19
    Fames firma parceria de pesquisa com universidade do Rio de Janeiro
    O diretor-geral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Paulo Pelissari, e a professora Cláudia Marques assinaram, na última semana, um projeto de parceria entre a Fames e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), por intermédio da Secretaria da Ciência,Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

    O projeto, desenvolvido pela professora da Fames Cláudia Marques, que também é doutoranda pela Unirio, chama-se “Leitura musical à primeira vista: um estudo cognitivo e significativo”. Nele será desenvolvido um laboratório de pesquisa com alunos de piano da Fames e da universidade a fim de contribuir e desenvolver conhecimentos acerca da leitura à primeira vista ao piano.

    Esse tipo de leitura é a capacidade do músico tocar o que está escrito na partitura sem estudo prévio. Ou seja, uma habilidade fundamental para quem quer melhorar sua técnica e performance. Para Cláudia, “o projeto é inovador e irá contribuir enormemente para a formação dos futuros pianistas que participarem da pesquisa.”

    Como resultado do projeto está prevista uma publicação – um método brasileiro de leitura à primeira vista para pianistas – que irá concretizar e perpetuar os dados reunidos durante os estudos.


    Informações à Imprensa:
    Assessoria de Comunicação da Fames
    Daniela Ramos
    3636-3611

    Compartilhar