Tamanho da Fonte A+ A-
Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira"
Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

• Orquestra Sinfônica da Fames abre temporada 2019 com ensaios abertos ao público

Publicado em: 19/03/2019 16:34
    Orquestra Sinfônica da Fames abre temporada 2019 com ensaios abertos ao público

A Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) inicia, a partir do dia 13 de fevereiro, a série preparatória para as apresentações do ano de 2019. Os ensaios são abertos ao público e acontecem todas as quartas-feiras, das 14h às 17 horas, no Palácio da Cultura Sônia Cabral.

Para o início da temporada 2019, o maestro Sanny Souza prepara a apresentação do “Concerto de Páscoa”, que acontece às vésperas da Semana Santa, no dia 17 de abril, no mesmo local dos ensaios.

As obras apresentadas serão “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, do compositor Theodore Dubois e a obra “Aleluia”, de Ralph Manuel. Este será o repertório que o público vai conferir nos ensaios abertos durante os dois primeiros meses de trabalho da orquestra neste ano.

A primeira obra retrata o martírio de Cristo durante a crucificação, composta por uma introdução e mais sete partes, inspiradas nas frases proferidas por Jesus na cruz, segundo a Bíblia: “Ó pai, perdoa, pois não sabem o que fazem”, “Em verdade, eu te digo: hoje estarás comigo no paraíso”, “Ó mulher, eis aí o teu filho amado”, “Deus, meu Deus, por que me abandonaste”, “Tenho sede”, “Pai, em tuas mãos, eu lhe entrego meu espírito” e “Consumado está”. O concerto destaca-se pela riqueza, tanto do texto cantado, quanto da harmonia e o texto musical.

A segunda obra, “Aleluia”, também de forte apelo dramático, promete emocionar o público, já que se trata de uma composição que dá grande ênfase aos grupos de cantores reunidos no palco, que evoluem em polifonia – mesma melodia cantada em momentos diferentes – criando grande impacto sonoro.

Sobre a Orquestra Sinfônica da Fames

Fundada em 2010, a Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa) tem como princípio a atividade sistemática da música sinfônica para orquestra, proporcionando aos alunos prática e aprendizado do repertório orquestral ao longo do ano letivo. Por meio de solistas convidados, a Osfa possibilita o intercâmbio entre alunos e professores com profissionais de renome nacional e internacional.

Eventualmente, atua com a formação constituída somente por instrumentos de cordas, o que possibilita a execução de obras da música de câmara. A Orquestra contempla a grade curricular da graduação, licenciatura e ainda possibilita o ingresso de alunos dos cursos de formação e extensão através de testes semestrais.

Serviço:

Ensaios abertos da Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa)

Data: Todas as quartas-feiras
    Horário: das 14 às 17 horas
    Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral - Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Música do Espírito Santo - Fames