Tamanho da Fonte A+ A-
Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira"
Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

Geral

  • Fames realiza segunda edição do “Prata da Casa” com Evandro Gracelli

    Publicado em: 15/04/2019 20:44
    Fames realiza segunda edição do “Prata da Casa” com Evandro Gracelli

     A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) realiza nesta terça-feira (16), mais uma edição do projeto “Prata da Casa”.  O workshop com o músico Evandro Gracelli acontece às 14 horas, no auditório da instituição, no Centro de Vitória. Capixaba, radicado em São Paulo desde 1990, ele atua como compositor, cantor e toca guitarra, violão, banjo, bandolim ecavaco.


    Bacharel em Música Popular pela Unicamp -SP, ele foi selecionado pelo Projeto Rumos do Itaú Cultural 2004, com duas canções de seu disco autoral Urucum. Comandou workshops de Música Brasileira nas Universidades de Ottawa e Carleton, quando morou no Canadá, entre 2009 e 2011.


    Compôs a trilha do filme “Apneia”, de Mauricio Eça, juntamente com Alvaro Fernando da VU Studio. Em 2016, lançou o CD com canções infantis do livro/CD “Insetos no céu”, em parceria com o poeta Álvaro Faleirose com o ilustrador Fernando Vilela.


    Atualmente, dedica-se a divulgar sua música em vários formatos, buscando o diálogo e trocas com outros músicos. Participa de um Quarteto, em São Paulo; um Duo, em Campinas; um Sexteto, em Vitória e um Quarteto, em Ottawa, no Canadá, sempre tocando seu repertório autoral de temas instrumentais e canções.

    O workshop

    Inscreva-se gratuitamente aqui.


    O workshop/aula de Evandro Gracelli é focado em seu percurso de compositor e instrumentista inserido no contexto de música instrumental e da canção brasileira.


    Na primeira parte,  Gracelli  vai expor sua trajetória e sua busca musical desde o início da década de 1980, quando foi para Belo Horizonte estudar música e onde teve sua iniciação profissional, passando pela formação obtida na Unicamp nos anos 1990, além da inserção na cena paulistana como sideman (músico profissional contratado para tocar em shows ou gravar discos de outros artistas) e sua experiência no Canadá durante três anos, onde atuou profissionalmente.


    Também abordará o lado professor e sua experiência com alunos dos cinco aos 65 anos, estabelecendo uma relação múltipla de professor, instrutor, mestre, psicólogo, coach e motivador.


    Na segunda parte, ele vai falar do seu processo criativo como compositor e da importância da improvisação na formação de um músico. 


    A partir de seu conceito de Canção-irmã, que vem sendo utilizado em suas aulas e vivências de composição, irá propor aos alunos uma prática, a partir de uma rotina de espelhamento e expansão de motivos e ideias para a condução da voz do compositor e criação de novas temas e sonoridades.

     

    Informações à imprensa:
    Assessoria de Comunicação da Fames
    Sandro Costa Barbosa
    (27) 3636 3611 / (27) 9 81697995 /(27) 9 9633 1969
    sandro.barbosa@fames.es.gov.br

    Compartilhar