Tamanho da Fonte A+ A-
Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira"
Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

Direção

Fabiano Araújo Costa
Diretor Geral da FAMES


Contatos:
Telefones: 3636-3607 / 3636-3608
e-mail: direcao@fames.es.gov.br
www.fabianoaraujo.com


Fabiano Araújo Costa é Doutor em Música e Musicologia pela Universida de Paris-Sorbonne, com título adicional de “Doctor Europaeus”.

Atuou desde 2008 como professor de Harmonia, e Musicologia na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), onde foi coordenador do curso de Licenciatura em Música (2009-2012) e criador do projeto do curso de Bacharelado em Composição Musical (2010).

Como pesquisador, é Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e líder do Grupo de Pesquisa eMMa – Núcleo de Estudo em Música e Musicologia Audiotátil, onde coordena os projeto Groove, Improvisação e Interação Musical.

Desde 2016, é membro associado do Instituto de Pesquisa em Musicologia - Institute de Recherche en Musicologie (IReMus - Paris-Sorbonne), onde é co-fundador e co-diretor o programa de pesquisa CRIJMA (Centro de Pesquisa Internacional sobre o Jazz e as Músicas Audiotáteis) e da Revista acadêmica RJMA (Revista de Estudos do Jazz e das músicas Audiotáteis). 

Como músico (pianista), produziu os álbuns: O Aleph (2006) com músicas autorais escritas para sexteto; Calendário do Som – 9 dias (2009), com música do “Calendário do som” de Hermeto Pascoal, gravado em quarteto, em Portugal, com o contrabaixista norueguês Arild Andersen [ECM]; Rheomusi (2011), em trio com Arild Andersen e Naná Vasconcelos; e Baobab trio (2012), no qual desenvolve releituras de Radamés Gnattali, Baden Powell, e música improvisada.

Como musicólogo, realizou conferencias no Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma (IT), no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris (FR), Università di Torino (IT), Università di Macerata (IT), Université Paris-Sorbonne (FR), Club du Choro de Paris (FR), UNICAMP, UNIRO, UFRJ, UFMG, UFG e possui artigos publicados em revistas acadêmicas no Brasil, França e Itália.