Sobre a Fames

A Faculdade de Música Maurício de Oliveira (Fames) é uma Instituição de Ensino Superior Isolada (IES), de caráter autárquico, mantida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Sedu) e ao Sistema Estadual de Ensino, através do Conselho Estadual de Educação (CEE), por este inspecionado. 

Hoje a Fames é uma Instituição Educacional Sócio-Cultural que cuida de algo essencial para a sociedade: a elaboração e ampliação do conhecimento musical e a disseminação desse conhecimento. Tem compromisso permanente com a sociedade que a mantém e busca soluções para atender suas necessidades culturais e sociais na área do conhecimento musical. É uma Instituição de ideais nobres quanto à disseminação da cultura musical, a construção da cidadania e a sensibilização para a arte.

Além de ser um centro acadêmico, a Fames mantém em suas dependências o CENTRO DE FORMAÇÃO MUSICAL DO ESPÍRITO SANTO, uma unidade que ministra cursos permanentes de extensão, de longa, média e curta duração, que objetiva dar formação musical a crianças, jovens, adolescentes e adultos. Esta unidade de ensino oferece o Curso de Musicalização Infantil e Curso de Formação Musical nos gêneros erudito e popular.

Anualmente, como atividades de extensão, oferece cursos de pequena e média duração destinados à comunidade externa, proporcionando a esta o conhecimento e a educação musical básica, alcançando alunos das escolas públicas e privadas, população carente de baixa renda, integrantes da terceira idade, entre outros, superando condições de desigualdade e exclusão sociais.


Vídeos Institucional

 

Missão

Promover a educação musical a nível profissional, desenvolvendo competências e habilidades musicais de jovens e adultos, incentivando-os à busca da excelência no desenvolvimento pessoal, artístico e científico, tornando-os socialmente relevantes e profissionalmente empreendedores e competitivos no mercado de trabalho.


Visão

Ser uma instituição de formação superior em música de referência no cenário estadual e nacional, destacando-se pela seriedade, competência e responsabilidade com que organiza, administra e desenvolve seus programas de ensino e os conhecimentos em música em prol de uma sociedade mais humana, inclusiva e harmoniosa.

Princípios

Os princípios da educação oferecida pela FACULDADE DE MÚSICA DO ESPIRITO SANTO MAURÍCIO DE OLIVEIRA estão em perfeita consonância com os princípios e fins da Educação Nacional, consubstanciados nos art. 2 e 3 da Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, aqui transcritos:

  • Igualdade de condições, para acesso e permanência na Instituição;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  • Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • Valorização do profissional da educação;
  • Garantia de padrão de qualidade;
  • Valorização entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.