Prof. André Rosalém Signorelli


Email: arsignorelli@yahoo.com.br

Telefone: +55 (27) 99628-2026

Atendimento: : CESM - Centro de Ensino Superior de Música e CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

Horários: Segundas-feiras das 17h às 20h

Terças-feiras das 9h às 17h

Quartas-feiras das 17h às 21h

Sextas-feiras das 10h às 17h

Website: https://bit.ly/34gHOt5

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

  • “Mapeamento das escolas pianísticas no Brasil”

GRUPOS DE PESQUISA


Considerado um dos mais importantes pianistas da sua geração, André Rosalem-Signorelli iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. Entre as várias contribuições que recebeu em sua sólida formação no Brasil, destaca-se, entre outros, o estudo com professores: Modesto Flávio, Antônio Guerreiro Anny Cabral, Ernesto Silva Filho, Celia Ottoni, Lia Leal, Paula Gálama, Edson Elias, Elias Helena, Eny da Rocha, Olga Kiun, Noel Nascimento, Lícia Lucas, Sonia Goulart, Luiz Fernando Benedini, José Eduardo Martins, Miguel Angel Scebba, Antonio Bezzan, Eduardo Hazan, Berenice Menegale, Maria da Penha Verta, Ney Salgado, Glacy Antunes de Oliveira, Gilberto Tinetti, Adriano Jordão, Linda Bustani, Luiz Senise, Miguel Proença, Aleida Schweitzer, Carmen Adnet-Graf, Myrian Dauelsberg, Mordehay Simoni, Cristina Ortiz, Luiz Carlos de Moura Castro e Nelson Freire.

Suas maiores influências no Brasil foram os mentores: Anny Cabral, Célia Ottoni, Ernesto Silva Filho, Edson Elias e Helena Elias, Luiz Senise, Linda Bustani, Eny da Rocha, Carmen Adnet-Graf, Lícia Lucas, Aleida Schweitzer, Gilberto Tinetti, Myrian Dauelsberg, Mordehay Simoni, Cristina Ortiz, Luiz Carlos de Moura Castro e Nelson Freire.
Aperfeiçoou-se no exterior com os professores: Maria Gambarian, Galina Minsker, Sergei Dorensky, Elisabeth e Eugene Pridonoff, Paul Badura-Skoda, Leon Whitesell, Shelly Moorman-Stahlman e Ruth Slenczynska, Martha Argerich etc.
Foi premiado nas mais tradicionais competições de piano, entre elas: VIII Concurso Nacional de Governador Valadares (além do Primeiro Lugar, ganhou os prêmios de Melhor Intérprete de Bach e Melhor Intérprete de Música Moderna), VII Concurso Nacional de Piano Souza Lima, XVI Nacional Concurso de Piano Arnaldo Estrella, XII Concurso de Piano Artlivre (Prova "Jovens Talentos"), XXII Concurso de Piano Artlivre (Prova "Tributo").
Em 2004, completou o Bacharelado em Música - Piano pela Escola de Música do Espírito Santo (FAMES).
Em 2010 completou o Mestrado em Música (Piano - performance/práticas interpretativas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM-UFRJ) com a tese intitulada "Da importância da Imaginação Musical na prática pianística" obtendo o grau "summa cum laude" sob a direção artística da Profª. Dr. Myrian Dauelsberg.
Participou em masterclasses e/ou aulas individuais com importantes artistas, entre eles: Andrei Pisarev (Rússia), Dang Tai Son (Vietnã), Ji Sung Lee (Japão), Bruno Gousset (França), Benjamin Karp (EUA), Vadim Rudenko ( Rússia), Daniel Buranovský (Eslováquia), Ksenia Nosikova (Rússia/EUA), Fatima Travanca (Portugal), Cristina Margotto (Brasil/Portugal), Miriam Grosman (Brasil), Clara Sverner (Brasil) Geísa Dutra (Brasil/EUA), Eliane Rodrigues (Brasil/Bélgica, Maria Teresa Madeira (Brasil), Maria Luiza Corker Nobre (Brasil), Laís de Souza Brasil (Brasil).
Seu "background" também inclui contatos com grandes pianistas de renome internacional, tais como: Amaral Vieira (Brasil), Sylvia Maltese (Brasil), Cláudio Richerme (Brasil), Salomea Gandelman (Brasil), Fany Solter (Brazil/Alemanha), Sequeira Costa (Portugal), Paul Rutman (EUA), Ondine de Mello (Brasil), Arthur Moreira Lima (Brasil), Evelyne Dubourg (França), Diana Baker (Austrália/Espanha), Sébastien Risler (França), Piotr Paleczny (Polônia), Pavel Gililov (Ucrânia/Alemanha), Nelson Delle -Vigne Fabbri (Argentina/Itália), Franco Medori (Itália), Pavel Nersessian (Rússia), Jacques Rouvier (França), Arie Vardi (Israel/Alemanha), Sandro de Palma (Itália), Almerindo d'Amato (Itália), Valerij Voskobojnikov (Rússia/Itália), Horacio Gutierrez (Cuba/EUA), Jorge Luis Prats (Cuba), Eduardo Hubert (Argentina/Itália), Seymour Lipkin (EUA) Rebecca Penneys (EUA), entre outros.
Atualmente leciona na Escola de Música do Espírito Santo (FAMES) na cadeira de pianista colaborador (acompanhador e "répétiteur" ou "coach") e na cadeira de professor de piano.

"Você é um jovem artista refinado, que toca com inteligência e musicalidade" (Stewart Gordon)

"... um refinado pianista com bons instintos musicais, inteligência e facilidade" (Eugene Pridonoff)

"... pianismo muito forte e impressionante" (Eduardus Halim)

"... você conhece música e pode tocar com tanta naturalidade e facilidade" (Maria Gambarian)

"André Rosalem-Signorelli impressionou-me pela seriedade e entusiasmo com que ele vê a profissão de pianista ..." (Carmen Adnet-Graf)

"Eu conheço Andre Signorelli como um artista brilhante e altamente talentoso" (Pavel Nersessian)

"Estou impressionado com o seu talento e desejo, pois acho que você tem dons especiais!" (Leon Whitesell)

"... você toca piano com um entusiasmo especial que traz empatia aos seus ouvintes. Você é talentoso e toca musicalmente" (Ruth Slenczynska)

"Você tem muito talento" (Cristina Ortiz)

"André Rosalém-Signorelli é um grande talento" (Nelson Freire)

"André Rosalém-Signorelli é muito bom e eu gosto muito do jeito que ele toca" (Martha Argerich)


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

Piano

Correpetição e Acompanhamento

Música de Câmara

História do Piano e pianistas: tendências técnico-interpretativas e abordagens pedagógicas (optativa ou eletiva)

Orientação de TCC’s

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

Piano

Correpetição e Acompanhamento


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo Mauricio de Oliveira (FAMES)

Professor assistente





ÁREAS DE INTERESSE

  • Técnica e Interpretação Pianística
  • Performance musicalPráticas interpretativas
  • História do Piano e pianistas
  • Música brasileira
  • Música de câmara
  • Ensino Coletivo do Piano
  • Musicalização ao Piano
  • Piano como Instrumento Complementar
  • História da Música
  • Metodologia da Pesquisa
  • Educação Musical: Pedagogias Abertas ou Criativas e Pedagogia Tradicional
  • Análise Musical
  • Filosofia, Sociologia e Psicologia da Música


Publicações

SIGNORELLI, A. R.. Da importância da disciplina “História do piano e pianistas” para o ensino moderno do piano e o empoderamento dos educandos. Revista Reieduc, v. 1, p. 5-32, 2017.

SIGNORELLI, A. R.. Imaginação musical e o impulso (ou élan). Revista a tempo, v. 8, p. 29-41, 2016.

SIGNORELLI, A. R.. Imaginação musical e os movimentos pianísticos: os gestos musicais. Revista a tempo, v. 07, p. 11-26, 2015.

SIGNORELLI, A. R.. Imaginação musical e a inteligência musical. A TEMPO, v. 05, p. 91-101, 2014.