Profª. Cláudia de Araújo Marques


Email: pianomarques@yahoo.com.br

Telefone: +55 (27) 36363601

Atendimento: Professora

Horários: Terça feira diurno e vespertino / quinta feira diurno

Website: 

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

  • Práticas de leitura musical à primeira vista: um estudo cognitivo, significativo
  • Psicologia da Música: o Flow na concepção artística
  • Música brasileira erudita Capixaba
  • Redução orquestral para piano

GRUPOS DE PESQUISA

  • Música brasileira Capixaba
  • Redução orquestral para piano: o processo da construção
  • Repensando a funcionalidade do currículo dos cursos de graduação em piano: um processo em expansão

Pianista radicada no Espírito Santo, especializada em música de câmara e em acompanhamento de grandes nomes do cenário da música nacional e internacional, Claudia Marques domina uma grande extensão de gêneros do repertório disponível para seu instrumento, versatilidade que levou a artista a atuar como solista orquestral, reger ensaios de óperas e participar de diversos grupos, entre inúmeras outras atividades. Após um recital em 2006 com o trombonista Wagner Polistchuk, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, o jornal “Monitor Campista” considerou “brilhante” a performance do duo e completou: “fazem parte do seleto grupo de instrumentistas mais respeitados do país.”

A formatura pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro - na classe da professora Maria Teresa Madeira, no ano 2000 - foi culminância da trajetória no aprendizado do instrumento que começou quando a pianista tinha apenas cinco anos de idade. Aperfeiçoou seus estudos com Bruno Gousset, Ji Sun Lee, Antonio Bezzan e Linda Bustani. Pós graduou-se em Arte na Educação pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd. Cursou os Seminários de Práticas Interpretativas sob orientação de Salomea Gandelman – PPGM / UNIRIO. Atualmente doutoranda em práticas interpretativas na área de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestre pela mesma instituição - UNIRIO, sob orientação da professora Drª. Lucia  Barrenechea. Desenvolveu pesquisa sobre redução orquestral para piano da obra de Radamés Gnattali, que  culminou no livro: “Radamés Gnattali - Fantasia Brasileira em Dois Pianos” lançado em 2015. No ano de 2018 participou de um edital da Fapes o qual contemplado, teve pesquisa sobre leitura à primeira vista ao piano, realizada na Fames e na Unirio. Também foi idealizadora e coordenadora do curso de pós-graduação Pianista Acompanhadores da Alpha Cursos.

Um concerto no FEMUSICA em 1997 – na companhia dos músicos Radegundis Feitosa (trombone) e Anor Luciano (trompete) - marcou o início da carreira profissional de Claudia Marques. Deste então a pianista dividiu o palco com vários mestres como Nikolay Alipiev, Luís Garcia, Dilson Florêncio, Luis Carlos Justi, Aloysio Fagerlande, Veruschka Mainhard, Antonio Salgado (POR), Daniel Mason (EUA), Julie Koidin (EUA), Gabriel Mateos (ARG), dentre outros. Também levou sua arte a musicais e peças teatrais no Rio de Janeiro e São Paulo com as montagens de “Noite de Reis” (direção geral Amir Haddad e direção musical Tim Rescala), “Iluminando a História” (direção geral Karen Acioly e direção musical Maria Teresa Madeira). Apresentou-se na Série Brasiliana – Academia Brasileira de Música – Casa Rui Barbosa (RJ), Série Música no Museu (RJ), Sala São Paulo (SP), Teatro da Universidade Nacional de San Aguntín - Escuela de Artes (Peru) e outras Séries de Concertos no Brasil e no exterior. Participou de grupos camerísticos como o Trio Kegelstatt; Trio D”Ellas; o Quinteto Mezcla; o Trio Uno, com o Violista argentino Gabriel Mateos e o baterista Jurin Moreira - cuja apresentação durante o XIII Festival de Inverno de Domingos Martins recebeu elogios da crítica no jornal A Gazeta.

É professora da FAMES - Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo nas cadeiras de Laboratório de Performance; Instrumento Harmônico; Transposição e Acompanhamento; Piano e Supervisora do Estágio Supervisionado da Graduação em Música Erudita. Atuou como professora substituta da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, além de participar como pianista da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Membro da comissão tutorial da Semana de Pesquisa em Música / FAMES. Participa como professora e camerista de cursos, concursos e Festivais de Música como o FEMUSICA - Festival Internacional de Música de Campos/ RJ, Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins / ES, Semana Lírica / RJ, Master Class de Canto Lírico – Franco Iglesias (EUA), Master Class de Piano - Arequipa (Peru), Concurso Nacional Villa Lobos, Concurso Furnas - Geração Musical. Juntamente com o barítono Lício Bruno desenvolveram trabalhos de pesquisa e concerto da música brasileira. O duo participou da gravação do programa “Partituras” para a TV Brasil no Rio de Janeiro, exibido em 2015. As descobertas proporcionadas por essa parceria culminou com a gravação do disco “Ê Vida, Ê Voz”.

Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/3840386592566362


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Piano
  • Transposição e Acompanhamento
  • Estágio Supervisionado
  • TCC.

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

Piano


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

CBM/RJ; UNIRIO


ÁREAS DE INTERESSE

  • Performance musical
  • Música brasileira
  • Práticas interpretativas
  • Leitura à primeira vista
  • Metodologia da pesquisa

PUBLICAÇÕES

Artigos 

1. CARNEIRO, E. S. B.; Marques, Cláudia de Araújo
Estudo interpretativo: uma reflexão da prática da canção brasileira. Congresso da ANPPOM. , v.XXIX, p.1 - 9, 2019.
2. SOUZA, S.; MARQUES, C. A. A utilização de parâmetros digitacionais no Estudo nº5 para violão solo de Marcelo Rauta: uma proposta de construção interpretativa. Revista a tempo. , v.9, p.35 - 40, 2016.
3. MARQUES, C. A. Redução orquestral: uma proposta de construção prática para o piano. Revista a tempo. , v.9, p.59 - 65, 2016.
4. BRUNO, Licio; MARQUES, C. A. Canções de Edmundo Villani-Côrtes. a tempo ¿ REVISTA DE PESQUISA EM MÚSICA. , v.6, p.109 - 109, 2014.
5. MARQUES, C. A.; MARQUES, C. A.; Salomea Gandelman
O pianista acompanhador: panorama histórico e relato de experiência. a tempo ¿ REVISTA DE PESQUISA EM MÚSICA. , v.4, p.29 - 55, 2013.

Livros publicados e organizados

1. MARQUES, C. A.; MARQUES, C. A.
Radamés Gnattali: fantasia brasileira em dois pianos. Vitória ES: Faculdade de Música do Espírito Santo, 2015, v.400. p.66.
2. MARQUES, Cláudia de Araújo; OLIVEIRA, Renato Gonçalves (Org.).
Processos Educacionais e Artísticos da Performance Musical: Uma Prática com Propósito. Curitiba: Editora Atenas, 2019.

Capítulos de livros

1. Marques, Cláudia de Araújo
FANTASIA BRASILEIRA PARA PIANO E ORQUESTRA DE RADAMÉS GNATTALI: RELATO DO PROCESSO DE REDUÇÃO ORQUESTRAL In: A Produção do Conhecimento nas Letras, Linguísticas e Artes 3.3 ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, v.3, p. 24-33.
2. Marques, Cláudia de Araújo; Firmino, Marcos Antonio; Oliveira, Renato Gonçalves. UMA LEITURA ESTÉTICA DO REI DO POP À LUZ DO PENSAMENTO KANTIANO In: Filosofia Contemporânea.1 ed.: Atena Editora, 2019, p. 83-90.

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

1. MARQUES, C. A.; GONÇALVES, R.;ARRUDA, G. Três Cantos do Sansara de Ernani Aguiar: uma análise interpretativa In: Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2019, Campinas (SP).
VI Festival de Música Contemporânea Brasileira. , 2019.
2. MARQUES, C. A.
Fantasia Brasileira para piano e orquestra de Radamés Gnattali: relato do processo de redução orquestral In: SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016, Rio de Janeiro.
Anais do IV Simpom. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. v.4. p.1223 - 1236
3. MARQUES, C.A.; FINCO, V. B.; FINCO, T. A. N. Um estudo da comunicação da performance musical: dialogismo e interações In: CDMC - Documento, criação e performance, 2019, Campinas (SP).