Curso de Formação Musical (Música Erudita)

O Curso dá formação instrumental básica em música erudita, à partir dos 11 anos de idade, com a duração de 04 anos, divididos em 08 módulos semestrais.

INSTRUMENTOS OFERECIDOS

Canto, Clarineta, Contrabaixo, Fagote, Flauta doce, Flauta Transversa, Oboé, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão, Violino e Violoncelo.

- Dar formação musical básica, a crianças, jovens e adolescentes;

- Preparar jovens instrumentistas, formando clientela para os cursos de Graduação da FAMES.

INGRESSO

O ingresso se dá através de Processo Seletivo, realizado uma vez ao ano, com divulgação feita através de Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial, e divulgado no site da FAMES. As inscrições são abertas sempre ao final de cada ano letivo, e o funcionamento do curso se dá nos turnos diurno e noturno.

METODOLOGIA

O Curso valoriza não só a concepção de conhecimento através da aquisição de conceitos, técnicas e habilidades, mas também o desenvolvimento da sensibilidade, do potencial criativo e da socialização. As estratégias pedagógicas combinam aulas de atendimento coletivo e individual, incluindo os  laboratórios de auxílio ao desenvolvimento da performance: conjuntos, orquestras, corais, etc. Atividades extra curriculares como: recitais,concertos, cursos de extensão,  master-classes e festivais, também são contempladas na metodologia do Curso de Formação Musical em Música Erudita.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação utilizados no curso de Formação Musical em Música Erudita são:

Nas disciplinas teóricas:

- Provas e testes, orais e escritos .

Nas disciplinas práticas e laboratórios:

- Provas perante Banca Examinadora,

- Recitais e Concertos,

- Avaliação formativa em aulas e  laboratórios semanais.

Quanto aos Critérios de avaliação:

Disciplinas teóricas: os  critérios de  avaliação   são     estabelecidos   conforme   os instrumentos para    coleta  de  dados   previstos no Plano de Ensino,      variando  segundo   a    natureza   destes   e  suas    peculiaridades.

Disciplinas práticas e laboratórios: A FAMES  utiliza  quatro critérios de referência:

- Sonoridade:  capacidade do aluno de expressar-se em diferentes sonoridades, em diferentes coloridos sonoros, e a capacidade de explorar timbres e texturas próprias do instrumento;

- Expressividade: Capacidade de comunicar com esmero o caráter expressivo da música, de expressar-se em diferentes atmosferas, e de produzir efeitos expressivos relativos a: timbre,altura, duração, andamento, intensidade, textura e silêncio;

- Compreensão estética - capacidade de perceber formas e estruturas, posicionar a música em um contexto estilístico particular, e demonstrar consciência dos aparatos idiomáticos de época e dos processos estilísticos;

- Performance  - envolvimento com a obra, desenvoltura e postura artística, equilíbrio dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor;