Prof. Jovenildo da Cruz Lima


Email: jovenildo.lima@fames.es.gov.br

Telefone: (27) 99312-1312

Atendimento: Fames

Horários:

Website: 

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES


Licenciado em Música (FAMES) e Pedagogia (UFES); Especialista em Regência (Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio), Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFES) e Informática na Educação (FASE); Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (UFES); Doutorando em Educação (USP). Atualmente professor adjunto na Faculdade de Música do Espírito Santo, lecionando as disciplinas Estágio Supervisionado I e IV.

Professor de artes no Ensino Médio pela SEDU/ES. Regente coral da EEEFM Jones José Nascimento pelo projeto FAMES/SEDU "Música na Rede".

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Estágio Supervisionado I
  • Estágio Supervisionado IV

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Percepção Musical
  • Canto Coral

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS


ÁREAS DE INTERESSE

  • Formação de Professores
  • Educação Especial
  • Estágio Supervisionado
  • Educação Musical em espaços formais e não formais
  • Canto Coral
  • Projetos de Música.

PUBLICAÇÕES:

LIMA, J.C. TRAJETÓRIAS DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA EM JERÔNIMO MONTEIRO ? ES: IMPLICAÇÕES DOS LAUDOS DO OLHAR NO DIREITO À EDUCAÇÃO. Dissertação de Mestrado, UFES, 2019.

JESUS, D. M. ; VIEIRA, A. B. ; LIMA, J. C. ; Mariano, C.A.B.S. . As contribuições de Meirieu para a formação continuada de professores e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 101, p. 20-530, 2020.

LIMA, J. C.; ASSIS, Elezeare Lima . Gestor Escolar: perspectiva do estudante em condição de pobreza. In: Marlene de Fátima Cararo; Renata Duarte Simões; Alexandro Braga Vieira. (Org.). Educação, Pobreza e Desigualdade Social: trajetórias escolares. 1ed.Rio de Janeiro: Autobiografia, 2021, v. 1, p. 1-526.

LIMA, J. C.. LAUDOS DO OLHAR: IMPLICAÇÕES NO DIREITO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS DITAS COM DEFICIÊNCIA EM JERÔNIMO MONTEIRO/ES. In: Inês Barbosa de Oliveira; Marcia Denise Pletsch; Talita Vidal Pereira; Yrlla Ribeiro. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão. 1ed.Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020, v. 1, p. 1-1954.

LIMA, J. C.. MUSICALIZAÇÃO NA MATURIDADE: INCLUSÃO DE IDOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DA FLAUTA DOCE E DO CANTO CORAL. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Música, Filosofia e Educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 02, p. 130-134.

LIMA, J. C.; VIEIRA, A. B. . TRAJETÓRIAS DE SUJEITOS TIDOS COM DEFICIÊNCIA EM JERÔNIMO MONTEIRO-ES: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS SOCIAIS E À EDUCAÇÃO. In: V Seminário Nacional de Educação Especial. XVI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2019, Vitória/ES. Seminário Nacional de Educação Especial; Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Vitória/ES: GM Gráfica, 2018. p. 1198-1205.

LIMA, J. C.. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA E O FORTALECIMENTO DA UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. ANAIS DO XIX ENDIPE, 2018. v. 1.