Perguntas Frequentes

  • A FAMES oferece curso de Ensino Superior em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical e Bacharelado em Música com Habilitação em Canto/Instrumento/Música Popular. São disponibilizados cursos de extensão e formação musical, além de projetos.

  • Os interessados em ingressar nos cursos de graduação devem possuir ensino médio completo e conhecimento na leitura de partitura e no instrumento desejado. O ingresso se dá através de processo seletivo, comumente realizado no final do ano, e geralmente composto por três etapas: redação; prova de conhecimentos musicais oral e escrita e prova de habilidade instrumental ou canto. O programa da prova se encontra disponível na biblioteca da Fames.

  • A duração, a quantidade de módulos por nível e a idade mínima para ingresso variam de acordo com o instrumento/canto e o tipo de repertório (erudito ou popular), conforme estabelecido no Anexo I da RESOLUÇÃO/CA/FAMES/N.° 002/2023. O ingresso se dá através de processo seletivo, geralmente realizado no final do ano, composto por duas etapas: prova de conhecimentos musicais e prova de habilidade instrumental ou canto. O programa da prova encontra-se disponível na biblioteca da FAMES.

  • Todos os cursos ministrados na Instituição são gratuitos, podendo haver cobrança apenas da taxa de inscrição no processo seletivo.

  • As manifestações podem ser encaminhadas para os seguintes meios de comunicação abaixo:

    E-mail: ouvidoria@fames.es.gov.br

    Site da Ouvidoria: https://ouvidoria.es.gov.br/