Curso de Formação Musical

   

Modalidade: Presencial - Cursos de Extensão

Tel.: (27) 3636-3600 - E-mail: cfm@fames.es.gov.br


CursosObjetivos | Ingresso | Público Alvo | Perfil do Aluno Egresso | Metodologia | Grade Curricular


Os Cursos de Formação Musical (CFM) da Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (Fames) são cursos de extensão permanentes, regulamentados pela Resolução/CA/Fames/N.°004/2023 e têm como objetivo central proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades musicais fundamentais, essenciais para o ingresso em cursos superiores de música.

A gestão dos cursos é realizada pela coordenação do núcleo de extensão da Fames em conjunto com as coordenações de Núcleos de Ensino, e são estruturados conforme listado abaixo:

  1. Núcleo de Teclas;
  2. Núcleo de Canto;
  3. Núcleo de Cordas Friccionadas;
  4. Núcleo de Cordas Dedilhadas;
  5. Núcleo de Sopros e Percussão

Os Cursos de Formação Musical (CFM) compreendem três níveis: básico, intermediário e avançado, totalizando oito semestres de duração. A estrutura está organizada de forma que, em seu percurso ideal, o nível básico terá a duração de dois semestres; o nível intermediário, quatro semestres; e o nível avançado, dois semestres.

Cada nível é composto por disciplinas semestrais teóricas e práticas, obrigatórias e optativas, podendo as aulas presenciais serem ministradas de forma individual e/ou coletiva. Os alunos poderão cursar as disciplinas obrigatórias teóricas e práticas de maneira independente, desde que cumpram todas as exigências para a finalização do respectivo nível. Para ingresso nas disciplinas optativas os professores proponentes poderão estabelecer critérios, tais como faixa etária e audição.

Os níveis são estruturados de modo que os alunos adquiram as habilidades e competências musicais previstas na estrutura curricular do CFM para o seu instrumento. As disciplinas e a idade mínima para ingresso no curso variam de acordo com as regras de cada núcleo de ensino.

Os programas de ensino de cada instrumento são definidos pelos Núcleos de Ensino da Fames. A grade curricular do CFM será revisada periodicamente para se adaptar às necessidades e tendências musicais atuais, com a aprovação dos órgãos competentes.


Identificação dos cursos

Os Cursos de Formação Musical da Fames buscam fornecer ao aluno uma formação que desenvolva as competências práticas e teóricas necessárias ao ingresso em cursos superiores de música. Para tal, os CFM ofertam habilitações em diversos instrumentos musicais além do canto. Ao se inscrever no processo seletivo, o aluno deverá optar por uma das habilitações dos cursos, conforme o quadro abaixo.

Sopros e Percussão:

  • Flauta
  • Saxofone
  • Clarineta
  • Trompete
  • Trombone de Vara
  • Trompa
  • Tuba
  • Eufônio
  • Fagote
  • Oboé
  • Percussão Sinfônica
  • Bateria

Cordas Friccionadas:

  • Violino
  • Viola
  • Violoncelo
  • Contrabaixo Acústico

Cordas Dedilhadas

  • Violão Erudito
  • Violão Popular

Piano

  • Piano Erudito
  • Piano Popular

Canto

  • Canto Lírico
  • Canto Popular

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Objetivos dos Cursos

São objetivos dos Cursos de Formação Musical (CFM), conforme RESOLUÇÃO-CA-FAMES-N._004-2023:

  1. Proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades musicais sólidas, fundamentais para o ingresso em cursos superiores de música, incluindo técnica instrumental, leitura musical, interpretação e improvisação.
  2. Estimular o estudo e a compreensão dos fundamentos da música, como linguagem musical, ritmo, solfejo melódico, percepção musical e processos criativos.
  3. Fomentar a colaboração entre estudantes por meio de atividades musicais em conjunto, como aulas coletivas e formação de grupos, incentivando a interação, a escuta ativa e a autonomia.
  4. Possibilitar experiências didáticas e pedagógicas à estudantes dos cursos de graduação da Instituição.

Ingresso nos CFM:

O ingresso nos cursos ocorre exclusivamente por meio de processo seletivo público, divulgado periodicamente, de acordo com a necessidade e conveniência da instituição. O Processo Seletivo é realizado em etapa única, por meio de prova prática de habilidade instrumental/canto;

O ingresso nos CFM se dá no nível básico, contudo, o(a) professor(a) responsável pode solicitar o nivelamento do aluno(a), enquadrando-o(a) no nível que entender ser o mais adequado. O nivelamento de alunos(as) somente ocorre no período de matrícula ou rematrícula no curso. Ao optar pelo nivelamento, será certificada apenas a carga horária efetivamente cursada.

O candidato pode se inscrever somente para um dos cursos disponibilizados. Não podem participar do processo seletivo aqueles que já tenham concluído o CFM ao qual pretendem se candidatar nem aqueles que tenham perdido sua vaga em quaisquer dos CFMs por faltas consecutivas ou reprovação nos dois anos precedentes.

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Público-alvo:

O público-alvo dos Cursos de Formação Musical da Fames são jovens e adultos que desejam desenvolver uma base sólida em competências práticas e teóricas na área musical, com o objetivo de aprimorar suas habilidades e/ou se preparar para o ingresso em cursos superiores de música. Com habilitações variadas, o CFM atende a estudantes que desejam explorar e aperfeiçoar-se em diversos estilos musicais, incluindo música erudita e popular, proporcionando uma formação abrangente e progressiva.

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Perfil do aluno egresso

 O perfil esperado para os alunos egressos dos Cursos de Formação Musical da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira” (Fames) reflete uma formação ampla e técnica, focada em preparar músicos para ingressar em cursos superiores e contribuir artisticamente em diferentes contextos. A seguir estão as principais características desse perfil:

  1. Domínio técnico e interpretativo: O egresso deverá ter desenvolvido habilidades técnicas sólidas em seu instrumento ou canto, incluindo controle de técnica instrumental ou vocal, leitura musical fluente, e capacidade de interpretar uma variedade de estilos musicais com expressividade e precisão.
  2. Capacidade de leitura e percepção musical: Com uma formação que inclui solfejo melódico, leitura rítmica e compreensão da linguagem musical, os egressos serão capazes de interpretar obras de diversos períodos e estilos musicais, além de desenvolver habilidades auditivas e de percepção musical.
  3. Trabalho em equipe e autonomia: A formação valoriza a interação e colaboração por meio de atividades coletivas, como grupos sinfônicos e camerísticos. Assim, o egresso será capaz de atuar de forma cooperativa, ao mesmo tempo em que desenvolve autonomia para praticar, pesquisar e estudar de forma independente.
  4. Capacidade de adaptação e atualização: Os alunos egressos estarão preparados para continuar sua formação em nível superior, sendo capazes de se adaptar às tendências musicais contemporâneas e se atualizar com as demandas do mercado musical e educacional.

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Metodologia

A metodologia dos Cursos de Formação Musical (CFM) da Fames deverá ser fundamentada em princípios e valores que visam desenvolver o perfil esperado dos alunos egressos, utilizando um conjunto de técnicas e abordagens pedagógicas que promovam o crescimento musical e humano dos estudantes ao longo do tempo. Essas práticas deverão ser organizadas de forma a garantir uma formação musical ampla e contextualizada.

Os conteúdos musicais deverão ser abordados em associação com situações do cotidiano dos alunos e com o meio sociocultural em que estão inseridos. Para isso, deverão ser utilizados materiais e recursos diversificados que conectem o aprendizado musical à realidade dos estudantes.

O ensino deverá ser organizado de maneira que permita a experimentação de diferentes técnicas e métodos de trabalho, envolvendo a observação, técnicas de questionamento e a integração de diferentes saberes musicais e culturais.

Deverão ser promovidas atividades de cooperação entre os alunos, focadas na troca de saberes e na construção de uma consciência coletiva e individual. Projetos internos e externos poderão ser incentivados para fomentar o trabalho em grupo e a integração social por meio da música.

O ensino também poderá incluir o uso crítico de diversas fontes de informação e das tecnologias da informação e comunicação (TICs), garantindo que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e aplicação dessas ferramentas no contexto musical.

As atividades propostas deverão ser orientadas para que os alunos desenvolvam sua autonomia. Eles deverão ser incentivados a fazer escolhas, confrontar pontos de vista e resolver problemas, promovendo sua capacidade de tomar decisões de forma consciente e informada.

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