Diretor Geral

Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa


Email: fabiano.araujo@fames.es.gov.br

Telefone: +55 (27) 3636 3707

Atendimento: Gabinete da Direção

Horários: Agendamento

Website: www.fabianoaraujo.com

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 - Vitória-ES, Térreo

PROJETOS

  • GRIIM - Groove, Improvisação e Interação Musical
  • AGMBA - Análise Groovêmica de Músicas Brasileiras Audiotáteis 

    GRUPOS DE PESQUISA

    • [eMMa] - Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil

    Fabiano Araújo Costa é Doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, onde defendeu uma tese sobre a dimensão interacional das músicas audiotáteis. É professor de Harmonia, e Musicologia na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), onde foi coordenador do curso de Licenciatura em Música (2009-2012) e criador do projeto do curso de Bacharelado em Composição Musical (2010). Em 2019 é cedido ao Governo do Estado do Espírito Santo para assumir a Direção Geral da Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES.

    Como pesquisador, é Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e líder do Grupo de Pesquisa eMMa – Núcleo de Estudo em Música e Musicologia Audiotátil, onde coordena os projeto Groove, Improvisação e Interação Musical. Desde 2016, é membro associado do Instituto de Pesquisa em Musicologia - Institute de Recherche en Musicologie (IReMus - Paris-Sorbonne), onde é co-fundador e co-diretor o programa de pesquisa CRIJMA (Centro de Pesquisa Internacional sobre o Jazz e as Músicas Audiotáteis) e da Revista acadêmica RJMA (Revista de Estudos do Jazz e das músicas Audiotáteis). 

    Como músico (pianista), produziu os álbuns: O Aleph (2006) com músicas autorais escritas para sexteto; Calendário do Som – 9 dias (2009), com música do “Calendário do som” de Hermeto Pascoal, gravado em quarteto, em Portugal, com o contrabaixista norueguês Arild Andersen[ECM]; Rheomusi (2011), em trio com Arild Andersen e Naná Vasconcelos; e Baobab trio (2012), no qual desenvolve releituras de Radamés Gnattali, Baden Powell, e música improvisada.

    Como musicólogo, realizou conferencias no Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma (IT), no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris (FR), Università di Torino (IT), Università di Macerata (IT), Université Paris-Sorbonne (FR), Club du Choro de Paris (FR), UNICAMP, UNIRO, UFRJ, UFMG, UFG e possui artigos publicados em revistas acadêmicas no Brasil, França e Itália.


    DISCIPLINAS MINISTRADAS

    CESM - Centro de Ensino Superior de Música

    CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

    CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical


    AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

    Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Professor  Adjunto C III / Departamento de Teoria da Arte e Música

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Professor Colaborador / Programa de Pós-Graduação em Música

    Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor Colaborador / Programa de Pós-Graduação em Música

    Sorbonne Université (França)

    Membro Associado / Institute de Recherche en Musicologie

    Co-Diretor / Centre de Recherche sur le Jazz et les Musiques Audiotactiles - CRIJMA


    ÁREAS DE INTERESSE

    • Musicologia Transcultural
    • Música Popular
    • Análise Musical
    • Improvisação
    • Harmonia 

    PUBLICAÇÕES

    2018 | Artigos​

    Araújo Costa, F. (April 2018a), “Brazilian Popular Music and the Audiotactile Paradigm: An Introduction”, RJMA – Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, n. 1, Eng. Notebook, IReMus-Sorbonne. URL:http://www.iremus.cnrs.fr/fr/publications/journal-jazz-and-audiotactile-musics-studies-english-notebook

    Araújo Costa, F. (April 2018b), “Groove and Writing in Toccata em ritmo de Samba nº 2 by Radamés Gnattali: Mediological Subsumption and Emergences of the ‘Interactional-Formative Space’”, RJMA – Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, n. 1, Eng. Section, IReMus-Sorbonne. URL:http://www.iremus.cnrs.fr/fr/publications/journal-jazz-and-audiotactile-musics-studies-english-notebook

    Araújo Costa, F.; Caporaletti, V.; Cugny, L. (April 2018c), « CRIJMA/RJMA – Programme », RJMA – Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, n.1, Eng. Section, IReMus-Sorbonne. URL:http://www.iremus.cnrs.fr/fr/publications/journal-jazz-and-audiotactile-musics-studies-english-notebook

    2018 | Capítulo de Livros

    Araújo Costa, F. (Forthcoming, 2019), "Écouter le 'lieu interactionnel-formatif': émergences de la forme formante dans l'expérience esthétique musical collective audiotactile", In: Ramaut-Chevassus, B. & Fargeton, P., Écoute multiple, écoute des multiples, Paris, Éditions Hermman, coll. "Esthétique" (GREAM/CIEREC).

    Araújo Costa, F. (2018c), “O problema da ‘formatividade’ nos trabalhos teóricos de Umberto Eco: origens, posicionamentos, e uma leitura recente no campo da musicologia”, In: Vermes, V. Mònica et al (org.), Obras abertas: leituras de Umberto Eco, Ufes, 2018.

    2010 – 2015 | Artigos​

    Araújo Costa, F. (2015), “Plurality of ‘Spuntos’ and Audiotactile Formativity: A New Look on Collective Music Improvisation”, Itinera: Rivista di filosofia e teoria delle arti, Nuova serie, n. 10 - Sistema e libertà. Razionalità e improvvisazione tra filosofia, arte e pratiche umane, (Università Degli Studi di Milano), p. 216 -233. Doi: http://dx.doi.org/10.13130/2039-9251/6661

    Araújo Costa, F. (2015), “Notes on the Interactional Aesthetic Experience in Miles Davis’ 1969 Groups: The ‘Bitches Brew’ Project and Concerts with the 3rd Quintet”, Epistrophy, nº1, Jazz et Modernité/Jazz and Modernity - ISSN: 2431-1235. URL: http://www.epistrophy.fr/remarques-sur-l-experience.html

    Araújo, F. & Borém, F. (2013), “Schoenberg's Tonal Harmony: a proposal of analysis, realization and composition of lead sheets”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 35-69. URL:http://ref.scielo.org/6kmjv7

    Araújo, F. & Borém, F. (2013), “Schoenberg's Developing Variation on Hermeto Pascoal: analysis and realization of two lead sheets from Calendário do Som”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 70-95. URL: http://ref.scielo.org/4tnwfy

    Borém, F. & Araújo, F. (2010), “Hermeto Pascoal: Life Experience and the Formation of his Harmonic Language”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 22, Jul/Dez 2010, p. 22-43. URL:http://ref.scielo.org/g3pk9c   

    Edição de manuscritos

    Pascoal, H. & Araújo, F. (2013), “23 de junho de 1996 (Calendário do som) : manuscrito e lead sheet de realização”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 96-98. URL:http://ref.scielo.org/n7p699

    Pascoal, H. & Araújo, F. (2013), “9 de junho de 1997 (Calendário do som) : manuscrito e lead sheet de realização”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p.99-101. URL:http://ref.scielo.org/7gtsxr