Diretor Geral

Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa


Email: fabiano.araujo@fames.es.gov.br

Telefone: +55 (27) 3636 3608

Atendimento: Gabinete da Direção

Horários: Agendamento

Website: www.fabianoaraujo.com

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 - Vitória-ES, Térreo

PROJETOS

  • INTERAT - Interações Audiotatáteis: Música, Cultura e Novas Mídias
  • GRIIM - Groove, Improvisação e Interação Musical
  • AGMBA - Análise Groovêmica de Músicas Brasileiras Audiotáteis 

GRUPOS DE PESQUISA

  • [eMMa] - Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil - UFES

Fabiano Araújo Costa, doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, Professor Associado D I da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), responsável pelas disciplinas de Harmonia e Musicologia. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Música (2009-2012) e criador do projeto do curso de Bacharelado em Composição Musical (2010) na ocasião do REUNI. Em 2019 foi cedido ao Governo do Estado do Espírito Santo para assumir a Direção Geral da Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES.

Como pesquisador, é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e líder do Grupo de Pesquisa eMMa – Núcleo de Estudo em Música e Musicologia Audiotátil. Desde 2016, é membro associado do Instituto de Pesquisa em Musicologia - Institut de Recherche en Musicologie (IReMus - Paris-Sorbonne), onde é co-fundador e co-diretor o programa de pesquisa CRIJMA (Centro de Pesquisa Internacional sobre o Jazz e as Músicas Audiotáteis) e da Revista acadêmica RJMA (Revista de Estudos do Jazz e das músicas Audiotáteis). 

Como músico (pianista), produziu os álbuns: O Aleph (2006) com músicas autorais escritas para sexteto; Calendário do Som – 9 dias (2009), com música do “Calendário do som” de Hermeto Pascoal, gravado em quarteto, em Portugal, com o contrabaixista norueguês Arild Andersen[ECM]; Rheomusi (2011), em trio com Arild Andersen e Naná Vasconcelos; Baobab trio (2012), e Ladeira (2019) no qual desenvolve releituras de Radamés Gnattali, Baden Powell, e música improvisada.

Como musicólogo, realizou conferencias no Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma (IT), no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris (FR), Università di Torino (IT), Università di Macerata (IT), Université Paris-Sorbonne (FR), Club du Choro de Paris (FR), Henan University (CN), UNICAMP, UNIRO, UFRJ, UFMG, UFG e possui artigos publicados em revistas acadêmicas no Brasil, França e Itália.


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor  Associado D I / Departamento de Teoria da Arte e Música

Professor Permanente / Programa de Pós-Graduação em Artes

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Permanente / Programa de Pós-Graduação em Música


ÁREAS DE INTERESSE

  • Musicologia Transcultural
  • Música e Novas Mídias
  • Música Popular
  • Análise Musical
  • Improvisação
  • Harmonia 

PUBLICAÇÕES

2023 | Capítulo de Livro​

Araújo Costa, F.; De Souza Araújo, P. (2023). "O Choro e outras fontes audiotáteis em 7 Aneis de Egberto Gismonti: uma filologia groovêmica",  In: GUACCERO, G.; MACCAVINO, N. (a cura di). Lo choro brasiliano: prospettive musicologiche e didattiche tra repertorio e prassi esecutive, Reggio Calabria, Edizioni del Conservatorio di Musica "F. Cilea", ISBN: 978‑88‑87970‑18‑0, 2023, pp. 197-249

Araújo Costa, F.. (2023). "Audiotactile Spaces of Interaction and Tertiary Neo-Auratic Encoding: A Brief Essay on Music, Culture and New Media", Acusfere: suoni, culture, musicologie, V. 2. Lucca: LIM - Libreria Musicale Italiana, 2023, p. 33-48, ISBN: 978-88-5543-361-7

2022 | Capítulo de Livro​

Moreira, F.; Manzoli, F.; Araújo Costa, F. (2022). "A poética de Glenn Gould na Orquestração Acústica",  In: CIRILLO, J.; BELO, Marcela; GRANDO, Ângela (Org). Saber viver juntos: um dilema da contemporaneidade, Vitória, PROEX/EDUFES, ISBN: 978-85-65-27664-1, p. 753-762

Souza, I. C.; Araújo Costa, F. (2022). "De arcadas e de grooves: breves apontamentos sobre o violinismo de Ricardo Herz em ‘Odeon’",   In: CIRILLO, J.; BELO, Marcela; GRANDO, Ângela (Org). Saber viver juntos: um dilema da contemporaneidade, Vitória, PROEX/EDUFES, ISBN: 978-85-65-27664-1, p. 820-829

Soares, J.; Araújo Costa, F. (2022). "Vôos groovêmicos do Scat singing de Flora Purim em 'Conversation'", In: CIRILLO, J.; BELO, Marcela; GRANDO, Ângela (Org). Saber viver juntos: um dilema da contemporaneidade, Vitória, PROEX/EDUFES, ISBN: 978-85-65-27664-1, p. 830-845

2022 | Artigos​

Maciel, C.; Araújo Costa, F.; Costalonga, L. (2022). Complexidade E Interatividade Como Características Ubíquas Na Música De Jacob Collier, Proceedings of the Ubiquitous Music Symposium - ubimus_2022

De Souza Araújo, P.; Araújo Costa, F. (2022). Tecnica E Creatività: Quale Il Rapporto Nella Musica, RJMA - Rivista d studi sul Jazz e sulle Musiche Audiotattilli, Quaderno in Italiano, nº 3, CRIJMA – IReMus – Sorbonne Université, 2022

Araújo Costa, F. (2022) Pluralità Di Spunti E Formatività Audiotattile: Uno Sguardo Sull'improvvisazione Collettiva, RJMA – Rivista di studi sul Jazz e sulle Musiche Audiotattili, Quaderno in Italiano, nº 3, CRIJMA – IReMus – Sorbonne Université, 2022

2021 | Artigos​

Maciel, C.; Manzoli, F. Araújo Costa, F. (2021). New 'one-Man Band': Interaction And Technological Mediation In Pat Metheny And Jacob Collier Works, Anais do XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música –João Pessoa, 2021

Freitas, Y.; Manzoli, F.; Costalonga, L.; Araújo Costa, F. (2021). Real-Time Audio Processing To Support Creative Processes In Musical Improvisation, Anais do XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música –João Pessoa, 2021

2020 | Editorial

Korman, C. & Araújo Costa, F. (2020), "Contemplando a preparação para o imprevisível: notas sobre improvisação musical", Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14842. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14842. 

2020 | Artigos

Araújo Costa, F. (2020). Notas sobre a experiencia estetica nos grupos de Miles Davis em 1969: o projeto de “Bitches Brew” e os concertos com o 3º Quinteto, tradução de Patricia de S. Araújo. RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, nº 2, CRIJMA – IReMus – Sorbonne Université,, 2020

Manzoli, F.; Araújo Costa, F. (2020). From Phonogram To Live Streaming: Effects Of Technological Mediation In Brazilian Guitar Culture, Arte em tempos de pandemia: anais do X Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação nas Artes, 2020

2019 | Capítulo de Livro​

Araújo Costa, F. (2019), "À l'écoute du 'lieu interactionnel-formatif'", In: Ramaut-Chevassus, B. & Fargeton, P., Écoute multiple, écoute des multiples, Paris, Éditions Hermman, coll. "Esthétique" (GREAM/CIEREC). https://www.editions-hermann.fr/livre/9791037001917

2019 | Editorial de Simpósio​

Korman, C. & Araújo Costa, F. (2019), "A improvisação musical em seus múltiplos aspectos", Documento do Simpósio, Anais do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música Pelotas -2019. URL: https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/6146/2388

2018 | Artigos​

Araújo Costa, F. (April 2018a), “Brazilian Popular Music and the Audiotactile Paradigm: A Brief Introduction”, RJMA – Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, n. 1, Eng. Notebook, IReMus-Sorbonne. URL: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/37f74bb0

Araújo Costa, F. (April 2018b), “Groove and Writing in Toccata em ritmo de Samba nº 2 by Radamés Gnattali: Mediological Subsumption and Emergences of the ‘Interactional-Formative Space’”, RJMA – Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, n. 1, Eng. Section, IReMus-Sorbonne. URL: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/7eb0f109

Araújo Costa, F.; Caporaletti, V.; Cugny, L. (April 2018c), « CRIJMA/RJMA – Programme », RJMA – Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, n.1, Eng. Section, IReMus-Sorbonne. URL: https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/cc140a68

2018 | Capítulo de Livros

Araújo Costa, F. (2018c), “O problema da ‘formatividade’ nos trabalhos teóricos de Umberto Eco: origens, posicionamentos, e uma leitura recente no campo da musicologia”, In: Jardim, Marcia de Oliceira Castro, et al (org.), Obras abertas: leituras de Umberto Eco, Proex-Ufes, 2018, ISBN: 978-85-6526-44-3. Link

2010 – 2015 | Artigos​

Araújo Costa, F. (2015), “Plurality of ‘Spuntos’ and Audiotactile Formativity: A New Look on Collective Music Improvisation”, Itinera: Rivista di filosofia e teoria delle arti, Nuova serie, n. 10 - Sistema e libertà. Razionalità e improvvisazione tra filosofia, arte e pratiche umane, (Università Degli Studi di Milano), p. 216 -233. Doi: http://dx.doi.org/10.13130/2039-9251/6661

Araújo Costa, F. (2015), “Notes on the Interactional Aesthetic Experience in Miles Davis’ 1969 Groups: The ‘Bitches Brew’ Project and Concerts with the 3rd Quintet”, Epistrophy, nº1, Jazz et Modernité/Jazz and Modernity - ISSN: 2431-1235. URL: http://www.epistrophy.fr/remarques-sur-l-experience.html

Araújo, F. & Borém, F. (2013), “Schoenberg's Tonal Harmony: a proposal of analysis, realization and composition of lead sheets”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 35-69. URL:http://ref.scielo.org/6kmjv7

Araújo, F. & Borém, F. (2013), “Schoenberg's Developing Variation on Hermeto Pascoal: analysis and realization of two lead sheets from Calendário do Som”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 70-95. URL: http://ref.scielo.org/4tnwfy

Borém, F. & Araújo, F. (2010), “Hermeto Pascoal: Life Experience and the Formation of his Harmonic Language”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 22, Jul/Dez 2010, p. 22-43. URL:http://ref.scielo.org/g3pk9c   

Edição de manuscritos

Pascoal, H. & Araújo, F. (2013), “23 de junho de 1996 (Calendário do som) : manuscrito e lead sheet de realização”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 96-98. URL:http://ref.scielo.org/n7p699

Pascoal, H. & Araújo, F. (2013), “9 de junho de 1997 (Calendário do som) : manuscrito e lead sheet de realização”, Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p.99-101. URL:http://ref.scielo.org/7gtsxr   

Obras Musicais