- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Grupos de Pesquisa
Criado pela Resolução nº 02/2019, publicada em 04 de abril de 2019, reorganiza a estrutura acadêmica básica da Faculdade de Música do Espírito Santo.
Laboratório de Estudos em Musicologia e História Contemporânea
Líder: Fernando de Oliveira Magre
O Laboratório de Estudos em Musicologia e História Contemporânea (LEMUHC) é um espaço de pesquisas interdisciplinares que tem como foco o estudo das práticas musicais realizadas no Brasil nos séculos XX e XXI, a partir de uma perspectiva integrada entre a musicologia e a história. O grupo trabalha tanto com música de concerto quanto com música popular, buscando superar tal dicotomia e, mais do que isto, observar tais práticas de forma integrada. As linhas de pesquisa estão intrinsecamente relacionadas entre si, de modo a considerar as dimensões da teoria, escrita e ensino de história da música.
Linhas de Pesquisa:
- Articulações entre teoria musicológica e teoria historiográfica
- Ensino de História da Música
- História e historiografia da música brasileira
Grupo de Estudos em Música e Educação (GEMUSE)
Líder: Gina Denise Barreto Soares
O GEMUSE é um grupo de pesquisa cuja finalidade é desenvolver estudos de temas relacionados ao ensino e aprendizagem em música em suas especificidades. Tais estudos envolvem as áreas da cognição, da psicologia, da sociologia e da filosofia com a perspectiva da interdisciplinaridade, da globalização e dos estudos culturais, visando assim refletir, desenvolver e adequar o ensino e aprendizagem musical à diversidade de demandas emergentes na atualidade.
Linhas de Pesquisa:
- Cognição em Música - teorias de ensino e aprendizagem
- Música, Cultura e Sociedade
Grupo de Estudos em Performance e Pedagogia do Instrumento (GEPPI)
Líder: Paula Maria Lima Galama
O GEPPI tem por objetivo discutir as práticas performáticas instrumentais assim como as propostas pedagógicas e interfaces sob a ótica da discussão histórica e das novas abordagens. O grupo desenvolve projetos em três linhas básicas, buscando compreender as especificidades do ensino do instrumento musical desde a formação inicial até a alta performance, considerando de forma ampla as práticas instrumentais. O grupo congrega professores, intérpretes e alunos do Bacharelado em Música, Instrumento e Canto e Música Popular e da Licenciatura, contribuindo para a formação de novos pesquisadores e desenvolvimento de projetos de iniciação científica e pós-graduação.
Linhas:
- Performance e musicalização infantil
- Prática performática e inovação
Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo (GPEMUS) Visitar site
Líder:Paula Maria Lima Galama
O Grupo de Pesquisas Musicológicas do Espírito Santo foi criado para investigar principalmente as práticas musicais do Espírito Santo, mas também do Brasil, suas raízes históricas, fusões de linguagens, e suas relações com as mídias, cultura e sociedade. Priorizar o reconhecimento do cenário em nível regional e nacional. Auxiliar na criação do Portal Jaceguay Lins para divulgação da obra dos compositores capixabas e o estudo da etnomusicologia.
Linhas de Pesquisa:
- Etnomusicologia
- Musicologia Histórica
- Música Popular
Laboratório de Músicas e Socialidade (LabMuSo)
Líder: Edimilson Rodrigues de Souza
Líder: Murilo Ferreira Velho de Arruda
Analisar expressões sonoras socialmente relacionadas, partindo da ideia de que o fazer musical está presente em todos os agrupamentos humanos e, por isso, buscamos compreender este fazer em suas relações de maneira múltipla e situada. A partir das pessoas que dele participam como produtores, criadores, transmissores e expectadores, pretende-se complexificar as possíveis torções entre indivíduos e suas expressões culturais, artísticas, estéticas, políticas e rituais no ato de musicar.
Linhas de Pesquisa:
- Musicar e seus processos educativos
- Músicas e Socialidade
- Processos criativos
- Trajetórias, coleções e arquivos sonoros/musicais
Laboratório de Pesquisa Crítica em Cultura, Tecnologia e Educação (LPC CulTE)
Líder: Emerson Campos Gonçalves
Linhas de Pesquisa:
- Filosofia da Educação e Ensino Superior
- Indústria Cultural, semiformação e as personalidades autoritárias
- Vício em redes sociais e semiformação
Práticas musicais na contemporaneidade
Líder: Levy Pacheco de Oliveira Neto
Líder: Rodrigo Manoel Frade
Os séculos XX e XXI foram marcados por uma revolução cultural e tecnológica que impactaram expressivamente a forma como vivemos, pensamos e nos relacionamos com o nosso ambiente. Tais mudanças suscitaram novas possibilidades para a prática musical, alterando seus meios de criação, interpretação e distribuição. Dentro deste contexto, o presente grupo de pesquisa tem como objetivo refletir, através de uma abordagem teórico-prática, sobre as questões advindas do fazer musical no mundo contemporâneo, buscando não apenas o desenvolvimento de novas formas de criação e interpretação musical, mas também a recontextualização e atualização de práticas criativas e performáticas já consolidadas.
Linhas de Pesquisa:
- Processos Analíticos e Criativos
- Processos Interdisciplinares
- Práticas interpretativas na contemporaneidade