- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
PIC Fames | Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica da Fames (PIC-Fames) busca proporcionar formação qualificada direcionada ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico, para que estudantes de graduação tenham a oportunidade de produzir pesquisas orientadas por docentes, gerando o fortalecimento da aprendizagem teórica e a aquisição da aprendizagem de técnicas, métodos e prática pedagógica em pesquisa.
PIC-Fames 2025/2026
“Da Escuta ao Fazer Musical: Paisagem sonora como ferramenta composicional“
De: Benjamin Felipe Cota Villa Real e Levy Pacheco de Oliveira Neto (Orientador)
“Fatores de proteção à saúde mental ligados à formação e prática musical sob a Perspectiva Bioecológica“
De: Sâmela Vitória Chaves Gregório e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)
“Contribuições da unidade curricular Psicologia e Educação para a formação de licenciados em Música“
De: Isabelly Silva Batista e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)
“Os modos de ser das canções brasileiras em processos composicionais guiados pelo violão (Assistência e acompanhamento em atividades de pesquisa)“
De: Arthur Junca Bersot e Bruno Yukio Meireles Ishisaki (Orientador)
“A musicalidade das vocalizações do bebe e do adulto na brincadeira sonoro-musical“
De: Luiza Amanda Loureiro Luciano e Monique Traverzim (Orientadora)
“Obras para piano de compositores capixabas: levantamento catalográfico e divulgação“
De: Abner Felipe Costa do Nascimento Ramos e Paula Maria Lima Galama (Orientadora)
“Relação entre Qualidade do Sono e a Percepção de Progresso na Aprendizagem Musical: Uma Revisão de Literatura e Estudo Correlacional“
De: Muniff Gomes Barcelos e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)
“O impacto do racismo estrutural na saúde mental de discentes música“
De: Washington Anjos dos Santos e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)
“Mapeamento de práticas e acervos do Choro na Grande Vitória“
De: Debora Savelli Pereira e Luciana Fernandes Rosa (Orientadora)
“Técnicas estendidas do piano e sua ressignificação na música popular contemporânea“
De: Marina Gomes Garcia de Moraes e Levy Pacheco de Oliveira Neto (Orientador)
“Interfaces entre o bem viver e a educação musical“
De: Pedro Barboza de Souza e Murilo Ferreira Velho de Arruda (Orientador)
PIC-Fames 2024/2025
Fatores de risco e proteção associados à saúde mental de estudantes de música de uma faculdade capixaba
De: Washington Anjos dos Santos e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)
Fatores de risco e proteção associados à saúde mental de estudantes de música de uma faculdade capixaba
De: Thaynara Pereira Lima e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)
Fatores de risco e proteção associados à saúde mental de estudantes de música de uma faculdade capixaba
De: Laryssa Vitória Alves Pereira e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)
Música Comunitária: Educação musical em espaços de restrição e privação de liberdade
De: Anderson Francisco Santana Ribeiro e Murilo Ferreira Velho de Arruda (orientador)
Bibliotecas digitais de música e acervos documentais: a memória na rede
De: Murilo de Oliveira Belchior e Carlos Fernando Secomandi (orientador)
Geraldo Vespar: a relevante obra e trajetória de um violonista e compositor brasileiro desconhecido
De: José da Silva Belem Junior e Victor Rocha Polo (orientador)
Os modos de ser das canções brasileiras em processos composicionais guiados pelo violão
De: Arthur Junca Bersot e Bruno Yukio Meireles Ishisaki (orientador)
Bibliotecas digitais de música e acervos documentais: a memória na rede
Caio Cesar Teixeira Viana e Carlos Fernando Secomandi (orientador)
Coleta de dados de práticas e acervos do Choro na Grande Vitória
De: Dizzy Gillespie de Souza Mota e Luciana Fernandes Rosa (orientador)
PIC-Fames 2023/2024
“MonoNeon: um estudo sobre o impacto das mídias digitais nas práticas musicais improvisadas”
De: Diego Silva Saavedra e Felipe Pessin Manzoli (orientador)
“Mapeamento dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) sobre violão no estado do Espírito Santo”
De: Muniff Gomes Barcelos, José da Silva Belém Junior e Belquior Guerrero Santos (orientador)
De: Rafael Peres Martins e Marcos José Ferreira Rodrigues (orientador)
De Washington Anjos dos Santos e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)
De Peterson Rodrigues Camargos da Silva e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)
De: Eduardo dos Santos Mariano e Paulo Eduardo Souza de Almeida (orientador)