PIC Fames | Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica da Fames (PIC-Fames) busca proporcionar formação qualificada direcionada ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico, para que estudantes de graduação tenham a oportunidade de produzir pesquisas orientadas por docentes, gerando o fortalecimento da aprendizagem teórica e a aquisição da aprendizagem de técnicas, métodos e prática pedagógica em pesquisa.


 PIC-Fames 2025/2026 

“Da Escuta ao Fazer Musical: Paisagem sonora como ferramenta composicional“

De: Benjamin Felipe Cota Villa Real e Levy Pacheco de Oliveira Neto (Orientador)

“Fatores de proteção à saúde mental ligados à formação e prática musical sob a Perspectiva Bioecológica“

De: Sâmela Vitória Chaves Gregório e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)

“Contribuições da unidade curricular Psicologia e Educação para a formação de licenciados em Música“

De: Isabelly Silva Batista e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)

“Os modos de ser das canções brasileiras em processos composicionais guiados pelo violão (Assistência e acompanhamento em atividades de pesquisa)“

De: Arthur Junca Bersot e Bruno Yukio Meireles Ishisaki (Orientador)

“A musicalidade das vocalizações do bebe e do adulto na brincadeira sonoro-musical“

De: Luiza Amanda Loureiro Luciano e Monique Traverzim (Orientadora)

“Obras para piano de compositores capixabas: levantamento catalográfico e divulgação“

De: Abner Felipe Costa do Nascimento Ramos e Paula Maria Lima Galama (Orientadora)

“Relação entre Qualidade do Sono e a Percepção de Progresso na Aprendizagem Musical: Uma Revisão de Literatura e Estudo Correlacional“

De: Muniff Gomes Barcelos e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)

“O impacto do racismo estrutural na saúde mental de discentes música“

De: Washington Anjos dos Santos e Gleidson Jordan dos Santos (Orientador)

“Mapeamento de práticas e acervos do Choro na Grande Vitória“

De: Debora Savelli Pereira e Luciana Fernandes Rosa (Orientadora)

“Técnicas estendidas do piano e sua ressignificação na música popular contemporânea“

De: Marina Gomes Garcia de Moraes e Levy Pacheco de Oliveira Neto (Orientador)

“Interfaces entre o bem viver e a educação musical“

De: Pedro Barboza de Souza e Murilo Ferreira Velho de Arruda (Orientador)


PIC-Fames 2024/2025

Fatores de risco e proteção associados à saúde mental de estudantes de música de uma faculdade capixaba

De: Washington Anjos dos Santos e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)

Fatores de risco e proteção associados à saúde mental de estudantes de música de uma faculdade capixaba

De: Thaynara Pereira Lima e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)

Fatores de risco e proteção associados à saúde mental de estudantes de música de uma faculdade capixaba

De: Laryssa Vitória Alves Pereira e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)

Música Comunitária: Educação musical em espaços de restrição e privação de liberdade

De: Anderson Francisco Santana Ribeiro e Murilo Ferreira Velho de Arruda (orientador)

Bibliotecas digitais de música e acervos documentais: a memória na rede

De: Murilo de Oliveira Belchior e Carlos Fernando Secomandi (orientador)

Geraldo Vespar: a relevante obra e trajetória de um violonista e compositor brasileiro desconhecido

De: José da Silva Belem Junior e Victor Rocha Polo (orientador)

Os modos de ser das canções brasileiras em processos composicionais guiados pelo violão

De: Arthur Junca Bersot e Bruno Yukio Meireles Ishisaki (orientador)

Bibliotecas digitais de música e acervos documentais: a memória na rede

Caio Cesar Teixeira Viana e Carlos Fernando Secomandi (orientador)

Coleta de dados de práticas e acervos do Choro na Grande Vitória

De: Dizzy Gillespie de Souza Mota e Luciana Fernandes Rosa (orientador)


PIC-Fames 2023/2024

“MonoNeon: um estudo sobre o impacto das mídias digitais nas práticas musicais improvisadas”

De: Diego Silva Saavedra e Felipe Pessin Manzoli (orientador)

“Mapeamento dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) sobre violão no estado do Espírito Santo”

De: Muniff Gomes Barcelos, José da Silva Belém Junior e Belquior Guerrero Santos (orientador)

“O ensino de trompete nas bandas civis e escolares no estado do Espírito Santo: contextualização, metodologias e recursos didáticos”

De: Rafael Peres Martins e Marcos José Ferreira Rodrigues (orientador)

“Revisão sistemática dos estudos recentes sobre práticas musicais e consumo de medicamentos e outras drogas”

De Washington Anjos dos Santos e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)

“Revisão sistemática dos estudos recentes sobre práticas musicais e consumo de medicamentos e outras drogas”

De Peterson Rodrigues Camargos da Silva e Gleidson Jordan dos Santos (orientador)

“Construção de arranjos de músicas brasileiras para Grupo de Saxofones: apontamentos sobre estilo, instrumentação e práticas de performance”

De: Eduardo dos Santos Mariano e Paulo Eduardo Souza de Almeida (orientador)