- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Projetos de Pesquisa
De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), projeto de pesquisa é “a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência”.
No âmbito da Fames, os Projetos de Pesquisa passam a ser formalizados a partir da Resolução Fames/CPGP Nº 01/2024
Projetos de Pesquisa da Faculdade de Música do Espírito Santo:
-
Aprovado pela CPGP em Agosto de 2025
Coordenação: Luciana Fernandes Rosa
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral mapear a atividade do Choro no Espírito Santo, abrangendo quatro eixos principais: acervos, clubes e coletivos, ações de ensino e rodas e locais de performance. A pesquisa visa integrar os dados coletados à Base de Dados Choro Patrimônio, contribuindo para a preservação e divulgação da história do Choro no Brasil. Também serão identificados chorões que tem ou tiveram atividade significativa no estado, com registro de seus depoimentos em suportes escritos audiovisuais. Os objetivos específicos incluem o levantamento das atividades de Choro no Estado, em conexão com professores e discentes da Faculdade de Música do Espírito Santo, por meio de relatórios e elaboração de fichas a serem inclusas na base de dados Choro Patrimônio, a coleta de depoimento de chorões e a produção de artigos e apresentações em congressos para disseminar os resultados da pesquisa. A metodologia adotada envolve entrevistas com detentores de Choro, pesquisa bibliográfica e documental em acervos físicos e digitais, preenchimento de fichas e inclusão das informações na Base de Dados Choro Patrimônio, elaboração de artigos e apresentações acadêmicas e participação em reuniões do Grupo de Pesquisa CNPq. Espera-se que este projeto resulte em um mapeamento abrangente das atividades de Choro no Espírito Santo, na integração dos dados coletados à Base de Dados Choro Patrimônio, na produção de artigos e apresentações em congressos, e no fortalecimento da comunidade de Choro no estado.
Palavras-chave: Choro. Patrimônio Cultural. Choro como Patrimônio.
-
Aprovado pela CPGP em Agosto de 2025
Coordenação: Levy Pacheco de Oliveira Neto
Resumo: Em um cenário onde a música de concerto enfrenta uma crescente perda de relevância social e cultural, esta pesquisa busca investigar de que maneira compositores e intérpretes contemporâneos têm reagido às demandas e tensões do tempo presente. Suas práticas composicionais e interpretativas atuais ainda são, em grande medida, condicionadas por paradigmas eurocêntricos consolidados nos séculos passados. Como aponta Cano (2015), a música de concerto vive uma crise de identidade, marcada pelo envelhecimento e redução de seu público, pela estagnação de um repertório canônico, e por rituais performáticos que já não dialogam com as dinâmicas culturais da era digital e audiovisual. Diante dessa crise, a presente investigação tem como objetivo compreender como as práticas pedagógicas, performáticas e criativas têm se reinventado (seja por meio de novos formatos, linguagens, tecnologias ou formas de circulação) na tentativa de recuperar sua relevância no contexto contemporâneo. A pesquisa será guiada pela pergunta: como a práticas musicais ligadas às tradições da música de concerto podem se fazer atual em um tempo de transformações tão profundas?
Palavras-chave: Composição. Contemporaneidade. Música de concerto. Música e tecnologia.
-
Aprovado pela CPGP em Agosto de 2025
Coordenação: Monique Traverzim
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como foco o aprofundamento dos estudos iniciados durante o doutorado da pesquisadora, concluído em 2022, acerca da educação musical de bebês. O trabalho parte da constatação de que ainda são escassas as propostas pedagógicas e pesquisas que tomam como ponto de partida, para o fazer musical em contextos educativos, o potencial dos bebês para se comunicarem musicalmente. Assim, propõe-se investigar como os bebês utilizam os parâmetros sonoros (altura, timbre, duração e intensidade) em interações vocais com adultos afeiçoados próximos, denominadas Brincadeiras Sonoro-musicais. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa com estudo de caso e metodologia que inclui pesquisa documental, observação sistemática, microanálise audiovisual, transcrição do material sonoro em partitura musical e uso complementar de técnicas quantitativas para análise de dados. Propõe-se também buscar compreender a concepção de bebê, da educação de bebês e da educação musical para essa faixa etária na legislação e nos documentos oficiais do Estado do Espírito Santo e da capital, Vitória, com ênfase nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A fundamentação teórica apoia-se na sociologia da infância, educação musical, educação, psicologia e biopsicologia, com destaque para os conceitos de Musicalidade Comunicativa (Malloch; Trevarthen, 2009) e Brincadeira Sonoro-musical (Traverzim, 2023). Espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que reconheçam os bebês como protagonistas do processo de educação musical; subsidiar a formação de educadores musicais na Fames e nas Cmeis de Vitória; como também produzir artigos científicos para a área.
Palavras-chave: Educação Musical. Bebês. Primeira Infância. Musicalidade Comunicativa.
-
Aprovado pela CPGP em Agosto de 2025
Coordenação: Paula Maria Lima Galama
Resumo: O projeto de pesquisa apresentado visa, no interesse de uma completa formação do profissional que atua nas muitas práticas musicais, desenvolver a atuação da Fames na pesquisa musicológica. Pretende-se suscitar a investigação nos vários campos da musicologia, alicerçadas nos avanços das pesquisas musicológicas atuais. Entende-se que a evolução da musicologia, incluem um arcabouço que contemplam desde a pesquisa histórica até a etnomusicologia e a eco musicologia, que considera a sustentabilidade do objeto estudado. A musicologia oferece grandes possibilidades de inclusão, interdisciplinaridades, fusão de linguagens, fusão de práticas, inovação tecnológica e científica, e atualmente inovação nos seus processos de relação entre mídia, cultura e sociedade, assim como a performance. Esta proposta parte do GPEMUS – Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo, com o objetivo de continuar os trabalhos de resgate e a posterior divulgação das obras dos compositores nascidos ou radicados no Espírito Santo.
Palavras-chave: Musicologia. História. Música capixaba.
-
Aprovado pela CPGP em Agosto de 2025
Coordenação: Murilo Ferreira Velho de Arruda
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar e compreender a educação musical como prática de liberdade, tomando como referência os fundamentos filosófico-pedagógicos de Paulo Freire. A pesquisa propõe uma compreensão crítica da educação musical, articulados aos conceitos de decolonialidade e musicar, se contrapondo à abordagens tecnicistas ou redentoras, questionando a ideia de que o ensino de música, independente da forma como é conduzida, garantiria uma educação para a autonomia, autoestima e/ou criticidade. Nesse contexto, a prática de liberdade é compreendida como ação educativa que reconhece o ser como sujeito de sua própria história. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em metodologias como a pesquisa participante inspiradas na fenomenologia, podendo envolver estudos de campo e os registros em diário de campo e entrevista. Os resultados esperados incluem contribuições teóricas à filosofia da educação musical, especialmente em torno da ideia de uma educação musical humanizadora, bem como o aprofundamento de abordagens metodológicas como Música Comunitária, Música Geradora e Empowering Song. O projeto também visa fortalecer redes de pesquisa com universidades brasileiras e latino-americanas e contribuir para o debate sobre práticas educacionais críticas, interculturais e libertadoras no campo da música.
Palavras-chave: Educação Musical. Educação como Prática de Liberdade. Paulo Freire. Decolonialidade. Pesquisa Participante.
-
Aprovado pela CPGP em Agosto de 2025
Coordenação: Fernando de Oliveira Magre
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo a elaboração de novas perspectivas para o ensino de história da música para o ensino superior em música que forneça aos estudantes ferramentas para refletir historicamente sobre diferentes práticas musicais. O estudo parte da experiência do pesquisador como docente na área e da constatação de problemas estruturais na disciplina no âmbito da modelagem histórica, do conteúdo e da metodologia de ensino. A pesquisa tem caráter qualitativo e localiza-se na intersecção entre a musicologia, a teoria da história e a educação musical. Como principal resultado, espera-se oferecer aportes teóricos para o desenvolvimento da área de ensino de história da música no Brasil.
Palavras-chave: História da música. Ensino. Musicologia. História.
-
Aprovado pela CPGP em Junho de 2025
Coordenação: Emerson Campos Gonçalves
Resumo: Este projeto investiga o uso de metilfenidato entre estudantes capixabas associado ao vício em redes sociais online. Para isso aproxima e entrelaça as teses defendidas por Christoph Türcke (2002; 2012) sobre o vício em redes sociais online (sobretudo a partir da multiplicação de imagens técnicas digitais) e o estabelecimento de uma verdadeira cultura do déficit de atenção na sociedade hodierna, em que parte considerável das pessoas torna-se dependente de grandes cargas de estímulos imagéticos ou de medicamentos, como o metilfenidato, para “despertar” sentidos cada vez mais saturados. A premissa que sustenta a investigação proposta é de que o avanço da indústria cultural por meio das redes sociais online e dos smartphones tem condicionado a formação de indivíduos cada vez mais dispersos e com
dificuldades de concentração. Por conseguinte, a supersaturação dos sentidos nesses indivíduos tem fomentado processos semiformativos (de Halbbildung), afetando as relações humanas nos diferentes espaços sociais. Um dos ambientes mais sensíveis a essa condição é a sala de aula. Espaço formal da educação (Erziehung) e dos processos de ensino-aprendizagem, é nela que se encontram os estudantes, diretamente prejudicados pelo vício em redes sociais online e pela cultura do déficit de atenção. Nesse cenário, a “solução” encontrada por muitos universitários (SAHAKIAN; MOREIN-ZAMIR, 2007), inclusive no Brasil (MONTEIRO et al., 2017), tem sido o uso indiscriminado de neuroestimuladores, como o já mencionado metilfenidato. O objetivo da pesquisa é investigar os reflexos dessa realidade entre os estudantes universitários em oito cidades do Espírito Santo, estabelecendo um panorama amplo que possa fomentar novas políticas públicas na área.
Palavras-chave: Vício em redes sociais. Halbbildung. Ensino superior. Teoria Crítica. -
Aprovado pela CPGP em Junho de 2025
Coordenação: Gleidson Jordan dos Santos e Ana Carolina dos Santos Martins
Resumo: Este projeto de pesquisa investiga a intersecção entre saúde mental e educação musical especial na perspectiva inclusiva. Justifica-se pela crescente preocupação com o bem-estar de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) e pelo reconhecido potencial da música como ferramenta terapêutica e de desenvolvimento integral. O objetivo central é analisar como práticas de educação musical especial, desenvolvidas sob uma ótica inclusiva, podem contribuir para a promoção da saúde mental desses estudantes, identificando também os desafios e as potencialidades dessa articulação. A metodologia proposta é de natureza qualitativa, podendo envolver estudo de caso, com levantamento bibliográfico, observação de atividades musicais e entrevistas semiestruturadas com estudantes, educadores e familiares. A análise de dados seguirá os preceitos da análise de conteúdo, podendo abarcar outros tipos de análise a depender dos subprojetos que serão desenvolvidos. Espera-se que os resultados ofereçam uma compreensão aprofundada das contribuições da educação musical especial inclusiva para a saúde mental, identificando estratégias pedagógicas eficazes e os desafios enfrentados. Busca-se, assim, fornecer subsídios para o aprimoramento de práticas pedagógicas, a formação de educadores e o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e atentas à saúde mental, visando o bem-estar integral dos alunos.
Palavras-chave: Saúde Mental; Educação Musical Especial; Perspectiva Inclusiva.
-
(Em andamento desde Maio de 2025)
Coordenador: Professor Dr. Bruno Yukio Meireles Ishisaki
Resumo: apresentamos, neste projeto de pesquisa, uma proposta de investigação dos modos de ser de obras do cancioneiro popular brasileiro cuja ontogênese se deu a partir da voz e do manuseio do violão como principal condutor do processo criativo. Propomos que a ontologia dessas canções leve em consideração, na perspectiva do deslocamento da ideia musical para a ação composicional, a materialidade das partes de acompanhamento compostas ao violão como componentes indissociáveis de um certo modo de ser dessas canções (o formato "voz e violão"), bem como o potencial de sua variedade estilística, técnica e estrutural. O estudo se baseará em transcrições e análises de gravações selecionadas no repertório dos cancionistas Gilberto Gil, Tom Jobim, Djavan e João Bosco; posteriormente, os resultados desses estudos serão reaproveitados em sessões de composição estilística orientadas para a assimilação e aplicação direta dos saberes obtidos.
Palavras-chave: ontologia, canção, violão, filosofia da diferença, composição musical.