- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Projetos de Pesquisa
De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), projeto de pesquisa é “a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência”.
No âmbito da Fames, os Projetos de Pesquisa passam a ser formalizados a partir da Resolução Fames/CPGP Nº 01/2024
Projetos de Pesquisa da Faculdade de Música do Espírito Santo:
-
Aprovado pela CPGP em Junho de 2025
Coordenação: Emerson Campos Gonçalves
Resumo: Este projeto investiga o uso de metilfenidato entre estudantes capixabas associado ao vício em redes sociais online. Para isso aproxima e entrelaça as teses defendidas por Christoph Türcke (2002; 2012) sobre o vício em redes sociais online (sobretudo a partir da multiplicação de imagens técnicas digitais) e o estabelecimento de uma verdadeira cultura do déficit de atenção na sociedade hodierna, em que parte considerável das pessoas torna-se dependente de grandes cargas de estímulos imagéticos ou de medicamentos, como o metilfenidato, para “despertar” sentidos cada vez mais saturados. A premissa que sustenta a investigação proposta é de que o avanço da indústria cultural por meio das redes sociais online e dos smartphones tem condicionado a formação de indivíduos cada vez mais dispersos e com
dificuldades de concentração. Por conseguinte, a supersaturação dos sentidos nesses indivíduos tem fomentado processos semiformativos (de Halbbildung), afetando as relações humanas nos diferentes espaços sociais. Um dos ambientes mais sensíveis a essa condição é a sala de aula. Espaço formal da educação (Erziehung) e dos processos de ensino-aprendizagem, é nela que se encontram os estudantes, diretamente prejudicados pelo vício em redes sociais online e pela cultura do déficit de atenção. Nesse cenário, a “solução” encontrada por muitos universitários (SAHAKIAN; MOREIN-ZAMIR, 2007), inclusive no Brasil (MONTEIRO et al., 2017), tem sido o uso indiscriminado de neuroestimuladores, como o já mencionado metilfenidato. O objetivo da pesquisa é investigar os reflexos dessa realidade entre os estudantes universitários em oito cidades do Espírito Santo, estabelecendo um panorama amplo que possa fomentar novas políticas públicas na área.
Palavras-chave: Vício em redes sociais. Halbbildung. Ensino superior. Teoria Crítica. -
Aprovado pela CPGP em Junho de 2025
Coordenação: Gleidson Jordan dos Santos e Ana Carolina dos Santos Martins
Resumo: Este projeto de pesquisa investiga a intersecção entre saúde mental e educação musical especial na perspectiva inclusiva. Justifica-se pela crescente preocupação com o bem-estar de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) e pelo reconhecido potencial da música como ferramenta terapêutica e de desenvolvimento integral. O objetivo central é analisar como práticas de educação musical especial, desenvolvidas sob uma ótica inclusiva, podem contribuir para a promoção da saúde mental desses estudantes, identificando também os desafios e as potencialidades dessa articulação. A metodologia proposta é de natureza qualitativa, podendo envolver estudo de caso, com levantamento bibliográfico, observação de atividades musicais e entrevistas semiestruturadas com estudantes, educadores e familiares. A análise de dados seguirá os preceitos da análise de conteúdo, podendo abarcar outros tipos de análise a depender dos subprojetos que serão desenvolvidos. Espera-se que os resultados ofereçam uma compreensão aprofundada das contribuições da educação musical especial inclusiva para a saúde mental, identificando estratégias pedagógicas eficazes e os desafios enfrentados. Busca-se, assim, fornecer subsídios para o aprimoramento de práticas pedagógicas, a formação de educadores e o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e atentas à saúde mental, visando o bem-estar integral dos alunos.
Palavras-chave: Saúde Mental; Educação Musical Especial; Perspectiva Inclusiva.
-
(Em andamento desde Maio de 2025)
Coordenador: Professor Dr. Bruno Yukio Meireles Ishisaki
Resumo: apresentamos, neste projeto de pesquisa, uma proposta de investigação dos modos de ser de obras do cancioneiro popular brasileiro cuja ontogênese se deu a partir da voz e do manuseio do violão como principal condutor do processo criativo. Propomos que a ontologia dessas canções leve em consideração, na perspectiva do deslocamento da ideia musical para a ação composicional, a materialidade das partes de acompanhamento compostas ao violão como componentes indissociáveis de um certo modo de ser dessas canções (o formato "voz e violão"), bem como o potencial de sua variedade estilística, técnica e estrutural. O estudo se baseará em transcrições e análises de gravações selecionadas no repertório dos cancionistas Gilberto Gil, Tom Jobim, Djavan e João Bosco; posteriormente, os resultados desses estudos serão reaproveitados em sessões de composição estilística orientadas para a assimilação e aplicação direta dos saberes obtidos.
Palavras-chave: ontologia, canção, violão, filosofia da diferença, composição musical.