Prof. Luiz Renato da Silva Rocha

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

Mestrado em Ciências da Educaçao e Curso online de Bateria

GRUPOS DE PESQUISA

Considerado como um dos bateristas brasileiro jazzístico mais relevantes dessa nova geração por Duduka da Fonseca, Jeff Hamilton e outros importantes músicos. Renato Rocha, baterista, mestrando em Educação, nascido em 30 de novembro de 1989, na cidade de Vitória, Espírito Santo, filho de Luiz Vanderlei Rocha, maestro, arranjador e Rosângela da Silva Rocha, Assistente Social. Começou a se interessar pela Bateria aos 6 anos de idade, onde sozinho, dá seus primeiros passos no instrumento, que não era seu, mas da sua igreja. Durante muito tempo não teve professor, a música falava por si só, os discos que seu pai e seus irmãos tinham que eram suas aulas. E foi assim durante muito tempo até o momento que teve contato com o Festival de Música da cidade de Domingos Martins - ES, onde conheceu vários professores que deram o caminho certo e mudaram a concepção e os conceitos da música. Mas em especial, o professor Jurim Moreira, onde conseguiu ter uma visão diferente da música e ver o seu compromisso com a arte. Nesses festivais estudou com, além do Jurim Moreira, kiko Freitas, Edu Ribeiro, Robertinho Silva, Cláudio Infante, Pascoal Meirelles, Rui Motta, Di Steffano e outros. Em pouco tempo Renato ingressa no mundo profissional fazendo gravações e shows. Membro do GRAMMY®, Renato possui um CD gravado com seus dois irmãos, R3 Special Big Band, que foi comprado pela gravadora norte-americana “Summit Records”. Além desse projeto, também integra o grupo Brasilidade Geral, que por sua excelência musical vem sendo um dos destaques no cenário da música instrumental brasileira. O primeiro álbum desse grupo foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira e também ao Latin Grammy. Com todo esse destaque, fizeram turnês nas principais universidades e casas de jazz do Brasil. Em dezembro de 2012 gravou um DVD ao vivo do grupo Brasilidade Geral com a participação de Bob Mintzer (EUA), uma verdadeira lenda viva do jazz. Nesses muitos encontros musicais teve a oportunidade de tocar com Chico Pinheiro, Bob Mintzer, Michel Davis, Marcelo Martins, Vittor Santos, André Vasconcelos, Ney Conceição, Nelson Faria, Moisés Alves, Glauton Campello e muitos outros músicos do Brasil, da Europa e Estados Unidos. No que diz respeito à música erudita, integrou durante dois anos a Banda Sinfônica da FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo); Fez concertos com a Orquestra Filarmônica do ES como músico convidado, onde se apresentou sob a regência do Maestro Roberto Duarte e o Coral e Orquestra da Petrobras; como baterista convidado se apresentou junto a Orquestra Sinfônica do ES em diversos concertos. Ganhou a edição estadual do Concurso Furnas de Música Brasileira com o Grupo “Canela Verde”, onde foi representar o Espírito Santo na edição nacional, ficando entre os 8 melhores grupos de novos talentos do país daquele ano. Recentemente gravou um dvd com Roberto Menescal e o grupo Brasilidade Geral intitulado Bossa de Alma Nova, que por sinal foi uns dos homenageados pelo Latin Grammy em 2013 pelo Prêmio à Excelência Musical pela contribuição e relevância artística no campo musical. Em 2015 numa série de concertos com grupo Brasilidade Geral, se apresentou com Ivan Lins e Hamilton de Holanda no projeto denominado Brasilidade Geral convida. Desde então, vem construindo uma carreira pautada em profissionalismo e dedicação já visto por muitos no Brasil. No ano de 2016, foi convidado pela Berklee College of Music ( Boston ) para um masterclass. Lá, foi possível mostrar um pouco do trabalho desenvolvido nessa caminhada musical.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0280021954520363

DISCIPLINAS MINISTRADAS