- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Fames vai desenvolver soluções de acessibilidade para pessoas com deficiências
17/03/2023 14h24 - Atualizado em
27/02/2024 14h43
Núcleo de profissionais vai propor e realizar pesquisas e intervenções para atender as demandas da comunidade acadêmica
Frequentar os cursos de graduação e extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vai ficar mais acessível a pessoas com deficiências. O recém-criado Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (Naep) passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de ações para facilitar o estudo da música por esse público.
“Já realizamos intervenções na estrutura física do prédio que propiciam autonomia e acesso. Recentemente, a Língua Brasileira de Sinais, Libras, foi incorporada em alguns concertos e palestras. Agora, estamos dando um novo passo para criar modelos mais abrangentes de acessibilidade”, comenta o diretor da Fames, Fabiano Araújo.
O Naep é composto por professores e servidores que farão o atendimento de demandas de estudantes com deficiências físicas e intelectuais.
“As múltiplas deficiências são também entendidas por nós como diferenças e diversidade cultural, portanto, são componentes das relações sociais, inclusive, na formação de profissionais da música”, justifica o professor Edimilson de Souza.
Com a criação do núcleo, profissionais habilitados em diversas áreas ficarão responsáveis pela articulação de ações de intervenção educacional e pesquisa com ênfase no atendimento aos estudantes.
Além disso, os trabalhos do Naep também se concentrarão na acessibilidade e permanência educacional de grupos de diversidade, como: indígenas, afro-brasileiros, de gênero e sexualidade, pessoas em situação de refúgio, entre outros.
Composição do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (Naep)
Ana Carolina dos Santos Martins – presidente
Karla Zangerolame Xavier
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa Barbosa