- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Profa. Ariana Mendonça
Email: ariana.fernandes@fames.es.gov.br
Atendimento: Fames
Horários: Segunda e Terça de 13:00 às 20:00
Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES
PROJETOS EM ANDAMENTO
- Trio Capitu (Circuito Barroco-Carioca)
- Dissertação de mestrado - VILLALOBIANA Nº8 PARA FAGOTE E PIANO DE MARCELO RAUTA: a construção interpretativa a partir de relação colaborativa intérprete-compositor.
- Projeto de Música Instrumental: Trio Capixabas.
Professora de Fagote — Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ariana Mendonça é fagotista e professora efetiva da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), onde também se graduou. Atua como instrumentista, educadora e pesquisadora, com foco na formação musical e na valorização da cultura capixaba.
Sua formação foi solidificada na FAMES, sob orientação dos professores Antônio Paulo Filho (ES), Raquel Carneiro (MG) e Francisco Formiga (SP). Em busca de constante aperfeiçoamento, participou de cursos e programas de extensão como o Curso de Fagote da USP com Fábio Cury, além de ter participado de masterclasses com Benjamin Coelho, Mathieu Lussier, Janet Grice, David Tomàs Realp, Ronaldo Pacheco, Romeu Rabelo, Alexandre Silvério, entre outros. No mestrado, foi orientanda do Dr. Aloysio Fagerlande, um dos principais nomes do fagote na América Latina. É também pós-graduada em Educação Musical pelo CESAP.
Iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, tocando saxofone na Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo, e aos 15 começou no fagote por meio do projeto Vale Música, então sediado na FAMES — experiência que marcou o início de sua trajetória no instrumento e na instituição.
Sua dissertação de mestrado concentrou-se na performance de uma obra inédita para fagote solo em homenagem ao Espírito Santo, refletindo seu interesse por repertórios que dialogam com a identidade cultural do estado.
Ariana atua há mais de 15 anos como fagotista da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES), tendo se apresentado como solista no Festival de Música Erudita do Espírito Santo. Também integra a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo, com a qual se apresentou como solista.
É integrante do Trio Capitu, composto por flauta, oboé e fagote, grupo ativo desde 2012. O trio foi finalista do 27º Prêmio da Música Brasileira na categoria “Revelação” e recebeu Menção Honrosa do site Embrulhador. Participou da abertura oficial dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e foi contemplado duas vezes com o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, levando música de câmara a escolas públicas. O grupo alia tradição instrumental à formação de novas plateias, com apresentações acessíveis e interativas.
Além do Trio Capitu, Ariana integra o Trio Capixabas — que explora a fusão entre fagote, violão e percussão na música popular brasileira —, além de outras formações camerísticas como Quinteto de sopros E’llas, entre outros.
Como professora e artista convidada, tem participado de recitais, oficinas e masterclasses em festivais, incluindo o Festival Rafael Virtuosi (Recife, 2024), onde recentemente ministrou masterclass de fagote.
Ariana Mendonça é reconhecida como a primeira mulher capixaba a se profissionalizar no fagote e a primeira Mestre em Fagote formada no Espírito Santo, mantendo uma atuação comprometida com o ensino, a pesquisa e a difusão da música instrumental brasileira.
DISCIPLINAS MINISTRADAS
CESM - Centro de Ensino Superior de Música
- Fagote Erudito
- Contrafagote
- Oficina de Palhetas duplas
- Música de Câmara
- Praticas pedagógicas da performance.
CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia
- Praticas pedagógicas da performance
CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical
- Fagote erudito
- Oficina de Palhetas duplas
AFILIAÇÕES ACADÊMICAS
- Faculdade de Musica do Espírito Santo
ÁREAS DE INTERESSE
- Fagote
- Contrafagote
- Música brasileira
- Música para Fagote
- Performance musical
PUBLICAÇÕES:
XXXIII Congresso da ANPPOM - SA5 - Performance Musical - Villalobiana n.8 para fagote e piano de Marcelo Rauta: propostas para a construção interpretativa da cadência
A transformação das práticas profissionais docentes tendo como referência a metodologia telessala