- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Prof. Arthur Teles Leppaus

Email: arthurtelesleppaus@gmail.com
Telefone: +55 (27) 99772-6774
Atendimento: FAMES (sede) e Associação Alef - Bet
Horários: Segundas e quartas-feiras, das 08:00 às 17 horas
Website:
Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES
PROJETOS
GRUPOS DE PESQUISA
Doutorando em Música na área de Processos Criativos (Bateria) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Música com ênfase em Processos Criativos (Bateria) pelo mesmo programa. Pós-graduado em Arte na Educação pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (2017). Licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Formado pelo Curso de Extensão de Formação Musical com ênfase em Música Popular pela Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES (2013). É professor efetivo e coordenador do projeto SEMEARTE da Prefeitura Municipal de Cariacica (PMC), que atende cerca de 40 escolas municipais com aulas de música, dança, capoeira e teatro no contraturno escolar.
Atua no ensino superior lecionando as seguintes disciplinas nas instituições: (1)"Bateria I" (em 2018/01 e 2019/01) e "Bateria II" (2019/01), no curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2) estágio docente obrigatório pelos cursos de mestrado (45 horas) e doutorado (45 horas) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor assistente da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), com disciplinas voltadas para musicalização Infantil, Licenciatura e Bacharelado em música popular.
É membro e fundador do grupo de música popular instrumental "Aruanda", com o qual gravou seu primeiro disco com músicas autorais, intitulado "Sonhos e Saudade" (2015), se apresentando em diversos Festivais de Jazz pelo Espírito Santo. Autor do livro "A performance do samba batucado: sua adaptação para bateria", publicação independente (2019).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6111729421893998
DISCIPLINAS MINISTRADAS
CESM - Centro de Ensino Superior de Música
-
Licenciatura em Música:
Arte e música: reflexões acerca da pluralidade presente no currículo de arte da educação básica (optativa);
-
Bacharelado em Música Popular:
Bateria I
CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia
-
CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical
- CEFM:
Bateria I, II, III e IV.
Musicalização Infantil:
Vivências Musicais (Nível I e II)
AFILIAÇÕES ACADÊMICAS
UFRJ - Doutorando
FAMES - Professor Assistente
ÁREAS DE INTERESSE
- Performance Musical
- Processos Criativos
- Educação Musical
- Bateria
- Percussão Popular
- Currículo Escolar
- Formação de Professores
PUBLICAÇÕES
Leppaus, Arthur T. A performance do Samba batucado: sua adaptação para bateria. 1. ed. Vitória/ES: Publicação Independente, 2019. v. 1. p. 224.
_______. Discussão sobre terminologia e análise rítmica da performance dos instrumentos de percussão no samba. Capítulo de livro, in: Processos educacionais e artísticos da performance musical: uma prática como propósito. Disponível em: < https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/e-book-processos-educacionais-e-artisticos-da-performance-musical-uma-pratica-com-proposito >, 2019.
_______. A caixa surda: possibilidade de adaptação dos instrumentos típicos da percussão no samba para bateria. XXIX Congresso da ANPPOM, 2019.
_______. A improvisação na bateria: conceitos e procedimentos adotados pelo performer no contexto da música popular instrumental, SIMPOM - UNIRIO, 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)
_______. Adaptação de levadas rítmicas de instrumentos de percussão no samba para bateria. Colóquio de Pesquisa em Música - PPGM/UFRJ, 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
_______. Discussão sobre terminologia e análise rítmica da performance dos instrumentos de percussão no samba. Capítulo de livro, in: Processos educacionais e artísticos da performance musical: uma prática como propósito. Disponível em: < https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/e-book-processos-educacionais-e-artisticos-da-performance-musical-uma-pratica-com-proposito >, 2019.
_______. A caixa surda: possibilidade de adaptação dos instrumentos típicos da percussão no samba para bateria. XXIX Congresso da ANPPOM, 2019.
_______. A improvisação na bateria: conceitos e procedimentos adotados pelo performer no contexto da música popular instrumental, SIMPOM - UNIRIO, 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação)
_______. Adaptação de levadas rítmicas de instrumentos de percussão no samba para bateria. Colóquio de Pesquisa em Música - PPGM/UFRJ, 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).