Prof. Fernando de Oliveira Magre


Email: fernando.magre@fames.es.gov.br

Telefone:

Atendimento: Fames

Horários:

Website: 

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

GRUPOS DE PESQUISA

  • Centro de Estudos em Música e Mídia, Estudos da Música Brasileira dos Séculos XX e XXI

Fernando Magre é musicólogo, Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Musicologia na Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Especialista em Regência Coral e Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro colaborador no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - Universidade Nova de Lisboa), onde desenvolveu pesquisas com auxílio da bolsa BEPE/FAPESP e com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do governo português.

Pesquisador no Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) e membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. Atuou como professor substituto de artes no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São José dos Campos em 2018. Cofundador do Grupo Vocal Entre Nós (Londrina-PR) em 2010, no qual atuou como cantor e arranjador até 2015.

Em sua pesquisa de doutorado investigou os processos de origem e desenvolvimento da prática de música-teatro no Brasil, seus agentes e desdobramentos na música brasileira. Suas pesquisas se concentram em torno da música dos séculos XX e XXI em geral e mais especificamente sobre a música brasileira, desde o ponto de vista da musicologia, história cultural e estudos de transferências culturais.

Tem participado de congressos acadêmicos em diversos países, como Brasil, Portugal, Argentina, Espanha, EUA, Lituânia e Rússia.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • História e Música I
  • História e Música III 
  • História e Música V

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Percepção Musical
  • Canto Coral

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

  • Faculdade de Música do Espírito Santo

ÁREAS DE INTERESSE

  • Musicologia
  • Música contemporânea
  • Música brasileira
  • Música e mídia
  • Música-teatro
  • Teatro
  • História

PUBLICAÇÕES:

Artigos

MAGRE, Fernando. “Por uma frente unida das vanguardas musicais latino-americanas”: a virada latino-americana no Festival Música Nova a partir do III Festival de Música de América y España. Revista Resonancias, v. 26, p. 77-98, 2022. Disponível em: http://resonancias.uc.cl/es/N%C2%BA-50/por-uma-frente-unida-das-vanguardas-musicais-latino-americanas-a-virada-latino-americana-no-festival-musica-nova-a-partir-do-iii-festival-de-musica-de-america-y-espana.html.

MAGRE, Fernando; ROSA, Luciana. Performance, interatividade e localidade em Santos Football Music de Gilberto Mendes. Revista Vórtex, v. 9, p. 1-18, 2021. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/4174.

MAGRE, Fernando. Arte concreta em São Paulo e a música popcreta do Grupo Música Nova. Revista Opus, v. 27, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021c2723.

TAFFARELLO, Tadeu; MAGRE, Fernando. Coleção Damiano Cozzella da CDMC/Unicamp: uma análise preliminar. Cuadernos de Análisis y Debate sobre Músicas Latinoamericanas Contemporáneas, v. 4, p. 86-106, 2021. Disponível em: https://inmcv.cultura.gob.ar/noticia/cuadernos-de-analisis-y-debate-sobre-musicas-latinoamericanas-contemporaneas-4-2021/.

MAGRE, Fernando; GARCIA, Denise. A Música-Teatro Brasileira como Projeto de Modernização: Algumas Reflexões a partir de Obras de Jocy de Oliveira e Gilberto Mendes. Música Hodie, v. 21, p. 1-21, 2021. ISSN/ISBN: 23176776.

MAGRE, Fernando. Música para ver, teatro para ouvir: aspectos idiomáticos da música-teatro de Gilberto Mendes. Dramaturgias, v. 11, p. 68-87, 2019.
DOI: https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27398.

MAGRE, Fernando. A inserção da música contemporânea no repertório de coros infantojuvenis: Descrição de uma metodologia. Revista Vórtex, v. 5, p. 1-16, 2018.
ISSN: 23179937.

Capítulos de Livros

MAGRE, Fernando; BERG, Silvia. Gilberto Mendes, o homem que respirava música. In: Rita de Cássia Domingues dos Santos; Fernando de Oliveira Magre. (Org.). Gilberto Mendes: entrevistas acadêmicas. 1ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 259-270.

MAGRE, Fernando. Poesia russa, sentimento brasileiro: Maiakovski, o amor e seus múltiplos sentidos. In: Célia Maria Domingues da Rocha Reis; Rita de Cássia Domingues dos Santos. (Org.). Entre poesia e música, palavras que entoam. 1ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2021. p. 43-60.

MAGRE, Fernando. A pesquisa vocal de Gilberto Mendes: algumas reflexões sobre a música coral de sua fase experimental. In: Antônio Eduardo Santos. (Org.). É sal é sol é sul de Nouveau... pois!!! Gilberto Mendes: modernidade, pós modernidade, transmodernidade na música contemporânea brasileira. 1ed. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2021. p. 95-109.

MAGRE, Fernando, BERG, Silvia. O Pensamento Complexo de Edgar Morin aplicado à musicologia - Reflexões sobre a música teatro de Gilberto Mendes. In: Daniel Raposo; João Neves; Francisco Pinho; José Silva. (Org.). Investigação e ensino em design e música. 1ed. Castelo Branco-Portugal: Edições IPCB, 2017.

MAGRE, Fernando, LOUREIRO, Helena. Integração de teoria e prática na formação do professor de música: relato de experiência de estágio curricular do último ano da licenciatura. In: LIMA, Ângela et al (Ed.). Diálogos entre as licenciaturas e a educação básica: aproximações e desafios. Londrina: UEL, 2013.

Livros

SANTOS, Rita de Cássia Domingues; MAGRE, Fernando de Oliveira (Org.). Gilberto Mendes: entrevistas acadêmicas. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. v. 1. 303p.