- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Emendas Parlamentares
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Concerto | Piano e Orquestra de Câmara
25/06/2026 16h03 - Atualizado em
26/06/2026 15h35
02/Jul | 20h | Auditório do Ciretran
Concerto de Piano - Enoé Ferrão
Classe de Prática de Conjunto de Câmara
Professora: Nathalia Maria
Regência: Prof. Belchior Guerrero
Programa
1ª Parte
Manuel Rodrigues Coelho (c. 1555-1635).....Primeiro Tento do Primeiro Tom (Flores da Música)
Carlos Seixas (1704-1742).........................Sonata em Dó m
Domingos Bomtempo (1775-1842)..............Sonata para Piano e Violino ad libitum, op 18 nº 1, 3º mov. *
Participação especial- Gabriel Alomba- Violino
Cláudio Carneyro (1895-1963)....................Bailadeiras
Amílcar Vasques-Dias (n. 1945)...................Nocturno XII (12 Nocturnos em Teu Nome)
Nuno Jacinto (n. 1985)...............................Still Spins a Thread
2ª Parte
Franz Joseph Haydn (1732-1809) ...............Concerto para Piano Hob. XVIII/11 em Ré M
- Vivace
- Un poco adagio
- Rondo all'Ungarese (Allegro assai)
Classe de Prática de Música de Câmara:
Samuel Erlacher - oboé
Maria Julia Euzebio - violino
Kaiky Boldt - violino
Bianca De Jesus Santos - violino
Bianca Castoldi Furlani - violino

Enóe Ferrão é natural do Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade sob a orientação da professora Dynalva Alves Bastos, no Conservatório Brasileiro de Música. Na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro cursou o Bacharelato em Piano na Classe da Professora Ruth Cerrone, e, posteriormente, realizou a Pos-Graduação em Análise Estética. Aperfeiçoou os conhecimentos sobre História da Música com a professora Anny Cabral Coutinho e pianísticos com os professores e pianistas Miguel Proença e Luiz Senise.
Participou de masterclasses com renomados pianistas e professores tais como Caio Pagano, Antonio Iglesias, Manuel Carra e Dmitri Bashirikov. Premiada em diversos concursos, obteve também a nota máxima em instrumento ao longo do curso superior. No Brasil, como Professora na Escola Superior de Música do Espírito Santo, foi Pianista Acompanhadora, lecionou Piano, Formação Musical, Música de Câmara e Análise Estética. Ainda no Brasil desenvolveu intensa atividade como recitalista, em formações de câmara e como solista à frente de diversas orquestras, entre elas a Orquestra Filarmónica do Espírito Santo, Orquestra Gama Filho, Orquestra da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra da Escola de Música do Espírito Santo, Salzburger Kammervirtuosen e Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música. A convite da direção da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e do Centro de Cultura Musical (Santo Tirso) esteve em Portugal leccionando Formação Musical, Análise Musical e História da Música naquelas instituições.
Depois de retomar suas atividades no Brasil transfere-se definitivamente para Portugal, a fim de apoiar o projecto de formação de uma classe de piano representativa na Academia de Música e Dança do Fundão. Nesta instituição foi ainda Chefe do Departamento de Piano e Membro da Direcção Pedagógica, tendo ainda sido uma das organizadoras do Concurso Juvenil Internacional de Piano do Fundão, enquanto ali lecionou. Faz parte da Comissão Organizadora do Concurso de Piano do Alto Minho e foi idealizadora e diretora artística do Concurso de Piano Cidade de Gaia. Na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo realizou a Profissionalização em Serviço. Lecionou na Academia de Música de S. Pio X, em Vila do Conde, onde também esteve à frente do Departamento de Teclas e na Academia de Música Fernandes Fão.
Colaborou, ainda, com a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo como pianista acompanhadora e foi docente do Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian em Braga. Atualmente leciona Piano e História da Cultura e das Artes, atuando no Conservatório de Música de Paredes e na Academia de Vilar do Paraíso. Ainda em Portugal se apresenta regularmente em recitais de música de câmara e a solo. Tem orientado, ao longo do período que reside em Portugal, diversos alunos laureados em concursos de piano. Escreve regularmente obras didácticas para piano e tem peças editadas pela Universidade de Aveiro e recentemente publicou o livro didático O Romantismo Musical e a Música do Século XX e XXI, pela Ava Musical Editions.