Curso da Fames recebe “Quatro Estrelas” em avaliação nacional

24/10/2020 19h11 - Atualizado em 25/10/2020 13h40

Bacharelado em Música, habilitação em Instrumento e Canto foi considerado “muito bom” pela avaliação do Guia da Faculdade. Licenciatura recebeu três estrelas.

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) conquistou mais um reconhecimento às suas ações de melhoria na qualidade do ensino: o curso de Bacharelado em Música, habilitação em Instrumento e Canto, teve avaliação “Quatro Estrelas” no Guia da Faculdade.

A iniciativa é do jornal Estadão, em parceria com a Quero Educação, startup desenvolvedora de serviços digitais para instituições de ensino de todo o país. O resultado da avaliação nacional foi publicado na edição deste domingo (25) do jornal Estadão.

O Guia da Faculdade reúne e avalia informações sobre milhares de faculdades de todo o Brasil que, no total, oferecem cerca de 14 milhões de opções de cursos de graduação.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Os critérios de avaliação se baseiam nos quesitos:

• qualidade do projeto pedagógico;
  • qualidade do corpo docente;
  • qualidade da infraestrutura.

Fonte: Estadão

Curso de Licenciatura também tem avaliação positiva

A Fames também submeteu o curso de Licenciatura à avaliação, obtendo três estrelas. Para a professora Gina Denise Barreto, coordenadora do Curso de Licenciatura, os bons resultados são consequência do trabalho realizado pela equipe envolvida.

“Desde o primeiro projeto pedagógico do qual participei, até o presente momento, observamos as permanentes atualizações da estrutura curricular, implantação de melhores condições de ensino, formação do corpo docente, ampliação de oportunidades para o corpo discente dentre outros aspectos”, destacou.

Para ela, a nota obtida é um estímulo para a continuidade do aprimoramento de um curso que tem pouco mais de uma década e que já se notabiliza por oferecer um ensino de qualidade.

Melhoria contínua

De acordo com a direção da Fames, a instituição tem concentrado vários esforços na melhoria constante da qualidade dos cursos de graduação. Além do investimento em instrumentos e infraestrutura para as orquestras, a aquisição de um sistema acadêmico digital tem permitido uma análise precisa e permanente das necessidades acadêmicas, que é o objetivo central da faculdade.

“Desde o início de 2019, estamos focados nas ações que possam trazer melhorias concretas na qualidade do ensino da Fames. Na prática, é necessário cumprir diversos requisitos que, em seu conjunto, refletem positivamente na formação dos alunos. Outro fator determinante tem sido o diálogo constante com professores e alunos e nossa metodologia de trabalho em equipe com os coordenadores”, afirmou o diretor da instituição, Fabiano Araújo.

A professora Paula Galama, coordenadora dos Cursos de Bacharelado também comemorou o resultado positivo: “Entendemos que um curso de bacharelado é um sistema orgânico que deve estar em constante revisão e alinhamento com as diretrizes do mercado e sua respectiva exigência de qualificação. Desta forma, o sucesso alcançado com esta nota nos motivará ainda mais para empreendermos grandes ações no desenvolvimento de uma educação superior em Música de excelência no Espírito Santo”, explicou.

Nos dois últimos anos, foram feitas diversas correções nos cursos de bacharelado, como o alinhamento das grades curriculares, a revisão da metodologia de ensino por meio do fomento à pesquisa, além da implantação de seminários, tornando possível a troca de experiências entre professores.

Também durante esse período, a Fames definiu e criou as linhas de pesquisa para as áreas que embasarão a pós-graduação e que já começam a ser colocadas em prática nos projetos de estágio e os cursos de extensão.

“Tudo isso, entretanto, não teria sido possível sem o esforço coletivo dos professores, o que foi fundamental para esse desenvolvimento, especialmente no último ano, quando redobramos o trabalho e tomamos todas as medidas possíveis para auxiliar na continuidade da formação dos nossos discentes”, concluiu Galama.

Para Fabiano Araújo, que está perto de completar dois anos à frente da Fames, os resultados confirmam o sucesso da estratégia escolhida: "Estamos cientes do trabalho que ainda deve ser feito para alcançarmos a equidade em todos os parâmetros necessários, mas este resultado é um estímulo para toda a nossa comunidade acadêmica para continuarmos firmes com nosso propósito de consolidar a imagem da Faculdade de Música do Espírito Santo como referência de qualidade na educação no Espírito Santo e no cenário nacional."

(27) 98895-5857 / (27) 98169 7995