- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Roda de Samba | 25/nov
18/11/2025 10h18 - Atualizado em
18/11/2025 11h08
25/Nov | 19h30 | Mercado da Capixaba
A Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira (FAMES), no Centro de Vitória, realiza, na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 19h30, a última edição da Roda de Samba de 2025, atividade integrada ao Projeto “Oficinas de Choro e Samba”.
O evento reúne professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Música, Bacharelado em Música Popular, Bacharelado em Instrumento/Canto e do Curso de Formação Musical (CFM), todos envolvidos com agremiações, coletivos e movimentos do samba no Espírito Santo.
Coordenada pelo professor de cordas dedilhadas Nelson Gonçalves Pereira Filho, com a atuação do professor de piano Thiago Pessanha Correa, responsável pelas ações acadêmico-científico-artísticas do projeto, a Roda de Samba tem como objetivo fortalecer o diálogo entre a academia e as práticas musicais populares, especialmente o samba capixaba.
Nesta edição, a Roda de Samba será realizada no Mercado da Capixaba, marcando a primeira apresentação em ambiente externo à Fames. A realização do projeto neste espaço cultural foi viabilizada por meio de convite institucional, reforçando o reconhecimento e a expansão das ações da faculdade no cenário artístico capixaba.
“A Roda de Samba da Fames é aberta ao público. Toda a comunidade está convidada a participar deste encontro musical e cultural que celebra as raízes, a diversidade e o futuro da música popular brasileira no Espírito Santo”, afirma o professor Nelson Gonçalves.
O projeto busca criar um espaço de vivência prática, escuta, convivência e troca de saberes, compreendendo a música como um fenômeno social. Essa aproximação entre a formação acadêmica e as expressões culturais populares contribui para uma pedagogia que valoriza a ancestralidade, a diversidade e o protagonismo das tradições musicais brasileiras.