- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Seminário | Canto Capixaba
23/09/2025 15h30 - Atualizado em
25/09/2025 13h09

Canto Capixaba: Explorando Canções de Câmara de Compositores nascidos e radicados no Espírito Santo
Com: Lucimara Viana Teixeira
Seminário: 29/Set | 14h | Auditório do Ciretran
Concerto: 01/out | 19h30 | Casa da Música Sônia Cabral
Neste encontro a convidada compartilhará um pouco do resultado de sua pesquisa de mestrado intitulada “Antologia da Canção Capixaba para Canto e Piano” com a comunidade acadêmica (estudantes de música, estudantes de canto, professores de música) e a todos que se interessarem pelo tema, através do Seminário intitulado “Canto Capixaba: Explorando Canções de Câmara de Compositores nascidos e radicados no Espírito Santo”, no auditório do Ciretran, com duração máxima entre 40 minutos a 1 hora.
Objetivos:
- Dar visibilidade ao repertório produzido em nosso estado;
- Ampliar o conhecimento de compositores nascidos e radicados no Espírito Santo e suas canções de câmara capixaba
- Promover sua difusão;
- Contribuir para a valorização da identidade cultural local.
Lucimara Viana Teixeira é cantora lírica, natural de Vitória/ES, recentemente defendeu e foi aprovada em sua dissertação de mestrado pelo PROMUS - Programa de Pós-Graduação profissional em Música da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulada “Antologia da canção capixaba para canto e piano”.
É Pós-graduada em Canto e Expressão; Pós-graduada em Regência (FACEC); Pós-graduada em Artes na Educação - ISEAC - Faculdade de Pedagogia de Afonso Cláudio; Bacharel em Música com habilitação em Canto e Licenciada em Música pela FAMES – Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”.
Interpretou as canções Nostalgia de Alceu Camargo e Utopia de Terezinha Dora, na Igreja do Carmo em Vitória (ES) em 2024 - com a Orquestra de Mulheres sob a regência da maestrina Rachel Abreu – (Canções de compositores nascidos e radicados no (ES)). Também em 2024, executou canções de compositores nascidos e radicados no ES, no evento “Sarau de Poemas e Músicas” na Igreja Presbiteriana em Jardim da Penha.
Atuou na direção musical e interpretou a Bastiana na Ópera Cômica “Bastião e Bastiana” do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Participou do Musical O Fantasma da Ópera - interpretando Carlotta - Teatro Carlos Gomes (ES), também a Ópera II Maestro di Música em Domingos Martins - (2014).
Participou de grupos vocais de conjunto de Câmara, no Coro Sinfônico da Fames, no Projeto Recitar pela UFRJ, no qual se apresentou na Roda Lírica. Atuou como chefe de naipe (soprano) do Coro Sinfônico (FAMES) e atualmente participa do Grupo Musical Madrigal na Igreja Batista da Praia da Costa e é regente e preparadora vocal no Projeto Música na Rede (ES).