Ensaios Abertos da Orquestra Sinfônica da Fames

19/02/2019 18h05 - Atualizado em 21/03/2019 12h19

A Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) iniciou a sua série preparatória para as apresentações do ano de 2019. Os ensaios são abertos ao público e acontecem todas as quartas-feiras, das 14h às 17 horas, no Palácio da Cultura Sônia Cabral.

Para o início da temporada 2019, o maestro Sanny Souza prepara a apresentação do “Concerto de Páscoa”, que acontece às vésperas da Semana Santa, no dia 17 de abril, no mesmo local dos ensaios.

As obras apresentadas serão “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, do compositor Theodore Dubois e a obra “Aleluia”, de Ralph Manuel. Este será o repertório que o público vai conferir nos ensaios abertos durante os dois primeiros meses de trabalho da orquestra neste ano.

A primeira obra retrata o martírio de Cristo durante a crucificação, composta por uma introdução e mais sete partes, inspiradas nas frases proferidas por Jesus na cruz, segundo a Bíblia: “Ó pai, perdoa, pois não sabem o que fazem”, “Em verdade, eu te digo: hoje estarás comigo no paraíso”, “Ó mulher, eis aí o teu filho amado”, “Deus, meu Deus, por que me abandonaste”, “Tenho sede”, “Pai, em tuas mãos, eu lhe entrego meu espírito” e “Consumado está”. O concerto destaca-se pela riqueza, tanto do texto cantado, quanto da harmonia e o texto musical.

A segunda obra, “Aleluia”, também de forte apelo dramático, promete emocionar o público, já que se trata de uma composição que dá grande ênfase aos grupos de cantores reunidos no palco, que evoluem em polifonia – mesma melodia cantada em momentos diferentes – criando grande impacto sonoro.