Fames prepara regime emergencial de atividades não presenciais nos cursos superiores

08/04/2020 19h11 - Atualizado em 09/04/2020 12h42

Como medida para enfrentar a crise do novo Coronavírus, faculdade utiliza nova base tecnológica, mobiliza capacitação de sua equipe e dialoga com os estudantes.

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vai oferecer, a partir da próxima semana, atividades não presenciais para os alunos dos cursos de Graduação em Música, alternativa para manter a estratégia de isolamento durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

O sistema digital de gestão acadêmica teve o seu processo de aquisição concluído no final de 2019, com previsão de ser totalmente implantado no segundo semestre de 2020. A plataforma dará acesso ao Portal do Professor e ao Portal do Aluno, com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de um blog e recursos de videoconferência.

“Com as mudanças radicais que ocorreram por conta da pandemia, adiantamos o cronograma inicial previsto para implantação do sistema, de modo que possamos voltar a atender aos cursos de graduação o mais rápido possível. Toda a equipe está mobilizada em uma força tarefa sem precedentes para que fique tudo pronto até o fim desta semana”, afirmou o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

Qualificação de professores

Com a inserção das novas tecnologias, a instituição selecionou cursos específicos voltados para a capacitação do corpo de professores para atuarem no ensino dentro do ambiente virtual. São cursos EaD oferecidos por instituições como Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e Plataforma Edx.

Os professores já estão em treinamento e terão certificação profissional para trabalharem em atividades não presenciais. A Fames conta também com professores que já possuem formação ou experiência com plataformas virtuais de ensino de música, os quais têm colaborado neste desafio, como o professor Eduardo Lucas, que ministra disciplinas de Informática aplicada à Música.

Pesquisa de acesso tecnológico

Em parceria com o Diretório Acadêmico “Aurea Adnet”, da Fames, foi concluído um relatório detalhado sobre as condições de acessibilidade de todos os alunos da graduação para que seja garantida a participação integral do Bacharelado em Música Popular, Instrumento / Canto e Licenciatura em Música.

“Temos ciência de que os alunos vivem em realidades sociais diferentes e que nem todos têm um acesso facilitado à tecnologia. Esse é um ponto de atenção e estão sendo criadas soluções para garantir que 100% dos graduandos sejam contemplados”, explica Araújo.

Segundo o professor Eduardo Lucas, os alunos da Fames já vivenciam experiências nas ferramentas de conteúdo web. “É notória a capacidade de interação dos nossos alunos com os recursos digitais. Nossa preocupação sempre foi oferecer assuntos atualizados e alinhados à inovação. A inserção do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) vem para aprofundar essa questão”, afirma Lucas.

Planejamento: Conceito e Especificidades

O planejamento das atividades na Fames considera as melhores práticas e experiências adotadas por outras Instituições nacionais e internacionais de Ensino Superior, frente ao problema do distanciamento social, mas também as especificidades do ensino de Música e o perfil dos estudantes da Fames.

Nesse sentido, a direção enfatiza que a Fames diferencia conceitualmente o Ensino a distância (EaD) do Regime Emergencial de Atividades não Presenciais (REANP). “O conceito de REANP adotará as melhores práticas utilizadas pela comunidade acadêmica no caso de situações emergenciais, considerando todos os aspectos e variáveis desta excepcionalidade”, pontua Fabiano Araújo.

Regulamentação

O Conselho acadêmico da Fames, que tem se reunido especialmente para analisar os desafios operacionais e pedagógicos de atuação emergencial no ambiente virtual, aprovou nesta quarta-feira (8) a regulamentação do REANP, pontuando as especificidades de cada categoria de disciplinas da complexa grade curricular de seus cursos de bacharelado e de licenciatura e permitindo o gerenciamento do planejamento e da execução das atividades e sua relação com os Projetos Pedagógicos de Curso.

Além disso, também estão sendo levados em conta os decretos e medidas provisórias, Portarias da SEDU e Resolução do CEE/ES que orientam as medidas emergenciais de combate à pandemia da Covid-19 e que estão vigentes e que afetam diretamente o trabalho da educação.