Festival Internacional do Violão

08/08/2019 11h16 - Atualizado em 18/09/2019 13h23

Regulamento

1. Apresentação:

O II Festival Internacional de Violões do Estado do Espírito Santo – II FIVES será realizado de 18 a 20 de setembro em Vitória - ES e contará com representantes importantes dentro do cenário do violão na América Latina. Dele participarão violonistas da Argentina, Uruguai, México e Brasil, fazendo com que Vitória se torne a capital do violão na América Latina durante o mês de setembro. A temática desta edição será a “Atuação e Perspectivas do Violonista na América Latina”. Durante o evento acontecerão concertos, masterclasses, palestras, mostra de instrumentos, CDs, DVDs e livros e uma mesa-redonda sobre o tema.

2. Locais de Realização:

Palácio da Cultura Sônia Cabral (Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória – ES).

FAMES – Faculdade de Música do ES (Praça Américo Poli Monjardim, 60 – Centro, Vitória – ES).

 

3. Inscrições:

As inscrições serão gratuitas (limitadas a quantidade de vagas) e poderão ser feitas através do link abaixo a partir da zero hora do dia 08 de agosto de 2019 até as 24hs do dia 10 de setembro de 2019.

Haverá vagas para participantes executantes (que tocarão nas masterclasses) e ouvintes. Os executantes poderão escolher os professores convidados para a realização da masterclass, sendo que será obedecida a ordem da chagada das inscrições para a marcação do horário. Não havendo vaga com o professor escolhido a organização fará o remanejamento da masterclass para outro professor.

Todo candidato inscrito deverá fazer o credenciamento no festival no dia 18/9 as 20hs, durante a abertura do evento no Palácio da Cultura Sônia Cabral (endereço acima). Os que não se credenciarem passarão as vagas automaticamente para candidatos suplentes, conforme ordem de inscrição.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

4. Vagas:

Executantes: 20 vagas.

Ouvintes: 40 vagas.

5. Programação:

18 de setembro

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

20h - Solenidade de abertura

20h30 - Duo de Guitarras Tucumán

Gervásio Sanches e Juan Pablo Gomez (violões)

 

19 de setembro

9h- Masterclass – Álvaro Córdoba (Uruguai) - Sala 301

11h – Palestra – Bruno Soares (Fames): “Carlos Cruz e a Obra: Brasil Música na História – 50 Peças para Violão” - Biblioteca

14h – Masterclass – Nicolas de S. Barros (UNIRIO) - Sala de Concerto Alceu Camargo

17h – Palestra – Humberto Amorim (UFRJ): “A obra de Heitor Villa-Lobos e Ricardo Tacuchian para Violão” - Sala de Concerto Alceu Camargo

20h – Concerto “Artistas Capixabas”

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

 

20 de setembro

Local: Fames

9h - Masterclass – Igor Ávila (México) - Laboratório de Música Popular

11h – Palestra – Carlos Fernando Secomande (FAMES) “Escola de Luheria no ES” - Biblioteca

14h – Masterclasses

1) Gervásio Sanches - Sala de Concerto Alceu Camargo

2) Juan Pablo Gomez - Sala 301

17h – Mesa-redonda: “Atuação do Violonista na América Latina” - mediação: Moacyr Teixeira Neto (Fames) - Sala de Concerto Alceu Camargo

20h – Concerto Igor Ávila (México) - Sala de Concerto Alceu Camargo

 

6. Artistas convidados:

 

Duo Tucumán de Guitarras (Argentina):  Formado pelos violonistas e professores do Conservatório de San Miguel de Tucumán Gervásio Sanches e Juan Pablo Gomes, o duo tem uma carreira artística por 11 anos consecutivos. Fez apresentações em vários cenários da Argentina, Peru e Uruguai e realizaram também participações em festivais internacionais. Graduados no Instituto Superior de Música e na Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Tucumán, realizaram estudos de Pós-Graduação em música argentina e latino-americana na Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza (Argentina). No final do ano 2012 foi premiado com o segundo lugar no "Concurso Internacional de Guitarras César Cortinas" (Uruguai). Participaram de forma regular em vários festivais como o "Musical de Setembro” (Tucumán), II Festival Internacional de Guitarra da Universidade Nacional de La Rioja", o "II Festival Internacional de Música Acadêmica da América Latina" (Mendoza) e “29º Festival Internacional ICPNA em Lima” (Peru). Foram finalistas na categoria de Música de Câmara no "X Concurso Bienal Juventude” organizado pelos Festivais de Música de Buenos Aires e Shell. Desde a sua formação, o Duo dedicou-se à investigação, catalogação e divulgação do repertório argentino e latino-americano para a violão. Nesta linha, o Duo foi vencedor de uma "Bolsa Nacional para o Grupo de Projetos" (2010) dado pelo National Endowment for The Arts.

 

Nicolas de Souza Barros (Brasil): Comumente chamado para tocar e lecionar em festivais de música no Brasil e no estrangeiro, Nicolas de Souza Barros é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em Música (UNIRIO – 2008) e um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, tais como violões de seis e oito cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Já se apresentou em diversos países europeus, latinos e norte-americanos, assim como nos principais centros brasileiros. A partir de 1990, é responsável pela Cadeira de Violão Clássico da UNIRIO; diversos dos seus formandos são atualmente professores efetivos em instituições federais e estaduais brasileiras. É desde 2001 o Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), pelo qual tem ajudado a organizar centenas de eventos, entre os quais onze concursos, e lançar três CD`s coletivos. Entre 2003-2006, dirigiu a série Sábados Clássicos para o SESC do Rio de Janeiro. Encomendou e estreou dezenas de obras para violão, tocando em seis Bienais de Música e colaborando com compositores como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, Alexandre Eisenberg, Nicanor Teixeira, Arthur Verocai, Pauxy Gentil-Nunes, J. Orlando Alves e Luiz Otávio Braga, entre outros. Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quatro Violões e Orquestra – Sinfônica de Baltimore; 2004), Heitor Villa-Lobos (Valse-Choro para violão - 2007) e Luis Otávio Braga (Concerto para Violão e Orquestra - 2011), entre outros. Já apresentou-se com diversas orquestras brasileiras, além da Sinfônica de Baltimore (EUA). Desde 2004, tem se dedicado ao violão de oito cordas, cuja primeira corda é afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão tradicional.
Integra o conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CD’s) e o Duo Folia (1 CD), com o violoncelista David Chew. Em 2009, gravou o CD Danças Brasileiras com o Quarteto Carioca de Violões, para a XXVII Assembleia Geral da União Astronômica Internacional. No mesmo ano realizou 87 concertos (violão solo) na turnê do circuito SESC Sonora Brasil, a maior série de circulação de música nacional. Já trabalhou como músico convidado e arranjador em várias minisséries da TV GLOBO, destacando-se A Muralha.

 

Igor Ávila (México): Natural do estado de Sonora, México, realizou seus estudos de Licenciatura no Conservatório de Las Rosas, em Morélia, Michoacán. Como intérprete, já se apresentou em vários países como: Japão, Ucrania, Hungria, Suiça, Espanha, Bélgica, Cuba, Costa Rica, Venezuela, Nicarágua, Chile, Peru assim como nos EUA e México. Como solista se apresentou com as seguintes orquestras: Orquestra Filarmónica Nacional da Venezuela, Orquestra de Câmara da Universidade Nacional Autónoma da Nicarágua, Orquestra Sinfônica de Oriente em Santiago de Cuba entre outras. Foi ganhador do Prêmio Estatal da Juventude do Estado de Sonora en al año 2000 e do Prêmio Municipal da Juventude da Cidade de Hermosillo (México) onde é fundador e diretor geral do “Festival Internacional de Guitarra de Sonora” e do “Concurso Latino-Americano de Mulheres Intérpretes do Violão”

 

Álvaro Córdoba (Uruguai): Natural de Montevidéu, Uruguai, acumula as carreiras de violonista e neurocirurgião de prestígio internacional.  Começou no violão e na educação musical aos 14 anos sob a tutela do mestre Atílio Rapat e Antonio Pereira Arias do Uruguai. Começa a realizar concertos pela primeira vez em 1978, em Montevidéu, e vem exercendo a atividade de concertista por mais de 30 anos em vários países e em importantes festivais e teatros dos quatro continentes. Teatro Municipal, Atenas (Grécia), Kulturhaus Mitte, Berlim (Alemanha) Cité Bleu Quarto, Genebra (Suíça), Palazzo Santa Croce, Roma (Itália), David Bettle Auditório, Auckland (Nova Zelândia), Escola de Música de Canberra e Auditório Crowe Paul, em Melburne (Austrália), Palácio de Zofin em Praga (república Tcheca), Hall de Targu Mures, Bucareste (Roménia) entre outros.

 

Ficha técnica:

Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”

Diretor Geral: Prof. Dr. Fabiano Araujo

 

Coordenação FIVES:

Prof. Me. Moacyr Teixeira Neto

 

Assessoria de Comunicação/Marketing

Sandro Costa Barbosa

Coordenação de Eventos

Roberto Ferrante

 

Secretárias:

Ana Carolina Narciso

Sandra Pires