- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Masterclass | Abordagem Eloquente às Sonatas, Partitas e Suítes de J.S. Bach
02/12/2025 11h15 - Atualizado em
02/12/2025 11h43
08/Dez | 16h | Sala 301
Professor Roger Ribeiro
Masterclass: Abordagem Eloquente às Sonatas, Partitas e Suítes de J.S. Bach
Encontro em formato master-class dedicado ao estudo interpretativo das Sonatas e Partitas para violino e das Suites para cello e viola de J. S. Bach. A atividade integra exposições expositivas curtas, análise interpretativa pautada em pesquisa histórica, escuta guiada de gravações e sessões de master-class com performances dos discentes seguidas de orientação individualizada. O encontro terá 3 horas de duração.

Atualmente professor de pedagogia da performance e expressão corporal na Faculdade de Música do Espirito Santo Mauricio de Oliveira, Roger Ribeiro possui uma vasta experiência como músico de câmara, recitalista e solista, tendo atuado em mais de 390 concertos, incluindo produções de ópera, balé e outros espetáculos. Foi professor de violino do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2025) e do Departamento de Música (DMUSI) da Universidade Federal de São João del-Rei (2022).
É mestre e doutorando em musicologia pela ECA-USP, graduado em violino barroco pela classe do professor Luís Otávio Santos na EMESP (2015) e licenciado em música pela Escola de Música da UFRJ (2016). Em junho de 2022, recebeu uma bolsa para estudos intensivos de música barroca francesa no Centre de Musique Baroque de Versailles, onde trabalhou com mestres como Stéphanie-Marie Degand, Mira Glodeanu, Julien Chauvin, Benjamin Chénier e Patrick Cohën-Akenine. No mês seguinte, integrou a Orchestre Baroque da Akademie Versailles no Conservatório de Praga e no Festival de Vác, na Hungria. Em 2023, aperfeiçoou-se no violino barroco durante seis meses com Mira Glodeanu, estudou cordas barrocas e música de câmara com Benoît Douchy e aprofundou-se em ornamentação e improvisação na classe de Benoît Laurent, no Departamento de Música Antiga do Conservatório Real de Bruxelas.