Masterclass de Violão

07/02/2025 11h10 - Atualizado em 21/02/2025 11h15

25/Fev | 14h | Auditório do Ciretran

(R. Henrique Novaes, 170 - Centro, Vitória)

Expositor: Professor Renan Simões

Organização: Professor Belquior Guerrero

Violonista convidada: Sabrina Souza

Programação:

14h às 15h30: Masterclass de Violão

15h30 às 16h30: Palestra e bate-papo "Trajetórias profissionais do graduado em Música" 

19h: Recital de Violão "10 Anos do CD Capixaba"

Para obter o certificado de participação na masterclass, inscreva-se aqui;


Programa do Recital:

ÁLBUM CAPIXABA – 10 ANOS

Parte 1 – Dia

Momento 1 (dos Dois momentos bem distintos) (Renan Simões)

Displicentemente (Marcos Bentes)

Na trilha da brisa (Horácio Simões)

Imagens do agreste (Carlos Cruz)

Prelúdio e Dança 1 (da Suíte pop) (Renan Simões)

Encontros (Marcos Bentes)

Estudos soreanos I e VI (Marcos Zanandréa)

O frade e a freira (das Lendas capixabas) (Carlos Cruz)

Banda de congos (Carlos Cruz)

 

Parte 2 – Noite

In memoriam (Renan Simões)

O que se vê (Horácio Simões)

Maxixe exótico (da Sonatina nº 1) (Marcelo Rauta)

Moderato (da Sonatina nº 2) (Marcelo Rauta)

The movie song (Marcos Bentes)

Estudo nº 4 (Marcelo Rauta)

Lento e Agitado quase agressivo (das Quatro miniaturas) (Renan Simões)

Os gestos do escorpião (Lauro Pecktor / Renan Simões)

Tudo o que eu tenho a dizer (Horácio Simões)


Renan Simões é doutor e mestre em Música (Práticas Interpretativas – Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi orientado por Daniel Wolff, e bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), onde foi orientado por Fabiano Mayer. Iniciou os seus estudos musicais com o pai, Horácio Simões, um talentoso músico amador. É Professor Adjunto do Curso de Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró.

Em 2015, lançou o álbum duplo Capixaba (SECULT-ES), com 18 obras de 6 compositores do Espírito Santo, e em 2014 a coletânea Renan Simões interpreta compositores do Espírito Santo (FAMES). Suas Quatro miniaturas foram premiadas com o Troféu Terezinha Dora na Mostra do Compositor Erudito Capixaba 2010, e seus Dois momentos bem distintos foram selecionados para integrar o CD Novas (2013).

Apresentou diversos recitais solo e em duo com a violonista Sabrina Souza, nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, além de concertos à frente da Orquestra de Câmara da FAMES e da Orquestra Camerata SESI, no Espírito Santo, e da Orquestra Sinfônica da UFAL, em Maceió.

Quando participou de concursos competitivos, entre 2007 e 2010, recebeu vinte e três premiações, destacando-se o 1° Lugar e Melhor Intérprete Capixaba no IX Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória/ES), 1° Lugar no XXVII Concurso Latino Americano Rosa Mística (Curitiba/PR), 1° Lugar no IV Concurso de Violão Erudito do Conservatório Musical Villa-Lobos (Osasco/SP), 1° Lugar e Melhor Intérprete de Música Brasileira no V Concurso Áurea Adnet de Música Erudita (Vitória/ES), 1° Lugar e Melhor Intérprete de Fred Schneiter no IV Concurso de Violão Fred Schneiter (Niterói/RJ), e 1° Lugar e Melhor Intérprete de Obra Portuguesa no XI Concurso Internacional Cidade do Fundão (Portugal).

Participou também dos seguintes lançamentos fonográficos: álbuns Charlatório, Sururus perdidos e Rosa dos ventos (2021), com o grupo de música contemporânea Coletivo NSLO; EP da banda Nankimm (2016), atuando como produtor e intérprete; três álbuns com o projeto de vaporwave BrazilianMagic░, junto a seu irmão Igor Colombo.