Palestra: Improvisação e Reelaboração de partituras do “calendário do som”, de Hermeto Pascoal, com Fabiano Araújo

16/10/2019 13h14 - Atualizado em 16/10/2019 14h14

Dia 17 de outubro, às 14 horas, na Sala de Concerto Alceu Camargo

Atividade da disciplina de Improvisação II

Professor: Prof. Me Dori Sant’Ana

Ementa:  Construção de solos: abordagem temática. Direcionamentos e a abordagem diatônico e cromática. Campo harmônico. Dominante secundaria, sub 57. Escalas para improvisação. Estruturas superiores.

Objetivos Específicos: Conhecer as diferentes abordagens de criação de linhas de improvisação. Entender as conexões entre melodia improvisada e progressões de acordes. Compreender a improvisação dentro de alguns estilos musicais.

 

A palestra

Professor Dr. Fabiano Araújo

Exposição: Terceira parte de estudo relacionando Arnold Schoenberg e Hermeto Pascoal em relação à harmonia tonal. Aqui adaptamos e aplicamos os conceitos de Forma e Variação Progressiva de SCHOENBERG (1994, 2006), juntamente com outros conceitos (SCHOENBERG,1984, 1993, 1999, 2001, 2004) abordados em artigo anterior (ARAÚJO e BORÉM, 2013, às p.35-69 desse número de Per Musi) na realização de duas canções instrumentais do livro de partituras Calendário do som de Hermeto Pascoal: 23 de junho de 1996 (PASCOAL, 2000a, p.23), e 9 de Junho de 1997 (PASCOAL, 2000a, p.374), cujas partituras (PASCOAL, 2013a e 2013b) são apresentadas às p.96-98 e p.99-101 desse desse número de Per Musi.

As metodologias tradicionais do ensino de harmonia no jazz e outras músicas populares geralmente visam fornecer recursos para uma prática de improvisação, cuja abordagem é apenas homofônica. Propomos uma revisão e adaptação da teoria de harmonia tonal de SCHOENBERG (1999, 2004) como ferramenta de análise, realização e composição, a partir da lead sheet. Neste artigo de amplo escopo, (1) Conceitos Tonais (Monotonalidade, Movimento das Fundamentais, Notas Substitutas/Substituição, Transformação dos Acordes, Regiões e suas relações), (2) Funções Tonais (Geral, Específica e de Acordes Vagantes1/de Função Múltipla) e (3) Contextos Tonais (Permutabilidade Maior-Menor, Enriquecimento da Cadência, Tonalidade Expandida, Tonalidade Flutuante, Tonalidade Suspensa) da análise harmônica tonal schoenberguiana são adaptados e explorados utilizando simbologias, teorias e práticas da música popular, e ilustrados com exemplos de duas canções instrumentais do Calendário do Som de Hermeto Pascoal: 9 de agosto de 1996 (PASCOAL, 2000a) e 14 de novembro de 1996 (PASCOAL, 2000b).