Professores e estudantes da Fames apresentam pesquisas de destaque em eventos nacionais e internacionais

03/04/2023 13h45 - Atualizado em 03/04/2023 15h19

Encontros acadêmico científicos aconteceram em Minas Gerais e Ceará

Docentes do Departamento de Música, Educação e Humanas e do Departamento de Sopros e Percussão da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) apresentaram trabalhos de destaque em dois importantes eventos científicos, ocorridos entre 17 e 23 de março.

Os professores Marcelo Trevisan, Ana Carolina dos Santos Martins e Kallyne Kafuri, além das estudantes Ingride Miranda da Silva Narciso e Gabriela Dantas Lopes, representaram a Fames no V Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação (SEMUCE), realizado em Outro Preto, em Minas Gerais. Em Juazeiro, no Ceará, o professor Edimilson Rodrigues de Souza participou do VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: pluralismo religioso e cosmovisões no Nordeste.

Protagonismo no SEMUCE

Organizado a partir da colaboração entre a UFOP, o IFMA e a Universidad de Granada (Espanha), o V SEMUCE reuniu trabalhos dentro do escopo “A produção de conhecimento musical, cultural, educacional, científico e tecnológico pós-pandemia: perspectivas e desafios. Participaram quatro pesquisadoras da Fames: duas docentes do Departamento de Música, Educação e Humanas, e duas estudantes da Licenciatura em Música.

Em parceria com a professora Ana Roseli Paes dos Santos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a professora da Fames, Ana Carolina dos Santos Martins, apresentou o trabalho “Música, Sinais e Silêncio: a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Fames”, no qual retrata, por meio de um relato de experiência, ações educacionais que em sala de aula potencializaram o aprendizado da Libras, proporcionando o debate sobre metodologias musicais em língua de sinais, legislação e cultura surda, bem como o exercício prático da interpretação.

Ana Carolina também orientou os trabalhos expostos pelas duas estudantes do curso de Licenciatura: “Para além do ‘vigiar e punir’: o canto coral como ferramenta de socialização no sistema penitenciário”, apresentado por Ingride Miranda da Silva Narciso; e “Educação musical em ambientes informais: relato de experiência na Igreja Batista de Domingos Martins”, comunicado pela estudante Gabriela Dantas Lopes.

A professora também foi coautora do trabalho “Música é coisa de surdo?”, elaborado em parceria com a pesquisadora Nayane Teófilo Lacerda. A professora Kallyne Kafuri Alves apresentou o paper “Narrativas, perspectivas e projeções com o Curso de Licenciatura em Música a partir de enunciados discentes”. No artigo, partindo de um referencial teórico-metodológico bakhtiniano, a pesquisadora aborda a formação docente e as motivações que levam estudantes à escolha do Curso de Licenciatura em Música, demonstrando a relevância da Faculdade de Música na sociedade, especialmente com a relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Departamento de Sopros e Percussão no SEMUCE

O professor Marcelo Trevisan Gonçalves, do Departamento de Sopros e Percussão, também esteve em Ouro Preto, para a apresentação de três trabalhos: “Motivos para ingresso, permanência e abandono em bandas escolares: uma revisão bibliográfica”; “MUSIC® Model: aplicação do questionário em um grupo musical escolar”; e “Motivação em grupos musicais escolares: questionários para avaliação”.

Rituais e cantos indígenas

O professor Edimilson Rodrigues de Souza, do Departamento de Música, Educação e Humanas, participou como expositor convidado no VI Simpósio Internacional Padre Cícero e I Simpósio Internacional de Religiões e Espiritualidades: Pluralismo religioso e cosmovisões no Nordeste, evento conjunto realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com diversas instituições da região do Cariri Cearense dentro da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Durante o simpósio, o pesquisador – titular da cadeira de Antropologia na Fames – apresentou sua pesquisa em desenvolvimento sobre rituais e cantos indígenas na mesa-redonda “A trilha dos encantos na luta pela terra”.

Avanço na área científica

Nos últimos anos, a Fames vem investindo e estimulando as práticas de pesquisa entre professores e estudantes da instituição. A estruturação de grupos de pesquisa e o aprimoramento dos eventos científicos estão entre as ações de fomento. “Com a atualização do corpo docente, ocorrido com a realização do concurso público, a Fames hoje tem um departamento de Música de referência na Região Sudeste, o que vai gerar um impacto crescente na produção de novos trabalhos de pesquisa na área”, afirma o diretor geral da Fames, Fabiano Araújo.

Com colaboração do professor Emerson Campos