Professores fazem história na conversão digital da Fames

05/10/2020 14h40 - Atualizado em 05/10/2020 14h54

No enfrentamento da pandemia, corpo docente se reinventou para vencer desafios da educação remota.

O ano de 2020 já ficou marcado na história como um divisor de águas. A crise do Covornavírus veio para alterar profundamente o nosso comportamento e tornar realidade o que até então eram apenas tendências: home office, Educação à Distância, e tantas outras formas de relacionamento que passamos a estabelecer com o mundo através da tecnologia.

A partir do dia 17 de março, a Faculdade de Música do Espírito Santo suspendeu todas as atividades presenciais, deixando para alunos, servidores e professores o desafio de seguir a vida acadêmica de uma forma completamente diferente.

As decisões da Direção foram rápidas e as ações, imediatas. À medida em que novas ferramentas foram sendo desenvolvidas, as dificuldades naturais foram aparecendo, mas o que aconteceu em seguida mudou a História da Fames.

Experiência e juventude

Ter um corpo de professores com diversidade de perfis foi importante para a adaptação ao novo normal. Com setenta e dois docentes, de várias idades e diversos níveis de experiência com tecnologias, o grupo se mostrou mobilizado desde o primeiro dia.

Para a professora Regina Célia Martins, com 28 anos de experiência na Fames, a conversão digital foi um desafio aceito sem maiores problemas. “Como toda ação nova, sempre há algumas dificuldades a superar. Foi preciso mudar as estratégias de ensino aos quais estávamos habituados, enquanto educadores e os alunos também tiveram que se adaptar”, destaca.

Já o jovem professor Thiago Vieira, mesmo tendo alguma intimidade com as ferramentas virtuais, também teve alguns obstáculos para transpor. “Meu maior desafio, além de entender mais a fundo as características do Ambiente Virtual de Aprendizagem, foi transmitir de forma clara e facilitada para o estudante as informações e atividades propostas por mim neste Ambiente Virtual”, explica.

Crescimento pessoal e profissional

Cerca de cinco meses passados, a avaliação é de que a Fames desenvolveu um novo perfil de professores, atualizados tecnologicamente e aperfeiçoados no campo pedagógico.

O diretor da Fames, Fabiano Araújo, destaca a importância da participação do corpo docente nesse processo. “Se antes da pandemia o papel do professor já era fundamental na sociedade, hoje estamos vendo que os professores devem ser reconhecidos e valorizados ainda mais. Poucas profissões tiveram uma transformação tão grande em tão pouco tempo. Temos muito a aplaudir e agradecer a eles”, comemora.

O professor Thiago concorda. “Vejo que cada um possui sua história, sua cultura e nem todos são tão familiarizados com a tecnologia. Dos que tive contato, vejo que todos têm se esforçado, cada um com seu tempo de assimilação, mas todos buscando se reinventar.“

A professora Regina também reforça que a pandemia trouxe vários aprendizados. “Muitos professores não acreditaram que fosse possível ensinar música através das plataformas on-line. Nesse momento, grande parte dos meus alunos já entregou as atividades propostas e os demais estão se esforçando para cumprir o programa sem grandes problemas”.

A poucos dias do encerramento do primeiro semestre letivo, a Fames avalia positivamente o esforço feito para dar continuidade às atividades da instituição. “Tivemos muitas dificuldades nesse período, mas, com a colaboração de toda a comunidade acadêmica, vencemos o desafio juntos”, conclui Fabiano.