- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Semana da Voz 2025
09/04/2025 16h34 - Atualizado em
10/04/2025 13h43

14 e 15/Abr | Auditório do Ciretran
Programação:
14/04 (SEGUNDA-FEIRA) | 19h | Auditório do Ciretran
Abertura: Concerto "Brasilidelas"
O concerto homenageia algumas das grandes vozes femininas da Música Popular Brasileira, destacando o protagonismo das mulheres na construção vocal e musical da nossa cultura, enfatizando a brasilidade e versatilidade vocal através dessas vozes.
No repertório, estão desde as sambistas Jovelina Pérola Negra, Alcione, a nomes mais contemporâneos como Cássia Eller, Ana Carolina e Tereza Cristina.
O Grupo VocalPop da FAMES foi criado no ano de 2023 e é formado atualmente por alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura da Fames, sob orientação do Professor de Canto Popular da Fames, Thomas Santos.
Seminário: A Voz Instrumental na Música Popular Brasileira: o idiomatismo instrumental na performance vocal.
Profa. Convidada: Natália Lepri (Participação Remota)
Mediação: Thomas Santos (Professor de Canto Popular)
15/04 (TERÇA-FEIRA) | 10h | Auditório do Ciretran
Mesa Redonda: O canto popular e erudito e seus diversos gêneros: aspectos da Saúde Vocal
Convidados: Isabella Luchi, Luana Shaeffer e Alexandre Bianque
Mediação: Profa. Lorena Espina (Professora de Canto Erudito)
Nessa mesa redonda, serão abordados assuntos sobre a trajetória do cantor popular e erudito pós-experiências acadêmicas, além de cuidados relacionadas ao trato vocal do profissional da voz.
Convidados:
Natália Lepri
Natália Lepri é cantora, preparadora vocal e professora de técnica vocal. Graduada em Licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina, Mestra em Performance pela Universidade Estadual de Maringá e Doutoranda em Musicologia pela USP, foca sua pesquisa na voz instrumental e suas habilidades musicais, além das questões musicológicas envolvidas nesta prática.
É, também, sócia fundadora da Escola de Música Passarim, espaço com ênfase no estudo da música popular brasileira na cidade de Londrina-Paraná, onde dirige vários grupos vocais.
Como cantora possui três discos lançados: Cara Malandragem - A SambÓpera do Malandro (2014), Bichos Cores e outros amores (2015) e Macramê (2022). Em 2024 prepara o lançamento de seu novo show de voz instrumental com pesquisa no repertório de Dominguinhos e Hermeto Pascoal.
Isabella Luchi
Isabella Luchi é Mestre em Performance Vocal pela Azusa Pacific University. Capixaba, iniciou seus estudos de canto na FAMES e logo em seguida sua carreira. Premiada em concursos de canto nacionais e internacionais, como o Concurso Maria Callas (SP), Concurso Natércia Lopes (ES) e James Toland Vocal Arts (Califórnia),já apresentou-se em cinco países, e além de cantora, tem atuado como professora de canto e de yoga para cantores, bem como libretista, integrando uma.das edições do Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro. Neste ano de 2025, destacam-se suas participações como solista nas produções de Carmina Burana (Teatro Bradesco), Macbeth - Dama - Theatro Municipal de SP) e Orfeu no Inferno (Diana - Theatro São Pedro). Associada à PROCANTO (Associação Brasileira de Professores de Canto), atuou como coordenadora do Comitê Lírico junto com Juliana Franco, organizando o Minissimpósio de Canto Lírico, edição de 2024.
Luana Shaeffer
Luana Shaeffer, bacharel em biologia (Salesiano), bacharel em Música com Habilitação em Canto Lirico (Fames), pós graduada em Canto Lírico (Coletivo das Artes) e cursando pós graduação em pedagogia da performance (Fames), cantora lírica atuante no cenário desde 2009, quando fez seu 1° solo em ópera, desenvolve trabalhos significativos com repertório brasileiro, também tem vasta experiencia como professora de Técnica vocal, professora de canto e coral, educadora musical e Regente. Atualmente é professora de canto e coral no projeto Sons da Esperança, professora de canto e coral do Vale Musica, regente do Musica na Rede e integra o quadro de professores do Coletivo das Artes.
Alexandre Bianque
Alexandre Bianque é um tenor capixaba que está se destacando na cena musical internacional. Desde outubro de 2022, ele estuda Canto Erudito na Anton Bruckner Privatuniversität, na Áustria, sob a orientação da mezzosoprano Ruxandra Donose, e também se especializa em Música Antiga com a soprano Miriam Feuersinger. Sua mudança para a Áustria foi viabilizada por uma bolsa integral da Fundação Sally. Nos últimos anos, Alexandre tem se destacado em várias produções, incluindo sua atuação como Ferrando na ópera "Così fan tutte" e sua participação no Landestheater Linz Musiktheather. Ele também foi premiado no Operettenwettbewerb e se apresentou como solista em concertos importantes. Antes de sua experiência na Europa, ele foi orientado pela mezzo-soprano Lorena Espina no Brasil, onde interpretou diversos papéis em óperas e concertos. O artista tem um futuro promissor pela frente, tais como a sua estreia no famoso salão dourado da Musikverein Wien. Ele será o primeiro brasileiro a integrar o Opernstudio do Landestheater Linz, uma conquista significativa para sua carreira e para o país e o nosso estado.