Songbook com coletânea de músicas capixabas será produzido para alunos da Rede Estadual de Ensino

16/09/2019 11h20 - Atualizado em 16/09/2019 11h22

Algumas bandas capixabas que fizeram sucesso no Espírito Santo na década de 1990 terão suas músicas escritas e registradas em um songbook. A iniciativa é da ação “Música na Rede”, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espirito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O songbook, que terá uma primeira edição com aproximadamente dez músicas, será utilizado como material didático para os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Atualmente, o “Música na Rede” atua em 108 escolas estaduais. As canções serão transpostas para partitura, com arranjos para orquestra sinfônica, banda sinfônica, orquestra de violões e corais.

“O objetivo é proporcionar aos nossos alunos o contato com a música autoral capixaba, além de produzir um material didático de qualidade, exclusivo e que registre uma parte importante da memória musical capixaba”, explica o idealizador da iniciativa e coordenador do Projeto “Orquestra de Violões”, maestro Eduardo Lucas (foto).

O público poderá participar da escolha das músicas, através de uma enquete que está disponível no Instagram da Fames. Basta entrar o perfil da Fames no Instagram, acessar o link que está na página principal e responder à pergunta: Quais bandas capixabas dos anos 90 você mais se lembra?

O que é o “Música na Rede”?

A ação Música na Rede engloba os projetos “Bandas nas Escolas”, “Corais nas Escolas”, “Orquestra de Violões nas Escolas” e “Orquestra Sinfônica Jovem”, ofertando o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo.  

Os quatro projetos atuam em diferentes escolas pelo Estado, oferecendo o ensino de variados instrumentos ou, ainda, aulas de canto coral. Para participar o aluno deve estar matriculado em uma das escolas da Rede Estadual participantes da ação Música na Rede, e verificar com a Secretaria quais as regras de inscrição e aulas ofertadas. As aulas de música são comumente realizadas no contraturno escolar, funcionando como uma atividade extracurricular.

Envolvendo os jovens da Rede Pública Estadual de Ensino, a ação tem intenção de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental dos estudantes, e possibilitar a formação, difusão e valorização da música de concerto, propiciando, assim, grande crescimento cultural. Além disso, realiza pesquisa que avalia os impactos correspondentes, tanto para os alunos da rede estadual quanto para as políticas públicas de educação.

 

Os alunos participantes dos projetos têm ainda a oportunidade de realizar provas para ingressar nos grupos de excelência: Banda Sinfônica Jovem Música na Rede, Orquestra Jovem de Violões Música na Rede e Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede. Os alunos aprovados recebem bolsa e participam de ensaios semanais, com repertório próprio.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa
(27) 3636-3611 / (27) 98895-5857
sandro.barbosa@fames.es.gov.br