Prof. Paulo Sérgio Rosa Filho


Email: paulo.filho@fames.es.gov.br

Telefone: (31) 98407 7991

Atendimento: Fames

Horários: 3ª e 4ª - 9h às 16h

Website:

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

EnSerra - Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG Quarteto Mineiro de Saxofones Duo Rosa-Camisassa


Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Bacharel em Música com habilitação em Saxofone pela mesma Instituição. Participou de masterclasses e workshops com grandes nomes do saxofone ao redor do mundo, como Claude Delangle (FRA), Vincent David (FRA), Marie-Bernadette Charrier (FRA), Sergey Kolesov (RUS), Marc Sieffert (FRA), entre outros.

Como saxofonista convidado, atua junto à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Foi artista e professor convidado de diversos festivais, dentre eles o Festival Artes Vertentes (Tiradentes - MG), o Festival de Música de Ponta Grossa (Ponta Grossa - PR), o Encontro Alagoano de Saxofonistas (Maceió - AL) e o Festival Escuta Aqui (Plataforma Virtual).

É detentor do 3º Prêmio no Concurso Panamericano de Saxofon `Selmer Paris` de Yucatàn (México). É também vencedor do Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí.

Paulo Rosa é organizador do EnSerra - Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG, membro do Quarteto Mineiro de Saxofones e do Duo Rosa-Camisassa.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Saxofone Erudito
  • Saxofone Popular

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Saxofone Erudito
  • Saxofone Popular

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo


ÁREAS DE INTERESSE

  • Saxofone
  • Dialogismo
  • Pensamento bakhtiniano
  • Análise do discurso.

PUBLICAÇÕES:

Dissertação

FILHO, Paulo Sérgio Rosa. Nova musica para saxofone no Brasil: dialogismo no repertorio de concerto. 2020. 143f. Dissertação (Mestrado em Musica) - Escola de Musica, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

Artigo

FILHO, Paulo S. R. Publicações acadêmicas o saxofone na música brasileira: contextualização, levantamento, categorização e panorama atual. In: NAS NUVENS, 4a edição. Belo Horizonte: 2018.