Ciclo Comemorativo de Palestras



José Roberto Santos Neves

Nascido em Vitória (ES),  José Roberto Santos Neves é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-graduação em Gestão em Assessoria de Comunicação pela Faesa. Trabalhou no jornal A Gazeta entre 1994 e 2013, como repórter, crítico musical e editor do Caderno Dois. É o criador da página Fanzine, que circulou entre 1995 e 2011 nesse mesmo diário, e do Caderno Pensar, espaço voltado para a reflexão cultural e difusão do conhecimento, que permanece em circulação.

É autor dos livros “Maysa” (2004), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa” (2007), reunindo bastidores de 40 entrevistas com grandes nomes da música popular brasileira; “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012); e “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015).

Ocupa para a Cadeira nº 26 da Academia Espirito-Santense de Letras, antes ocupada pelo jornalista e escritor Marien Calixte.


Paulo Tiné

Professor Doutor do Instituto de Artes da UNICAMP desde 2012. Foi coordenador de graduação entre 2014 e 2018 e coordenador de pósgraduação entre 2019 e 2021 onde atua na linha de pesquisa de Estudos de Performance Musical. Líder do grupo de pesquisa CNPQ “Transcriações Musicais” criado em 2013, é graduado e pós-graduado em Artes pela ECA-USP. Professor de Harmonia voltada a música popular e arranjo, atuou nas Faculdades Santa Marcelina (FASM), Alcântara Machado (FAAM) e na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) antes de ingressar na atual instituição.

Foi professor visitante de Arranjo da UEPA (Universidade Estadual do Pará) entre 2010 e 2016. Dirigiu os grupos musicais institucionais Big Band da EMESP (2011), Orquestra Popular Brasileira (FAAM/EMESP, 2003-2008), Big Band da Santa (FASM, 2001-2012), Big Band
Infanto-Juvenil do projeto Guri Santa Marcelina (2018-19 e comanda a UNICAMP Big Band desde 2014. Também atuou como líder do próprio grupo musical Ensemble Brasileiro (2011-2020), onde, além de escrever os arranjos e composições, tocava violão. É autor dos livros “Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação” (3a edição em 2020) e “10 Peças para Violão: solo brasileiro, anos 90” (2016), ambos pela editora Rondó. 


Cecília Cavalieri

Educadora musical, diretora do MUS - Produção e consultoria em educação musical. Possui Doutorado (PhD) em Educação Musical pela University of London (1998) e Mestrado em Educação Musical com Distinção pela University of London (1996), Graduação em Música - Bacharelado em Piano - (1993) e Especialização em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Foi professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais de 1999 a 2011. 

Tem larga experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação musical, filosofia da educação musical, metodologia da educação musical, composição musical para crianças, performance musical, apreciação musical, a Teoria Espiral de Swanwick e Tillman e Modelo C(L)A(S)P de Swanwick. Autora dos títulos: - Coleção didática para educação musical "Trilha da Música" em cinco volumes (Fino Traço Editora, 2012); - Trilha da Música: Orientações pedagógicas (2013); - #tempo (2014); - Sonhador (2014); - Na torcida (2014); - A primeira flauta (2013); - DOM (2013); - Se essa música fosse minha (2013); - Estradinha Real (2013); - O silencioso mundo de Flor (2011); - Música no ZOO (2011); - Rádio 2031 (2011); - Festa mestiça: o congado na sala de aula (Editora UFMG, 2011, em co-autoria com Yuri Popoff); - Feito à mão: criação e performance para o pianista iniciante (2008); - CD Toda Cor (2006); - Poemas Musicais - CDs "Poemas Musicais" (2003), finalista do Prêmio TIM e livro de partituras "Ondas, meninas, estrelas e bichos"; - Autora do conteúdo pedagógico da Plataforma Turma do Som (Daccord, 2012), para educação musical em escola regular, dos livros do aluno v. e v.2 e do Manual do Professor v.1; - Jogos pedagógicos para educação musical (Editora UFMG, 2005), em co-autoria com Rosa Lúcia dos Mares Guia.


Dario Sotelo

Mestre em Regência Orquestral pela City University, formado em Viola pelo Conservatório de Tatuí, Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí, formado em Violino - Conservatório de Tatuí, Bacharel em Contabilidade pela Escola de Contabilidade de São José do Rio Preto, formado em Piano pelo Conservatório Etelvina Ramos Viana.

É regente Titular da Orquestra de Sopros Brasileira e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, professor de Regência Instrumental do Conservatório de Tatui, membro da Comissão de WASBE Artístico para a Conferência de Chiayi, Taiwan – 2011 e Consultor e Assessor Pedagógico de Conjuntos para o Projeto Guri - Cidade de São Paulo, Brasil.


Matthew George

Doutor em Regência pela University of North Texas, mestre em Educação Musical pela Southern Methodist University e bacharel em educação musical e apresentação de trompete pelo Ithaca College.  Professor de Música, Professor Distinto da John Ireland e Diretor de Bandas e Orquestra da Universidade de St. Thomas em St. Paul, Minnesota. Foi presidente do Departamento de Música da universidade por vinte anos.  Presidente e Maestro do Centro de Educação Musical da Universidade Xi'an Jiaotong em Xi'an, China; Lecionou na University of North Texas e na Southern Methodist University.

Atua como maestro convidado em todo o mundo, trabalhando regularmente com orquestras e bandas profissionais, bem como grupos de festivais de todas as idades, como a Orquestra de Sopros do Brasil, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquesta Ouro Preto (Brasil), Orquesta Sinfónica de Guanajuato (México), a National Youth Wind Orchestra da Grã-Bretanha, Queensland Conservatorium Wind Symphony (Austrália), Birmingham Symphonic Winds (Reino Unido), a Banda de Madrid, a Banda de Bilbao Musika (Espanha), a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai e da Banda do Exército de Libertação Popular (China).