- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Ciclo Comemorativo de Palestras
Nascido em Vitória (ES), José Roberto Santos Neves é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-graduação em Gestão em Assessoria de Comunicação pela Faesa. Trabalhou no jornal A Gazeta entre 1994 e 2013, como repórter, crítico musical e editor do Caderno Dois. É o criador da página Fanzine, que circulou entre 1995 e 2011 nesse mesmo diário, e do Caderno Pensar, espaço voltado para a reflexão cultural e difusão do conhecimento, que permanece em circulação.
É autor dos livros “Maysa” (2004), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa” (2007), reunindo bastidores de 40 entrevistas com grandes nomes da música popular brasileira; “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012); e “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015).
Ocupa para a Cadeira nº 26 da Academia Espirito-Santense de Letras, antes ocupada pelo jornalista e escritor Marien Calixte.
Paulo Tiné
Professor Doutor do Instituto de Artes da UNICAMP desde 2012. Foi coordenador de graduação entre 2014 e 2018 e coordenador de pósgraduação entre 2019 e 2021 onde atua na linha de pesquisa de Estudos de Performance Musical. Líder do grupo de pesquisa CNPQ “Transcriações Musicais” criado em 2013, é graduado e pós-graduado em Artes pela ECA-USP. Professor de Harmonia voltada a música popular e arranjo, atuou nas Faculdades Santa Marcelina (FASM), Alcântara Machado (FAAM) e na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) antes de ingressar na atual instituição.
Foi professor visitante de Arranjo da UEPA (Universidade Estadual do Pará) entre 2010 e 2016. Dirigiu os grupos musicais institucionais Big Band da EMESP (2011), Orquestra Popular Brasileira (FAAM/EMESP, 2003-2008), Big Band da Santa (FASM, 2001-2012), Big Band
Infanto-Juvenil do projeto Guri Santa Marcelina (2018-19 e comanda a UNICAMP Big Band desde 2014. Também atuou como líder do próprio grupo musical Ensemble Brasileiro (2011-2020), onde, além de escrever os arranjos e composições, tocava violão. É autor dos livros “Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação” (3a edição em 2020) e “10 Peças para Violão: solo brasileiro, anos 90” (2016), ambos pela editora Rondó.
Educadora musical, diretora do MUS - Produção e consultoria em educação musical. Possui Doutorado (PhD) em Educação Musical pela University of London (1998) e Mestrado em Educação Musical com Distinção pela University of London (1996), Graduação em Música - Bacharelado em Piano - (1993) e Especialização em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Foi professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais de 1999 a 2011.
Tem larga experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação musical, filosofia da educação musical, metodologia da educação musical, composição musical para crianças, performance musical, apreciação musical, a Teoria Espiral de Swanwick e Tillman e Modelo C(L)A(S)P de Swanwick. Autora dos títulos: - Coleção didática para educação musical "Trilha da Música" em cinco volumes (Fino Traço Editora, 2012); - Trilha da Música: Orientações pedagógicas (2013); - #tempo (2014); - Sonhador (2014); - Na torcida (2014); - A primeira flauta (2013); - DOM (2013); - Se essa música fosse minha (2013); - Estradinha Real (2013); - O silencioso mundo de Flor (2011); - Música no ZOO (2011); - Rádio 2031 (2011); - Festa mestiça: o congado na sala de aula (Editora UFMG, 2011, em co-autoria com Yuri Popoff); - Feito à mão: criação e performance para o pianista iniciante (2008); - CD Toda Cor (2006); - Poemas Musicais - CDs "Poemas Musicais" (2003), finalista do Prêmio TIM e livro de partituras "Ondas, meninas, estrelas e bichos"; - Autora do conteúdo pedagógico da Plataforma Turma do Som (Daccord, 2012), para educação musical em escola regular, dos livros do aluno v. e v.2 e do Manual do Professor v.1; - Jogos pedagógicos para educação musical (Editora UFMG, 2005), em co-autoria com Rosa Lúcia dos Mares Guia.
Mestre em Regência Orquestral pela City University, formado em Viola pelo Conservatório de Tatuí, Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí, formado em Violino - Conservatório de Tatuí, Bacharel em Contabilidade pela Escola de Contabilidade de São José do Rio Preto, formado em Piano pelo Conservatório Etelvina Ramos Viana.
É regente Titular da Orquestra de Sopros Brasileira e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, professor de Regência Instrumental do Conservatório de Tatui, membro da Comissão de WASBE Artístico para a Conferência de Chiayi, Taiwan – 2011 e Consultor e Assessor Pedagógico de Conjuntos para o Projeto Guri - Cidade de São Paulo, Brasil.
Doutor em Regência pela University of North Texas, mestre em Educação Musical pela Southern Methodist University e bacharel em educação musical e apresentação de trompete pelo Ithaca College. Professor de Música, Professor Distinto da John Ireland e Diretor de Bandas e Orquestra da Universidade de St. Thomas em St. Paul, Minnesota. Foi presidente do Departamento de Música da universidade por vinte anos. Presidente e Maestro do Centro de Educação Musical da Universidade Xi'an Jiaotong em Xi'an, China; Lecionou na University of North Texas e na Southern Methodist University.
Atua como maestro convidado em todo o mundo, trabalhando regularmente com orquestras e bandas profissionais, bem como grupos de festivais de todas as idades, como a Orquestra de Sopros do Brasil, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquesta Ouro Preto (Brasil), Orquesta Sinfónica de Guanajuato (México), a National Youth Wind Orchestra da Grã-Bretanha, Queensland Conservatorium Wind Symphony (Austrália), Birmingham Symphonic Winds (Reino Unido), a Banda de Madrid, a Banda de Bilbao Musika (Espanha), a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai e da Banda do Exército de Libertação Popular (China).