- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Conecta Fames | 2026
10/02/2026 12h45 - Atualizado em
11/02/2026 16h44
Datas: 19 e 20 de fevereiro
19/02 - Quinta-feira
10h - Oficina/Palestra I: Percussão Corporal | Profa. Me. Mariana Maziero | Auditório
16h30 - Concerto Temático I - Forró
18h - Oficina/Palestra II: O aquecimento na prática musical | João Ricardo Ferreira Santos, Prof. Dr. Lício Bruno, Ludmila Rocha, Luísa Pedrada | Auditório
19h30 - Recepção dos Ingressantes | Sala 302
20/02 - Sexta-feira
9h30 às 11h - Recepção dos Ingressantes | Sala 302
16h30 - Concerto Temático II - Música de Câmara
18h - Concerto Temático III - Rock
19h30 - Oficina/Palestra III: Oficina de Percussão Popular Brasileira – Samba | Prof. Me. Daniel Lima | Auditório
Convidados:
Mariana Maziero
possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) e Licenciatura em música.
É produtora cultural e musicista formada em flauta transversal pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Educação Musical na Faculdade Cantareira.
É mestra em música, sob a orientação da Prof. Dr. Margarete Arroyo e doutoranda em música, com orientação da Prof. Dr. Sônia Regina Albano de Lima, ambas pesquisas na área de educação musical pelo Instituto de Artes da Unesp.
Tem experiência como professora de musicalização, flauta e percussão corporal em projetos sociais, escolas de música e em instituições educacionais.
Há mais de 15 anos pratica percussão corporal, sendo integrante da Orquestra do Corpo e parceira do grupo Barbatuques, e estabeleceu pesquisa acadêmica nessa área nos cursos de pós-graduação.
Participou do Apremus (CNPq) - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade e atualmente integra o G-PEM (CNPq) - Grupo de Pesquisa em Educação Musical, liderado pela Prof. Dr. Marisa Fonterrada.
João Ricardo Ferreira Santos

É fonoaudiólogo (CRFa 6-12239), graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na área clínica e científica da Fonoaudiologia, especialmente em voz falada e cantada e no aperfeiçoamento da comunicação.
É especializado em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV), com formação direcionada à avaliação e intervenção em distúrbios vocais e ao desenvolvimento da voz profissional.
Seu trabalho contempla tanto o atendimento clínico quanto o acompanhamento de pessoas que utilizam a voz de forma intensa em suas atividades profissionais, incluindo falantes e cantores. sua atuação clínica é baseada em avaliação individualizada e em práticas alinhadas às evidências científicas da área.
Possui experiência musical como instrumentista, com atuação em coral e acompanhamento de cantores. Essa vivência auxilia na compreensão das demandas técnicas e funcionais do canto.
Além da clínica, é membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), onde atua como Analista de Marketing, colaborando em ações relacionadas à comunicação e à organização de atividades educacionais da entidade.
Lício Bruno

Tem 38 anos de carreira ininterrupta, mestrado (UNIRIO), e doutorado (UFMG - em andamento). Com aperfeiçoamento em Ópera na Ópera de Budapeste.
Além de cantor e diretor cênico, atua desde 2008 como professor universitário, onde ensina desde 2020.
Foi laureado com o Prêmio Carlos Gomes 2004, o primeiro prêmio no Budapest International Singing Competition 1998. Recebeu a Comenda Carlos Gomes pela SBACE – Campinas e a Medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU, pela ABFIP-ONU por suas contribuições à Arte e ao Brasil. O Prêmio "Grandes Vozes", da Cia Ópera São Paulo (2025), inscreveu seu nome como voz de referência no panorama lírico nacional e internacional.
Sua presença é notória nos principais teatros líricos brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte. Artista convidado das principais orquestras do país, como a OSB, a OSESP e a Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), tendo com esta gravado para o selo Naxos.
Fundou com a mezzo-soprano Adalgisa Rosa o Coletivo das Artes, Centro de ensino e produção musical. Sua montagem de O Caixeiro da Taverna, circulou nacionalmente, juntamente com O Reino de Duas Cabeças, de Jaceguay Lins.
Ludmila Rocha
É Natural de São Mateus - ES, reside atualmente em Vila Velha - ES.
Atualmente caminha para reta final do Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Flauta Transversal pela FAMES (Faculdade de Música do ES).
Já participou como bolsista em diversos Festivais internacionais de música.
Atualmente tem 22 anos e tem feito parte como musicista convidada em concertos com grupos Jovens e profissionais do ES, como a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, OCA (Orquestra Capixaba), Orquestra Jovem Vale Música, Orquestra Jovem Capixaba, OSES (Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo), e a Orquestra Camerata SESI.
No último ano se dedicou a formação do grupo Trevo de quatro flautas, com colegas flautistas da FAMES. Grupo que explora arranjos de peças populares com diferentes formações.
Luísa Pedrada
É fisioterapeuta, doutoranda em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela EMESCAM. Graduou-se em Fisioterapia pela EMESCAM em 2020.
Possui especialização em Cuidados Paliativos pela Residência Multiprofissional do ICEPI, além de pós-graduação em Fisioterapia Respiratória e formação em Fisioterapia Neurofuncional. Também possui experiência em Fisioterapia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.
Atua nas áreas de fisioterapia em paciente crítico, cuidados paliativos, geriatria, oncologia e ortopedia. Desenvolve atividades de pesquisa com ênfase em políticas públicas, cuidados paliativos, reabilitação e saúde.
Possui experiência internacional, com vivência acadêmica no ensino médio e atuação voluntária em Cuidados Paliativos no All Saints Hospital, em Springhill, Nova Scotia, Canadá.