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VIII Semana Internacional de Pesquisa em Música da Fames
APRESENTAÇÃO / Presentación
A Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames) convida profissionais, estudantes e pessoas interessadas em pesquisas na área da música, suas subáreas e interfaces, a participarem da VIII Semana Internacional de Pesquisa em Música da Fames, com o tema central "Música, Musicologia e Educação Musical: realidades e perspectivas", que acontecerá de 19 a 23 de agosto de 2019 na cidade de Vitória – ES.
Em sintonia com o desenvolvimento da pesquisa em música no Brasil, marcado principalmente pelo surgimento de programas de pós-graduação, temos assistido a um interesse crescente no campo fomentando inclusive a iniciação científica nos cursos de graduação. Sendo assim, a Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” - FAMES vem proporcionando à sua comunidade (professores, alunos e interessados), uma aproximação com a pesquisa em música que tem sua culminância na realização da VIIII Semana Internacional de Pesquisa em Música da FAMES que, neste ano de 2019, em sua oitava edição, será internacional.
A VIII Semana Internacional de Pesquisa em Música da Fames se configura como espaço para apresentar e discutir pesquisas em música compartilhadas em palestras e conferências de pesquisadores de destaque no ambiente acadêmico nacional e internacional, além de sessões de comunicações orais, exposição e apresentações de pôsteres, rodas de conversa e apresentações musicais.
Com a realização da VIII Semana Internacional de Pesquisa em Música da Fames, ao internacionalizar o evento, a Fames busca promover a aproximação, a criação e o fortalecimento de laços entre estudantes e pesquisadores internacionais, principalmente latino-americanos, criando maiores possibilidades de trânsito do conhecimento na área da música, estimulando a reflexão e o debate a partir do encontro com outras realidades, além de fomentar o trabalho em equipe.
É preocupação constante da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa da Fames, que suas ações promovam o desenvolvimento dos alunos de graduação em direção a pesquisa acadêmica, preparando-os para tal. Sendo assim, atividades voltadas a esse fim encontram-se incluídas na programação.
Outra preocupação é promover a aproximação com os professores da educação básica oportunizando o contato com metodologias e resultados de pesquisas acadêmicas da área.
Contaremos com a participação de palestrantes renomados nacionalmente e internacionalmente. A presença desses convidados certamente contribuirá com reflexões e debates consistentes e será fundamental para que estudantes, pesquisadores e interessados estabeleçam contato direto com profissionais referenciais na área da música e com suas produções.
Desse modo, nosso empenho está direcionado ao movimento constante e crescente de criar demanda anual junto a comunidade acadêmica e interessada neste tipo de evento, favorecendo a pesquisa em música, buscando excelência e consolidando de forma referencial no calendário nacional e internacional esta ação proporcionada pela Fames.
Objetivo Geral
Proporcionar anualmente, de forma regular, um espaço de interlocução, estímulo, aproximação e desenvolvimento de pesquisas em música buscando excelência fazendo com que o evento seja referência no Brasil e em outros países.
Objetivo Específicos
- Promover a produção de conhecimento na área da música;
- Contribuir com a qualificação de estudantes e pesquisadores;
- Incentivar e apoiar a interação e colaboração entre pós-graduandos brasileiros e de outros países.
- Divulgar o estado da arte do conhecimento produzido por estudantes e pesquisadores no Brasil e na América-latina;
- Proporcionar o contato dos participantes com pesquisadores referenciais para a área da pesquisa em música;
- Oportunizar aos estudantes de graduação contato com diversas modalidades de pesquisa em música;
- Instigar e integrar, por meio do diálogo, as diversas vertentes da pesquisa em música.
Palestrantes
Cecília Cavalieri
Educadora musical, diretora do MUS - Produção e consultoria em educação musical. Possui Doutorado (PhD) em Educação Musical - University of London (1998) e Mestrado em Educação Musical com Distinção - University of London (1996), Graduação em Música - Bacharelado em Piano - (1993) e Especialização em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Foi professora adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais de 1999 a 2011. Tem larga experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação musical, filosofia da educação musical, metodologia da educação musical, composição musical para crianças, performance musical, apreciação musical, a Teoria Espiral de Swanwick e Tillman e Modelo C(L)A(S)P de Swanwick. Autora dos títulos: - Coleção didática para educação musical "Trilha da Música" em cinco volumes (Fino Traço Editora, 2012); - Trilha da Música: Orientações pedagógicas (2013);
- #tempo (2014); - Sonhador (2014); - Na torcida (2014); - A primeira flauta (2013); - DOM (2013); - Se essa música fosse minha (2013); - Estradinha Real (2013); - O silencioso mundo de Flor (2011); - Música no ZOO (2011); - Rádio 2031 (2011); - Festa mestiça: o congado na sala de aula (Editora UFMG, 2011, em co-autoria com Yuri Popoff); - Feito à mão: criação e performance para o pianista iniciante (2008); - CD Toda Cor (2006); - Poemas Musicais - CDs "Poemas Musicais" (2003), finalista do Prêmio TIM e livro de partituras "Ondas, meninas, estrelas e bichos"; - Autora do conteúdo pedagógico da Plataforma Turma do Som (Daccord, 2012), para educação musical em escola regular, dos livros do aluno v. e v.2 e do Manual do Professor v.1; - Jogos pedagógicos para educação musical (Editora UFMG, 2005), em co-autoria com Rosa Lúcia dos Mares Guia.
Sonia Rubinsky
Brasileira, nascida em Campinas, Sonia Rubinsky viveu no Brasil, Israel e Nova York. Apresentou para Arthur Rubinstein quando tinha dezesseis anos e estudou com Vlado Perlemuter, Beveridge Webster, Jacob Lateiner, Olga Normanha e William Daghlian. Formou-se na Juilliard School com um grau de Doutor em Artes.
Sônia Rubinsky se apresentou como solista ou com orquestras na América do Norte, Europa, Israel e América do Sul. Tem se apresentado regularmente no Brasil, notadamente com a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Sinfônica de Campinas e a Sinfônica do Estado de São Paulo. Recebeu o Prêmio William Petschek e o prêmio de "Melhor Recitalista do Ano" da Associação Paulista de Críticos de Música. Ganhou o prêmio Carlos Gomes como pianista do ano em 2006 e ganhou o Grammy Latino [em 2009, como Melhor Gravação do Ano pelo 8º disco em uma série de obras de piano completas de Heitor Villa-Lobos. Sonia Rubinsky também gravou obras de diversos outros compositores referenciais no mundo da música erudita.
Cliff Korman
Pianista, compositor e pesquisador. Possui doutorado em Música-Jazz Arts Advancement (Manahattan School of Music, 2012; Tese: Improviso na Jazz Sinfônica”, acompanhada da composição própria “Interventions”) e mestrado em Música: Especialização na Jazz Performance (The City College of New York, 1996). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atua nas disciplinas Harmonia do Teclado, Harmonia em Música Popular e Técnicas de Improvisação. Coordenador do grupo
de pesquisa Improvisa e do projeto para digitalizar o acervo do ícone da música brasileira Paulo Moura. Outros focos de pesquisa incluem o piano popular brasileiro: história e prática; pedagogia e estudos de música popular; e as circulações gobais do jazz. Atua no Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO e no PPGM da Escola de Música-UFMG como colaborados externo onde orienta dissertações na linha de Performance.
Artigos publicados incluem “Pushing at Boundaries: The Path of Brazilian Instrumentalist”e “Paulo Moura’s Hepteto and Quarteto: ‘Sambajazz’as ‘Brazilogical popular instrumental improvised music’”. Estudou em Nova Iorque, sua cidade natal, com os mestres do jazz Roland Hanna, Barry Harris, Ron Carter, Kenny Barron e David Liebman. Na carreira constam apresentações com Paulo Moura, Toninho Horta, Milton Nascimento, Leny Andrade, Astrud Gilberto, Nelson Faria, e Henrique Cazes, além de performances a quarto mãos com os pianistas Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta e Cristovão Bastos. Dentre as gravações autorais constam Migrations (Planet Arts 2005); Mood Ingênuo: Pixinguinha Meets Duke Ellington (Jazzheads,1999) e Gafiera Dance Brasil (Almonds and Roses Music, 2014) uma série de improvisações para piano solo.
Monica Vermes
Monica Vermes é musicóloga, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e professora associada na Universidade Federal do Espírito Santo. Lidera o NELM - Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos e participa das atividades do Departamento de Teoria da Arte e Música e dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Comunicação e Territorialidades. É pesquisadora do Labelle – Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (UERJ), do NOMOS – Núcleo de Musicologia Social do Instituto de Artes da Unesp (IA-Unesp), do grupo de pesquisa Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS) e do Grupo de Pesquisa História e Música (Unesp). Foi bolsista da Biblioteca Nacional (2016-2017) com o projeto Circuitos Musicais no Rio de Janeiro: teatros (1906-1920). Sua área de pesquisa é a música na Belle Époque carioca em suas múltiplas tramas na cidade. Participa regularmente de congressos e outros encontros acadêmicos no Brasil e no exterior.
Eva Pitlik Lautersztein
Nasceu na Alemanha e morou na Argentina e Israel. Dentre seus estudos acadêmicos constam: M.A. em Musicologia na Universidade de Tel Aviv, BA. Em composição e regência na Universidade de Tel Aviv, Pedagogia Musica em Buenos Aires e estudos acadêmicos no Instituto MOFET.
Tem atuado como conferencista, professor e orientadora nas seguintes instituições: Faculdade Levinsky de Educação Musical em Tel Aviv, Academia de Música de Jerusalém e Bar-llan University / Departamento de Música.
Publicou os seguintes livros: “Hakol Bokol” livro didático e repertório para crianças em coral de classe (Hebraico, 2010); “Conjugando Voces en el aula coral” para crianças sul-americanas nas escolas (2014) Noveduc, Buenos Aires; “Reproduzindo vozes no coro da turma”para ser publicado.
Publicou os artigos “Reflexão como a primeira ferramenta para melhorar o desempenho coral”, Secretaria de Corais de Catalunya (Espanha). “Primeiros passos em um coro infantil”, Israel. Gravou CDs com vários coros, entre eles o Coral Cantabile Children do Conservatório Municipal, Israel. Foi convidada especial para o “Festival des Choeurs laureats”em Vaison-la-Romaine (França), com o coral Cantabile, entre outros Festivais e Competições. É membro da organização do Seminário para regents de coros infantis, em Marktoberdorf (Alemanha). Presidente da ISCO Israel Society for Choral Conductors. Tem realizado palestras sobre Pedagogia Coral na Espanha, Hungria e América do Sul. É membro do Júri no Concurso Coral Internacional de Tolosa (Espanha). Produziu a pesquisa “Classe Coral: uma oportunidade para desenvolver habilidades musicais e sociais” na Levinsky, Faculdade de Educação em parceria com Dr. Aviva Aviv (Sociologia).
Abel Moraes
Abel Moraes é violoncelista com mestrado pela Thames Valley University de Londres e doutor em Educação Musical pela Escola de Música da UFMG. Atuou por mais de vinte anos como instrumentista de orquestra e camerista, tendo se apresentado no Brasil e no exterior (EUA e UK). Desde 1997 é professor universitário, ingressando na Universidade do Estado de MG (UEMG) e posteriormente na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Participa regularmente como palestrante e professor convidado em festivais e universidades brasileiras, ministrando cursos de capacitação pedagógica e workshops de performance musical. Possui publicações nas áreas de educação musical, ensino instrumental em grupo, pedagogia e psicologia da performance musical.
Claudio Dauelsberg
É pianista, arranjador, compositor, educador e produtor musical. Mestre em Piano Performance pela UFRJ, se especializou em Arranjo, Composição, Novas Linguagens Tecnológicas Aplicadas à Música pela Berklee College of Music. É Doutor em Música pela UNIRIO, onde é professoraudio tem em sua discografia 7 CDs e 2 DVDs. O CD “BACH” foi gravado com a Orquestra de Câmara de Moscou no Tchaikovsky Hall e premiado pela Nord Deutsche Rundfunk, o CD “ALÉM DAS IMAGENS” foi indicado para o premio Sharp, “PAISAGENS BRASILEIRAS” foi gravado ao vivo no Festival de Montreux,” VENTOS DO NORTE” no Rainbow Studios em Oslo e tem ainda dois CDs gravados com o DUO FENIX no início de sua carreira.
Claudio é um dos mais bem sucedidos músicos brasileiros a trabalhar com popular e o erudito, na música experimental e eletrônica com profundidade e domínio em ambas as áreas, envolvendo interpretação, improvisação e composição atuando também na área de filmes e comerciais.
Já se apresentou ao lado de grandes nomes como Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrene, Toots Thielemans, Chick Corea, João Bosco, Márcio Montarroyos, Hermeto Pascoal, Nico Assumpção, Marcos Suzano, Jacques Morelembaum, Toninho Horta, Orquestra de Câmera de Moscou, Orquestra de Genebra, Orquestra Nacional de Brasília entre tantos outros.
É responsável por promover expressivos movimentos na área da música instrumental brasileira como o projeto PianOrquestra criado em 2002, onde elementos étnicos e raízes brasileiras são explorados fazendo com que o piano, tocado a dez mãos simultaneamente, se transforme em sua própria orquestra. Com o PianOrquestra gravou dois DVDs, “DEZ MÃOS E UM PIANO” e “MULTIFONIAS, que contou com a participação de grandes vozes como Monica Salmaso, Teresa Cristina, Maíra Freitas, Mariana Baltar e Manu Santos, além da inovadora concepção visual de Batman Zavareze.
Thaís Fernandes
Thaís Fernandes é bacharel em Flauta Transversa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestra em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Doutora em Performance Musical, também pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo passado um período de estágio (doutorado sanduíche) na McGill University, sob a supervisão do professor Marcelo Wanderley. Atualmente é bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq e pesquisadora associada dos grupos de pesquisa da UFRGS (Processos de ensino e aprendizagem instrumental: Estudos da prática efetiva), UFMG – CEGeMe (Centro de Estudos do Gesto Musical e Expressão) e da UFES [eMMa] (Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil).
Atuou como professora do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo e como flautista possui experiência em grupos de câmara e orquestras, tendo atuado como flautista convidada nas orquestras: Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica Jovem do Palácio das Artes e Sinfônica do Espírito Santo.
Na área de investigação científica, estuda a relação entre os gestos físicos e o processo de organização das frases musicais pelos interpretes, durante uma performance musical, incluindo áreas de extração de informações de sinais de áudio e vídeo, captura e análise de movimento humano, planejamento e execução de performance musical. Tem experiência e publicações no campo da música e gênero, investigando a relação entre gênero e posições de destaque na música erudita brasileira.
Possui interesse em performances multi-modais envolvendo instrumentos ampliados por sensores e instrumentos digitais. Temas recorrentes: músicos expert, planejamento e performance musical, prática deliberada, movimentos auxiliares, captura de movimento humano e manipulação de parâmetros acústicos durante a execução de frases musicais, gênero e música, feminismo e política.
Pedro Mota
Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em trompete pela mesma instituição. Dentre os diversos grupos que participou, destacam-se: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orchestrades Universelles - França, Banda Sinfônica da FAMES e Quinteto de Metais Itaratã. No cenário da música popular, dividiu o palco com artistas tais quais: Toninho Horta, Rosa Passos, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Lenine, Geraldo Azevedo, Zizi Possi, dentre outros. Atuou como professor na Faculdade de Música do Espírito Santo e como principal trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (2006-2014). É professor adjunto no Departamento de Música da Universidade Federal de São João del Rei - DMUSI - UFSJ e integrante da MG Big Band.
Marcus Neves
É artista sonoro e sound designer. É formado em Licenciatura em Música (2006), especialista em Estudos Literários (2008) e Mestre em Letras (ênfase em Estudos Literários, 2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo onde, desde 2010, leciona como professor efetivo nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música e Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Co-fundador do NESCoM (Núcleo Espirito-Santense de Computação Musical/UFES) e coordenador do Grupo de Experimentação Sonora (GEXS).
Tem se dedicado ao registro de paisagens sonoras, composição de música acusmática e experimental, performances ao vivo e trilhas sonoras para espetáculos de teatro, dança contemporânea e cinema, neste atuando também como mixador e sound designer.
Publicou em 2015 o livro Augusto de Campos e a música de invenção (uma escuta entre poemas) pela editora Prismas.
Leandro Costalonga
Doutor, em Computação Musical pela University de Plymouth(GB), mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Professor adjunto do Departamento de Computação e Eletrônica da Universidade Federal o Espírito Santo. Fundador e coordenador do NESCoM - Núcleo Espírito-santense de Computação Musical. Membro da Comissão Especial de Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação. Autor de mais de 50 artigos científicos em temas correlatos à Computação Musical e suas interfaces com Inteligência Artificial, Interação Homem-Computador, e Linguagens de Programação. Coordenador diversos eventos internacionais áreas, inclusive o UbiMus 2019 que ocorrerá em conjunto com 14th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), em Marseille-FR de 14-18 de Outubro.
Fabiano Araújo
Fabiano Araújo Costa é Doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, onde defendeu uma tese sobre a dimensão interacional das músicas audiotáteis. É professor de Harmonia, e Musicologia na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), onde foi coordenador do curso de Licenciatura em Música (2009-2012) e criador do projeto do curso de Bacharelado em Composição Musical (2010). Em 2019 é cedido ao Governo do Estado do Espírito Santo para assumir a Direção Geral da Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES.
Como pesquisador, é Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e líder do Grupo de Pesquisa eMMa – Núcleo de Estudo em Música e Musicologia Audiotátil, onde coordena os projeto Groove, Improvisação e Interação Musical. Desde 2016, é membro associado do Instituto de Pesquisa em Musicologia - Institute de Recherche en Musicologie (IReMus - Paris-Sorbonne), onde é co-fundador e co-diretor o programa de pesquisa CRIJMA (Centro de Pesquisa Internacional sobre o Jazz e as Músicas Audiotáteis) e da Revista acadêmica RJMA (Revista de Estudos do Jazz e das músicas Audiotáteis).
Como músico (pianista), produziu os álbuns: O Aleph (2006) com músicas autorais escritas para sexteto; Calendário do Som – 9 dias (2009), com música do “Calendário do som” de Hermeto Pascoal, gravado em quarteto, em Portugal, com o contrabaixista norueguês Arild Andersen[ECM]; Rheomusi (2011), em trio com Arild Andersen e Naná Vasconcelos; e Baobab trio (2012), no qual desenvolve releituras de Radamés Gnattali, Baden Powell, e música improvisada.
Como musicólogo, realizou conferencias no Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma (IT), no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris (FR), Università di Torino (IT), Università di Macerata (IT), Université Paris-Sorbonne (FR), Club du Choro de Paris (FR), UNICAMP, UNIRO, UFRJ, UFMG, UFG e possui artigos publicados em revistas acadêmicas no Brasil, França e Itália.
Ademir Adeodato
Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO, 2016), Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), possui Especialização em Musicoterapia - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2007), Especialização em Educação Comunitária - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2009), e Graduação em Licenciatura em Música - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2005). Atua como Professor de Artes do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Nova Venécia), Coordenando o Núcleo de Arte e Cultura do IFES. Atuou como Coordenador de Projetos em Educação Musical pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES), como Professor do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Música da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e como Professor Formador em Educação Musical em várias redes de ensino do Estado do Espírito Santo. Foi o Coordenador Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM - (2014-2015) Também atua, desde 2000, como músico profissional (nos instrumentos saxofone e flauta transversal) em diversificados grupos do cenário da música popular capixaba. Desenvolve pesquisas no campo do ensino da música, com ênfase na história da educação Educação Musical.
Alba Janes Santos Lima
Professora de Arte no Ifes, atuou como professora da área de Educação Musical na Licenciatura na Fames e na Coordenação de Projetos de Música na PMV. Licenciada e Música-UFPE, Especializada em Educacao-UFES, Mestre em Música-UFRJ, Doutoranda em Música-UNIRIO.
Ernesto Hartmann
Ernesto Hartmann é natural do Rio de Janeiro. É Professor Associado do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR em Curitiba/PR. Concluiu na Escola de Música da UFRJ o Bacharelado em Piano (1993) e o Mestrado em Música (Práticas Interpretativas/Piano – 2001). Em 2010 concluiu o Doutorado em Música na UNIRIO (Linguagem e Estruturação Musical).
Atua profissionalmente em recitais de música de câmera, como solista, acompanhador de cantores e como solista de orquestra. É compositor, tendo sido premiado no 1º Concurso SESI Minas de Composição para Orquestra do SESI realizado pela FIEMG/MG em 2006 e participado de festivais e eventos de música contemporânea, com destaque para as Bienais
de Música Contemporânea da FUNARTE (2007/2009). Desenvolve pesquisa nas áreas de Linguagem e Estruturação Musical investigando as relações entre Música, Linguagem e Narrativas, com ênfase no uso da Hermenêutica Musical e na área de Pedagogia da Performance.
Também faz parte da sua formação cursos de Regência com o Maestro Alceu Bochino na EMVL/RJ, além de master-classes com Sônia Maria Vieira, Colbert Hilgenberg, Luís Carlos de Moura Castro, Homero Magalhães, Luís Medalha, Luís Senise, Glória Maria da Fonseca, Myriam Grosman, Caio Pagano, Ondine Mello, Frederick Moyer (USA), Fani Solter (Alemanha), Mario Papadopoulos (Inglaterra), Domenique Merlet (França), Mikhail Rudy (Rússia), Ruth Laredo (EUA) e Miguel Proença.
Hellem Pimentel
Hellem Pimentel é professora do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda em Música pela Universidade Estadual de Campinas, possui Mestrado em Musicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa O Musicar Local: Novas Trilhas para a Etnomusicologia - projeto temático da FAPESP sediado na USP e UNICAMP - e integrante da diretoria da Associação Brasileira de Etnomusicologia, participando de duas gestões consecutivas (2017-2019 e 2019-2021). Como maestrina, vem trabalhando com foco na música popular e na interface com o teatro, e já esteve à frente de grupos como o Coro Jovem da FAMES, o Coro Experimental Vale Música e o Coro Universitário da UFJF, entre outros. Atua também como cantora e pianista, participando de gravações, concertos e festivais, tendo se apresentado para artistas consagrados como Milton Nascimento, Ivan Lins e Roberto Menescal.
Alexandre Siqueira de Freitas
Alexandre Siqueira de Freitas é doutor em Artes/Música pela Universidade Paris-Sorbonne e pela Universidade de São Paulo (USP) (cotutela), Mestre em Musicologia pela Universidade de Toulouse II e Bacharel em Música (piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou, em 2015, estágio de pós-doutorado em Artes na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Como professor, atuou/atua nas áreas de Educação Musical, Estética, História da Arte, Piano, Música de Câmara, entre outras, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Em sua atividade como pesquisador, transitou/transita por temáticas da Estética, da Poética, da Teoria da Arte, das relações música-artes visuais e arte-ciência, entre outros campos de interesse. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Música e Educação (NEME), juntamente com Darcy Alcântara, na UFES. Foi articulista cultural e colaborador do site e da revista Carta Capital. É autor do livro, publicado na França, Rencontre des arts (Harmattan, 2015).
VIII Semana Internacional de Pesquisa em Música da Fames
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