Profª. Elaine Maria Boniolo Martins


Email: emboniolo@gmail.com

Telefone: +55 (27) 99709-1963

Atendimento: Fames

Horários: Quartas-feiras e Sextas-feiras de 09:30 às 18:30h 

Website: 

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

Corais nas Escolas - Projeto Música na Rede

GRUPOS DE PESQUISA


ELAINE BONIOLO - BIOGRAFIA

Elaine Boniolo é natural de Colatina – ES; estudou canto lírico e pedagogia da voz na Hochschule für Musik “Franz Liszt” em Weimar, diplomando-se como mestra em performance no ano 2000, na Alemanha. Foi solista convidada da International Sommer-Musikakademie Hundisburg com a obra “Knoxville: Summer of 1915” de Samuel Barber; pela Fundação Weimarer Klassik fez recitais nas casas de Franz Liszt e Johann Wolfgang von Goethe com obras de Liszt e poesias de Goethe; para o Klassik in Stetten i. R. - Stuttgart, se apresentou em recitais de ópera e Lieder; pela ZDF – Emissora de TV alemã interpretou “Frau Herz” em O Diretor de Teatro de Mozart em comemoração a "Weimar, capital cultural da Europa de 1999"; com Orquestra Daimler-Chrysler Stuttgart cantou as árias-concerto “Ma che vi fece o Stelle” e “Mia speranza adorata” de Mozart, e com a Orquestra Filarmônica de Jena – sob a direção de Andrey Boreyko -, Árias de Operetas de Johann Strauss e “Ein Deusches Requiem” de J. Brahms.

De apresentações em óperas, realizadas na Alemanha, no Brasil, na ilha de Chipre e Itália, destacam-se: A Ópera dos Três Vinténs de Brecht/Weill no papel de “Lucy”, A Flauta Mágica e O Rapto do Serralho de Mozart nos papéis de “Rainha da Noite” e “Konstanze” ; L’enfant et les Sortilèges de M. Ravel como “Fogo e Rouxinol”; O Franco Atirador de C. M. von Weber como “Agathe” , e La Traviata de Verdi no papel de “Violeta”. No Brasil, apresentou-se ainda com as Orquestras Sinfônica do Espírito Santo, Camerata Antiqua de Curitiba, Camerata Florianópolis, Sinfônica da Bahia, Sinfônica da FAMES e Orquestra Sinfônica de Londrina.

De sua experiência pedagógica como docente: foi professora de canto lírico na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Florianópolis de 2001 a 2004 e na Universität Erfurt de 2012 a 2017, bem como professora de português do Brasil na Fachhochschule Erfurt (University of Applied Sciences) no Estado da Turíngia, na Alemanha. Ministrou Cursos e Master Classes nos gêneros musicais “Ópera e Canção - Lied” nas Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES e Organização do Teatro Carlos Gomes e Secretaria de Cultura de Blumenau – SC; Cursos de Técnica Vocal para os Corais do IFES - Vitoria-ES, Associação UNICANTO de Corais de Londrina e Curso de Formação Continuada para o Núcleo de Canto da FAMES-ES. Paralelo à docência, foi preparadora vocal do Coro de Câmera da Orquestra Filarmônica de Jena, Coro da Kantorei St. Michael e Coro da Friedrich Schiller Universität, trabalhando o repertório de Cantatas e Oratórios de Johann Sebastian Bach, entre outros compositores da música sacra alemã, na Alemanha.

É organizadora de Intercâmbios Culturais-Musicais; em 2015 e 2016 promoveu e organizou três intercâmbios musicais entre o Brasil e a Alemanha com o Coro Unicanto de Londrina, a Orquestra Sinfônica Juvenil de Bremen e o Coro da Kantorei St. Michael de Jena, atuando somo solista na programação do intercâmbio nas obras “Stabat Mater” de Antonín Dvořák e “Ein deutsches Requiem” de Johannes Brahms, nas cidades de Bremen e Jena – Alemanha e Londrina e Rolândia, Paraná. Atualmente é Professora de Canto da Faculdade de Música do Espírito Santo e assistente pedagógica de 32 regentes de corais do Projeto Música na Rede - Corais nas Escolas da Rede Pública do Estado do Espírito Santo.


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Bacharelados: Canto Lírico e Canto Popular.

  • Licenciatura: Canto Coral I e Orientação de tcc.

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Teoria e Percepção Musical


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo Mauricio de Oliveira (FAMES)


ÁREAS DE INTERESSE


Publicações