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Festival Escuta Aqui! | | | Convidados
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1° Colóquio do Grupo de Pesquisa Práticas Musicais na Contemporaneidade
Marcus Neves (UFES) | Oficina de uso de módulos em formato eurorack para criação sonora
É formado em Licenciatura em Música (2006), especialista em Estudos Literários (2008) e Mestre em Letras (ênfase em Estudos Literários, 2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo onde, desde 2010, leciona como professor efetivo nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música. Coordena o projeto de extensão Grupo de Experimentação Sonora (GEXS). Iniciou sua trajetória na música como vocalista de bandas de rock a partir do ano 2000. Desde 2008 se dedica às gravações de campo, composição de música experimental, performances ao vivo e trilhas sonoras para teatro, dança contemporânea e cinema, neste também como editor de som, mixador e sound designer. Seus últimos discos se concentram em gravações de soundwalk e obras na vertente dos drones experimentais produzidos através de módulos em formato eurorack, tendo estes álbuns sendo publicados por selos nacionais e internacionais.
Bruno Santos (UFSJ) | Masterclass de Percussão
Bruno Santos é bacharel em Percussão e mestre em Música na linha de pesquisa Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutor em Performance Musical pela Universidade de Aveiro, Portugal. Foi professor do Curso de Música da UFOP, do Centro Universitário Izabela Hendrix, do Curso de Música da UNILA e atualmente é professor de Percussão na Universidade Federal de São João del Rei. Com intensa atuação no cenário musical erudito e popular, Bruno foi percussionista do grupo de música contemporânea Oficina Música Viva, da Fundação de Educação Artística, bem como integrante do trio de percussão Prucututrá e o quinteto Madeirame. Tem participado no Festival Escuta Aqui! como percussionista desde a primeira edição.
Januibe Tejera (University of Texas at Austin)
Januibe Tejera é um compositor e regente brasileiro influenciado tanto pela escrita teatral quanto pelas músicas de tradição oral, dois universos que o acompanham ao longo de sua trajetória. Ele constrói sua linguagem transmedia na fronteira entre diferentes universos musicais e artes cênicas, sempre considerando a experiência da audição musical como parte de uma forma de arte total. Sua música, interpretada por renomados artistas como o Ensemble Phace, Ensemble Intercontemporain, Ensemble Ictus, Ensemble TM+, Ensemble Modern, Orquestra Filarmônica da Radio France, Orquestra de Opera de Valência e Camerata Aberta, faz parte da programação dos principais festivais e eventos na Europa e nas Américas, incluindo o Festival Présences, o Festival Musica Nova, o festival WienModern, o Festival Ensems, o Festival de Darmstadt e o Festival Milano Musica. O trabalho de Januibe Tejera foi reconhecido em várias ocasiões com prêmios, bolsas e encomendas, tanto na Franca
quanto no exterior, por instituições como o Prêmio Latino-americano de Música Eletroacústica, Fundação Salabert, Fundação Nadia e Lili Boulanger, Ministério da Cultura do Brasil, Siemens Foundation, Prêmio San Fedele, Prêmio Franz Liszt, entre outros. Januibe Tejera foi artista residente na Casa de Velázquez / Académie de France à Madrid, artista residente da Fundação Ibermúsica, compositor residente do coletivo Warning / Théâtre Vanves / la Pop. Entre suas obras destancam-se o ciclo Flashforward I, II e III, a opera "Moi, singe", o teatro musical Insanae Navis, ou ainda o espetáculo Tablado. Equanto regente Januibe Tejera édiretor do Ensemble SoundMap (USA) e do Ensemble Plurisons, além de diretor artístico do festival Plurisons em João Pessoa. Januibe atualmente leciona composição na Butler School of Music (UT Austin), sendo diretor de um centro de criação (Experimental and electronic music Studios) na mesma instituição. Graduado pelo Conservatório Nacional Superior de Paris, e pelo Cursus no Ircam, ele estudou no Brasil com Acácio Piedade (Florianópolis) e Flávio Oliveira (Porto Alegre), e no estrangeiro com Gérard Pesson, George Aperghis. Atualmente é compositor residente do ensemble Accroche Note de Estrasburgo, e do Ensemble Phace de Viena. Estão previstos para 2024 seu primeiro disco monográfico pelo selo Kairos, além da gravação de um novo disco obras de câmara com o Ensemble Hanatsu Miroir à sair pelo disco Neos. Suas partituras são editas pela editora Babel Scores.
Harry Crowl (UFPR) | Masterclass de composição
Harry Crowl é compositor, musicólogo, nascido em Belo Horizonte – MG em outubro de 1958. Foi professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e atualmente é diretor artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR, em Curitiba. Desenvolveu um estilo muito pessoal de composição com obras concebidas como um painel musical em que a maior parte das ideias nunca é repetida. Sua obra composta lhe valeu grande prestígio no Brasil e no exterior. Em 1990 recebeu uma encomenda da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, resultando na Sinfonia nº 1, estreada sob a regência de Roberto Farias no Memorial da América Latina, em 1992. A obra também foi apresentada na X Bienal de Música Contemporânea Brasileira da Funarte. Em 2002 foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, e foi delegado do Brasil na Sociedade Internacional de Música Contemporânea entre 2002 e 2006. A trilha sonora para o curta-metragem “Visionários”, de Fernando Severo, recebeu o prêmio de Melhor Música do Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba. Recebeu prêmios de composição na XX e na XXI Bienal de Música Contemporânea Brasileira. Sua obra Aetherius abriu a XIV Bienal de Música Contemporânea Brasileira. Em outubro de 2004 recebeu a Ordem do Barão do Cerro Azul, outorgada pelo Clube Curitibano e a Secretaria de Cultura do Paraná. Sua obra Cerrados abriu o VI Festival Internacional de Música Contemporânea da Universidade do Chile. Em 2020 foi escolhido para representar a América do Sul em um projeto internacional desenvolvido pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, para a composição de uma obra sobre a pandemia do novo coronavírus.
Fernando Rocha (UFMG) | Masterclass de Percussão
Fernando Rocha é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atuação na música de concerto contemporânea e na música popular instrumental. Formado pela UNESP, com Mestrado pela UFMG e Doutorado pela McGill University (Canadá), entre 2015 e 2016 foi artista e pesquisador visitante na Universidade da Virgínia (EUA). Seu trabalho de pesquisa foca na performance de música contemporânea, sobretudo na música eletrônica mista. Ao longo se sua carreira, Fernando tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior (USA, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Alemanha, França e Portugal). Como intérprete, estreou mais de 50 obras, colaborando com compositores como Douglas Boyce, Lewis Nielson (EUA), Almeida Prado, Silvio Ferraz, Roberto Victorio, Sérgio Freire, Maurício Dottori, Alexandre Lunsqui (Brasil), Nicolas Gilbert, Brian Cherney, D. Andrew Stewart, Geof Holbrook (Canadá), João Pedro Oliveira (Portugal) e Daniel Blinkhorn (Austrália).
Já se apresentou nos mais importantes festivais de música do Brasil e também na Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Portugal, França, Alemanha e Canadá. Além do Ensemble Plurisons, seu trabalho contínuo em música de câmara contemporânea inclui sua participação no grupo Oficina Música Viva, no Duo Qattus (com a celista Elise Pittenger), no grupo Tectum (percussão e eletrônica) e grupo Sonante 21 (ligado ao programa de Pós-Graduação da UFMG). Fernando foi também o fundador do Grupo de Percussão da UFMG, do qual foi director por mais de 20 anos e com o qual lançou o CD ‘Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda’, finalista do Prêmio da Música Brasileira em 2005, na categoria Álbum infantil e, em 2019, CD comemorando 20 anos do grupo. Além de se dedicar à música contemporânea, Fernando Rocha se apresenta com vários grupos e músicos de jazz e música brasileira, entre eles Mauro Rodrigues (flauta), Neném (bateria) e Magno Alexandre (guitarra). Em 1997, recebeu uma bolsa de estudos do governo brasileiro, para um curso de aperfeiçoamento em vibrafone e improvisação em Nova York, onde estudou com Stefon Harris e Joe Locke. Nos últimos anos, Fernando Rocha tem se dedicado a organização de eventos de música, tendo organizado duas edições do FIM/BH (Festival Internacional de Música) e feito a curadoria de quatro edições do Ciclo de Música Contemporânea do Inhotim. Atualmente, é diretor do Conservatório UFMG.
Alexandre Zamith (UNICAMP) | Masterclass de Piano
Alexandre Zamith é pianista, e enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental como conjugada a recursos eletrônicos e digitais. Suas pesquisas acerca da música atual o conduziram a vários trabalhos artísticos, com os quais tem se apresentado em diversos encontros musicais e científicos nacionais e internacionais, com destaque para o Performa ’09 (Encontro de Investigação em Performance – Lisboa/Portugal), Composition in 21st Century Conference (Dublin/ Irlanda), Sonorities Festival of Contemporary Music (Belfast / Irlanda do Norte), X Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo e Forum IRCAM / Brasil. Lançou, em 2013, o CD Pianisticontemporâneo, contemplado pelo ProAC (Programa de Apoio à Cultura da Secretaria Estadual da Cultura), com repertório direcionado exclusivamente a obras dos séculos XX e XXI. Alexandre Zamith é docente na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da qual foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música. Sua formação acadêmica inclui doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Financiamnto – Capes), Mestrado em Artes pela mesma instituição (Financiamento FAPESP) e bacharel em Música Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu também projeto de pós-doutorado pelo Nusom – Núcleo de Pesquisas Sonologia – USP, com financiamento da FAPESP. Teve sua formação pianística orientada por Gilberto Tinetti, Marisa Lacorte e Mauricy Martin, e foi agraciado com prêmios como o Prêmio Jovens Solistas da OSESP e o Prêmio Max Pfeffer-Santa Marcelina de Música de Câmara.
Flávio Gabriel (UFRN) | Masterclass de Trompete
Um dos mais destacados trompetistas de sua geração, Flávio Gabriel conquistou o 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010. O prêmio, inédito na história do trompete no Brasil, é considerado um dos mais difíceis no mundo. Membro da Orquestra Jovem das Américas entre 2005 e 2007 participou em turnês pela América latina, EUA e Europa e atuou nas gravações dos DVDs “Legacy” e Messa da Réquiem de Verdi, este último sob a direção de Plácido Domingos. Em 2007 atuou como principal trompetista da “Orquesta Juvenil Simon Bolívar” no festival Villa-Lobos na cidade de Caracas – Venezuela, sendo posteriormente, o primeiro estrangeiro convidado a integrar o “Ensamble de Metales de Venezuela” trabalhando sob a direção do trompetista da Filarmônica de Berlim, Thomas Clamor. No Brasil atuou principal trompetista da
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre entre 2004 e 2009 e integrou o naipe de trompetes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP entre 2009 e 2015. Como solista tem se dedicado a estréia de obras de compositores nacionais compostas especialmente para ele, além de estréias nacionais de compositores estrangeiros. Como professor é convidado frequente nos principais festivais de música no país, como Campos do Jordão, Jaraguá do Sul, Pelotas além diversos festivais de trompete no país e na América do Sul. Flávio Gabriel iniciou seus estudos aos 11 anos de idade na Banda Lyra de Mauá – SP onde foi aluno de Bartolomeu Rosa e Carlos Binder. Posteriormente estudou com os professores Clóvis Beltrami em Campinas – SP e Dr. Naílson Simões na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutor em música na Universidade Estadual Paulista – UNESP e professor de trompete da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Flávio Gabriel é o criador do portal de ensino de trompete, Trompete Online e idealizador e coordenador geral do Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA.
Batista Jr. (UFRJ)
Masterclass de ClarineteNatural de Aracaju-SE, Batista Jr é professor de música/clarineta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em regime de dedicação exclusiva. É doutorando em Estudos em Performance na Universidade de Aveiro-Portugal, mestre em Práticas Interpretativas e Bacharel em Música/clarineta, ambos pela UFRJ. Entre 2002 e 2012, atuou como clarinetista e claronista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de atuar como convidado em diversas orquestras no Rio de Janeiro e no Brasil. Desenvolve atividades ligadas à música de câmara e música contemporânea, atuando no Abstrai Ensemble, grupo dedicado à música contemporânea conjugando o uso de instrumentos tradicionais às novas tecnologias, CD “Experiência”, lançado em 2018; e Trio Paineiras, grupo dedicado à pesquisa de repertório e fomentação de novas obras para violino, clarineta e piano na música brasileira, CD “Trio Paineiras Interpreta Compositores de Hoje”, lançado em 2017. Desde 2022 integra o Ensemble Plurisons, participando de concertos e atuando nas duas edições do Festival Plurisons. Além de professor na UFRJ, Batista Jr se dedica intensamente às atividades de ensino, snedo convidado a participar de festivais de música, encontros simpósios, com foco na música contemporânea, no ensino e aprendizagem da clarineta, na prática de conjunto e ensino coletivo em contextos de projetos sociais. Seus interesses de pesquisa ligam-se à música contemporânea, música brasileira, música de câmara, performance, ensino da clarineta e colaboração compositor-performer.
Sofia Leandro (UFSJ)| Masterclass de Violino
Sofia Leandro é bacharel em Violino e Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Em 2024, concluiu o doutorado em Música, na linha de Performance Musical, na Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2017, é professora de Violino no Curso de Música da Universidade Federal de São João del Rei, onde coordena o programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas, voltado para o ensino coletivo de violino a crianças, que atua em parceria com a Ação Cultural do Festival Artes Vertentes desde 2020. Desde 2020, é violinista no Festival Escuta Aqui!, dedicado à divulgação de música contemporânea, em especial de novos compositores.
Elise Pittenger (UFMG) | Masterclass de Violoncelo
Elise Pittenger é professora de cello na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também coordena a área de Música de Câmara e o Grupo de Violoncelos, e realiza um projeto de pesquisa sobre música brasileira para violoncelo. Natural de Baltimore, EUA, ela se mudou para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015. Elise possui Doutorado em Performance Musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do cellista Matt Haimovitz e Mestrado pela Rice University (EUA), onde estudou com Norman Fischer. Possui também Bacharelado em Literatura pela Yale University (EUA). Elise possui grande experiência em música de câmara, tendo sido integrante do Haven String Quartet (EUA) por dois anos; no Brasil ela tem desenvolvido trabalhos com pianistas Gustavo Carvalho e Rodrigo Miranda, percussionista Fernando Rocha (Duo Qattus) e colegas na UFMG (Sonante 21). Ela tem grande interesse em música contemporânea, sendo integrante do conjunto Plurisons, e traz esse interesse para seu trabalho na UFMG através de pesquisa, matérias acadêmicas e colaborações com a área de composição.
Mariana Salles (Unirio) | Masterclass de pedagogia do instrumento
Mariana Salles é Professora de violino, pedagogia e didática dos instrumentos de cordas, repertório orquestral e música de câmara na UNIRIO, diplomou-se Bacharelado em violino na classe do Prof. Paulo Bosisio, Mestrado em Música Brasileira e Doutorado em música pela UNIRIO. Atuou como solista tocando entre outros os concertos de Max Bruch, Mendelssohn, duplo de Brahms, assim como obras de compositores brasileiros como Radamés Gnatalli, David Korenchendler e Ricardo Tacuchian. Foi 1o Solista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro entre 1996 a 2000. Integrou o Quarteto da UFF e Quarteto Paulo Bosisio. Participou de inúmeras gravações com Djavan, Gal Costa, Caetano, Titãs Acústico, Leoni, Ivete Sangalo, entre outros grandes nomes de nossa música, assim como trilhas de cinema e novelas. Participa ativamente nas Bienais de Música contemporânea no Rio de Janeiro, realizando diversas estréias de obras de compositores brasileiros.
Em sua discografia própria constam os CDs: “Integral das Sonatas para violino e piano de Claudio Santoro”; “Mosaico” com peças para duo de violino e violoncelo de compositores brasileiros; “Mosaico II” de duos para violino e viola, no qual toca os dois instrumentos; Deuxiéme Trio de Villa-Lobos, Fantasia de Franck Bridge e Trio de Michael Colina em conjunto com a pianista Lúcia Barrenechea; e “As duas sonatas para violino e piano do compositor brasileiro Glauco Velasquez”, em parceria com o pianista francês François Pinel, lançado pelo selo da Academia Brasileira de Música. Autora dos livros Arcadas e Golpes de Arco, já em sua terceira edição, e “Ciência na Arte – Arte na Ciência, Técnica violinística e concepção de interpretações musicais”. É integrante dos grupos ABSTRAI Ensemble e Grupo Plurisons, especializados em música contemporânea. Em duo com a pianista Lúcia Barrenechea, mantém trabalho de pesquisa e difusão do repertório brasileiro e latino americano para violino e piano, tendo realizado em setembro de 2023 turnê pelos EUA.
Danilo Mezzadri (University of Southern Mississippi) | Masterclass de Flauta
Danilo Mezzadri é um ACUE Distinguished Teaching Scholar e professor de flauta na University of Southern Mississippi. Ele é presidente e fundador do International Flute Workshop (Itália e Inglaterra) e do Southern Flute Festival (Mississippi). Além de ser Flautista Principal nas Gulf Coast Symphony Orchestra e North Mississippi Symphony Orchestra, ele atua como docente no Blue Lake Fine Arts Camp (Michigan), Festival Mar de Minas (Brasil) e Festival de Música Contemporânea Plurisons (Brasil). Danilo já se apresentou como solista com mais de quarenta conjuntos, incluindo a Detroit Symphony Orchestra, Jackson Symphony Orchestra, Pró-Música Symphony Orchestra do Rio de Janeiro e Camerata Florianópolis. As apresentações de Danilo Mezzadri têm recebido elogios como: “pincelou cores maravilhosas e impressionistas no concerto de Jacques Ibert” (Detroit News) e “encheu o auditório com um som límpido e lírico num adorável concerto” (Jackson Citizen Patriot).
Suas gravações profissionais têm sido aclamadas pela crítica especializada. Brazilian Soundscapes é “música da mais alta ordem, que merece e deve ser acolhida por uma audiência global” (The America Record Guide) e “uma coleção altamente recomendável de música contemporânea brasileira de altíssima dificuldade e virtuosidade” (The Flutist Quarterly). Epigrams é um CD de “maravilhosa qualidade” e Danilo possui “um dourado som e uma musicalidade cativante” (Fanfarre Magazine). Danilo possui um “adorável som e um técnica invejável” (British Flute Society). Em seu CD mais recente, intitulado Romantic Transcriptions, Danilo é elogiado por sua “grande variedade de cores, dinâmicas e emoções” (The Flutist Quarterly).
Danilo foi premiado nas seguintes competições: Concurso Internacional da Associação Brasileira de Flautistas, Concurso Internacional Jovens Solistas da OSPA, Concurso de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina, Michigan State University Honors Concerto Competition e Detroit Civic Orchestra Soloist Competition. Danilo Mezzadri é o criador do sistema de prática entrelaçada Spider Log. Por meio deste criativo sistema de aprendizado, Danilo tem ajudado jovens músicos a rapidamente desenvolver repertório e domínio técnico. Danilo Mezzadri obteve seu diploma de bacharel na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde recebeu o Prêmio de Primeiro Lugar em sua turma de formatura. Além disso, ele obteve um diploma de bacharel em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná. Ele também é Mestre em Música (flauta e musicologia) e Doutor em Artes Musicais (flauta) pela Michigan State University.