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Paulo Castagna (Unesp)
Paulo Castagna é docente do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, pesquisador PQ do CNPq desde 2007, membro do Conselho Curador da Fundação Centro de Referência Musicológica da Universidade Federal de São Joao del-Rei desde 2013 e integrante do Grupo de Música no Período Moderno do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa desde 2015, publicando pesquisas musicológicas, coordenando eventos acadêmicos da área de música e integrando equipes de organização e inventariação de acervos musicais históricos. Foi colaborador do Museu da Música de Mariana de 2001 a 2020 e um dos autores da série História da Música Brasileira (TV Cultura de São Paulo, 1999), com Ricardo Kanji, Ricardo Maranhão e Reinaldo Volpato, coordenador das séries de partituras Acervo da Música Brasileira (Petrobras, 2001-2003) e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro (Secretaria de Cultura de MG, 2008-2011), idealizador e apresentador da série de rádio Alma Latina (Cultura FM de São Paulo, 2012) e coordenador dos projetos de organização e inventariação das coleções musicográficas do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (1996-1999), do Museu da Música de Mariana (2001-2003) e do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, hoje pertencente à Fundação Teatro Municipal de São Paulo (2021-2025), com financiamento da FAPESP, colaborando também na organização e inventariação das coleções musicográficas do Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Museu da Obra Salesiana no Brasil.

Angelo Fernandes (Unicamp)
Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades, desenvolve uma ampla atividade artística e pedagógica como regente, pianista, cantor e professor de canto, sendo constantemente convidado para realizar concertos e ministrar cursos e palestras no Brasil e exterior. É Professor Associado (Livre-Docente) do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, universidade na qual leciona canto lírico, dirige o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, além de ser Coordenador Geral de Pós-Graduação do Instituto de Artes. Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual, além de trabalhar intensamente no resgate e análise musical da obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. À frente do Coro Contemporâneo de Campinas desenvolve um amplo trabalho que engloba a formação de cantores e regentes e a pesquisa constante, tanto na área da performance quanto da musicologia. O espectro de atuação deste grupo ainda engloba, além da realização de diversos concertos a capella com obras de diferentes estilos, com ênfase na música dos séculos XX e XXI, a colaboração e parceria com orquestras da cidade de Campinas e da região em montagens de um vasto repertório coral-sinfônico e operístico. Sob regência de Angelo José Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas gravou o CD intitulado “De Batuque e Acalanto: Missa Afro Brasileira e outras obras sacras de Carlos Alberto Pinto Fonseca” e alcançou importantes prêmios em concursos corais internacionais como o 2º lugar no San Juan Canta de 2023 em San Juan (Argentina) e o 1º lugar no 2º Encuentro de Coros UC (Universidad Catolica), em Santiago no Chile (2024).

Mónica Vermes (Ufes)
Mónica Vermes é professora titular na Universidade Federal do Espírito Santo, onde lidera o NELM – Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos e participa das atividades do Departamento de Teoria da Arte e Música. Bolsista de Produtividade do CNPq (2018-2023) e Bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional (2016-2017), é pesquisadora do Labelle – Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (UERJ), do NOMOS – Núcleo de Musicologia Social do Instituto de Artes da Unesp (IA-Unesp) e do grupo de pesquisa Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS). É Diretora de Publicações da ANPPOM e Editora-Chefe da Revista Opus (biênios 2022-2023 e 2024-2025).

Gina Soares (FAMES)
Doutora em Música (2015) e Mestre em Música (2003) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É graduada em Música - Bacharelado - Piano pela Faculdade de Música do Espirito Santo (1991). É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987). Atualmente ocupa a função de Professor Auxiliar de Ensino na Faculdade de Música do Espirito Santo (FAMES). Ex-coordenadora do Curso de Formação Musical, ex-coordenadora da pós-Graduação e pesquisa e ex coordenadora do curso de licenciatura , todos na FAMES. Ex-violoncelista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, história da música geral e brasileira, psicologia da música, sociologia da música, música e expressão corporal, didática da musicalização, laboratório de vivências e pesquisa em música.

Julio Bentivoglio (Ufes)
Julio Bentivoglio é professor no Departamento de História da UFES e autor, entre outros, de História & Distopia: a imaginação histórica no alvorecer do século 21 (Vitória: Milfontes, 2019) e História & Literatura: o uso de obras literárias como fontes históricas (Vitória: Milfontes, 2024).

Eduardo Lucas (Fames)
Eduardo Lucas é maestro, pesquisador e gestor cultural. Diretor-presidente do Instituto Cultura Viva, atua na promoção da inclusão social por meio da música em comunidades da Grande Vitória (ES). Atuou por 10 anos como professor e maestro do Projeto Vale Música Serra, onde rege a Banda Sinfônica Vale Música e a Vale Música Jazz Band, grupos com os quais já se apresentou ao lado de nomes como João Bosco, Nelson Ayres, Gilson Peranzzetta, Indiana Nomma, Hamilton de Holanda e Alma Thomas. Na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), leciona disciplinas de regência, prática de conjunto e etnomusicologia, e coordenou o Curso de Bacharelado em Música Popular. É mestre em Música pela UFRJ, pós-graduado em Educação Musical, e doutorando em Música pela UNIRIO, onde pesquisa o repertório de Paulo Moura sob a ótica da Teoria das Músicas Audiotáteis. Fundador e regente titular da Orquestra Jovem Capixaba e da Orquestra da Quebrada, projeto que une música sinfônica e estilos urbanos, Eduardo tem se destacado por integrar excelência artística e transformação social. Recebeu a Comenda Maurício de Oliveira da Câmara de Vitória por sua contribuição à cultura capixaba.

Fábio Carvalho (FAMES)
Fabio Carvalho de Souza, Capixaba, nasceu na cidade de Vitória no estado do Espírito Santo em 1969, devoto de São Benedito, Pesquisador dos Ritmos Afro-capixabas congo, Músico, Pós-graduado com Especialização em Políticas e Gestão Cultural pela UFRB, Bacharel em Composição Musical pela UFES, com ênfase em Trilha Sonora Musical, Educador Social, Fazedor de Cultura, Gestor do Centro Cultural Caieiras e do Ponto de Cultura Manguerê, Representante dos Pontos de Cultura do ES, Membro da Comissão Nacional de Pontos de Cultura do Brasil, foi membro do Conselho do Negro da Cidade de Vitória e foi Membro do Conselho de Políticas Públicas Culturais da Cidade de Vitória.

Paula Galama (FAMES)
Paula Galama formou-se Bacharel em Música com ênfase em Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo, na classe da Professora Isa Virgínia Boechat. Em 1999 concluiu seu Mestrado na Escola de Música da UFRJ apresentando a dissertação “Jaceguay Lins – uma visão de sua obra e personalidade através de Katemare e Lacrimabilis”, sob orientação da Professora Myrian Dauelsberg. Como solista e camerista, tem se apresentado em vários estados do Brasil, Estados Unidos, China e Europa e participado como solista de várias orquestras incluindo a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo e University of Kentucky Wind Ensemble. Colaborou com a University of Kentucky Symphonic Orchestra, entre outras. Tem dividido o palco com músicos consagrados como Charles Schlueter, Benjamim Karp, Daniel Mason, Giuliano Sommerhalder, Lorena Espina, Radegundis Feitosa, Alceu Reis, Naílson Simões, Antônio Marcos Cardoso, Sanny Sousa, entre outros. Entre seus professores estão Myrian Dauelsberg (Brasil), Isa Boechat (Brasil), Victor Chouchoukov (Bulgária), Vadim Rudenko (Rússia), Luis Medalha (Brasil), Luis Henrique Senise (Brasil), Dra. Irina Voro (Rússia/US) e Linda Bustani (Brasil) com quem tem se aconselhado atualmente. É Doutora em Música com ênfase em performance pela Universidade de Kentucky, EUA, sob orientação de Dra. Irina Voro (Rússia/US). Atualmente é professora da Faculdade de Música do Espírito Santo, onde coordena o Núcleo de Teclas e o Núcleo de Excelência Pianística FAMES. Organizou por três anos os Encontros Internacionais de Piano. Paralelamente às suas atividades docentes, realiza pesquisa no âmbito da literatura brasileira contemporânea para piano solo. Organiza e mantém o acervo do compositor Jaceguay Lins. Em 2005 participou como diretora musical do documentário “Melodiário” sobre a obra homônima do compositor. Desde o início de sua carreira tem se dedicado muito como camerista, como o Duo Galama-Cardoso, trompete e piano. Atualmente participa como pianista do Duo Ars Cantus, com a mezzosoprano Lorena Espina, e do Duo Almeida-Galama com o saxofonista Paulo Eduardo Almeida, com quem acabou de lançar o CD Imagens do Brasil. Os Duos tem grande repercussão nacional, realizando regularmente concertos nacionais e internacionais.