IX Encontro Brasleiro de Trompistas | Professores e Convidados

IX Encontro Brasileiro de Trompistas | De 12 a 15 de setembro | Vitória–ES

Programação Professores e Convidados | Notícia | Atrações


Professores


Tayanne Sepulveda de Jesus

Musicista, licenciada em música pela Faculdade Cantareira, mestra em performance pela Hannover Musikhochschule, na Alemanha e professora de trompa na Escola de Música do Estado de São Paulo. Integrou a Orquestra Sinfônica do Heliópolis, foi estudante da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Reconhecida pelo Prêmio Barry Tuckwell (EUA), Jon Hawkis Memorial Award (EUA), Terceiro Prêmio HIS Premier Soloist Competition (International Horn Society) e Prêmio da Academia do Festival Moritzburg (Alemanha). É membro dos grupos camerísticos Shofar Horn Quartet e Octeto Feminino do Brasil.


André Vieira Rocha

Trompa Solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Foi músico convidado da Camerata Antíqua de Curitiba e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Atuou como trompista na Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica do Paraná. André também se apresentou como solista frente à Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatui, foi semifinalista  no Concurso Prelúdio 2017, foi solista no Concerto para Quatro Trompas de Schuman Sinfonia Concertante para Sopros frente à Orquestra Sinfônica do Paraná.


Fernando Morais

Músico, compositor, maestro, arranjador e professor brasileiro com mais de duas décadas de experiência na música. Foi bolsista na Hartt School-CT (USA), é bacharel em Música pela Faculdade Mozarteum-SP e pela UniCEUB em Brasília. Desde 2000, faz parte da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro - OSTNCS como trompista e professor na Escola de Música de Brasília. Ganhou vários prêmios como compositor e suas obras são tocadas e gravadas tanto no Brasil quanto no exterior. É regente e pesquisador de compositores brasileiros do século XX. Possui um catálogo de obras que conta com mais de 118 peças, algumas das quais são vendidas por editoras renomadas como Danza Music Latin America, Euphonium.com Publications, International Horn Society e Editora MusiMed.


Igor Vasconcellos

Membro do Quinteto de Metais do Cerrado. Atuou como solista na Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi professor de trompa do festival internacional de música da Universidade Federal de Goiás, atuou como músico convidado na Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Teatro municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Rio Camerata e Quinteto Villa-Lobos. Possui pós-graduação (Lato Sensu) em música pela Faculdade Futura e graduação em licenciatura pelo Instituto Federal de Goiás, com habilitação em educação musical.


Marcelo José das Virgens

Trompista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e do Brazilian Horn Ensemble é mestre em trompa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-Graduado em Arte-Educação (FAINSEP) e licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Foi músico convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Camerata Antiqua de Curitiba, Camerata Florianópolis, Orquestra de Câmara de Blumenal - SC, Orquestra de Câmara de Jaraguá do Sul, Orquestra Filarmônica Polifonia de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e Orquestra Cívica de Jeferson City (USA).   


Nikolay Alipiev Genov

Búlgaro, naturalizado brasileiro, Estudou na Escola de Música de Burgas e foi solista com a Sinfônica de Burgas. Primeiro lugar no Concurso da Academia Nacional de Música de Sofia e Bacharel e Mestre em Performance na classe de Vladislav Grigorov pela mesma instituição. Foi primeira trompa da Orquestra Sinfônica Jovem do Mundo, tocou com a Orquestra Nacional da Bulgária, primeira trompa da Orquestra da Rádio Búlgara, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Compõe Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri e é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo e Fundação das Artes de São Caetano do Sul. É Membro integrante do Percorso Ensemble.


Philip Michael Doyle

Radicado no Brasil desde 1977 é seu Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, onde atualmente leciona. Trompista solista da Orquestra Petrobras Sinfônica, é  também membro do Quinteto Villa-Lobos. Recebeu prêmios como: Prêmio BR-Rival em 2008 pelo CD “Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974”; indicação ao Grammy Latino em 2011 pelo CD “Rasgando Seda”; Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como melhor grupo de câmara em 2001 e 2009. Foi condecorado com a Ordem de Rio Branco por serviços culturais. É professor de trompa na Escola de Música da UFRJ, e leciona nos principais festivais de música do país. É presidente da Associação de Trompistas do Brasil (ATB).


Priscila Martins Viana Vieira

Possui mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2022) e graduação em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora de trompa na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e musicista na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: trompa, nacionalismo, música de câmara e metais.


Radegundis Feitosa

É professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte dewde os 19 anos. Ao longo dos cursos de pós-graduação iniciou pesquisas que resultaram no desenvolvimento do método “Arte e Consciência”, que tem sido utilizado na sua atuação docente. Seu mais recente álbum com o pianista Eduardo Taufic está disponível nas principais plataformas de streaming.


Rinaldo de Melo Fonseca

Possui graduação em Bacharelado em Música (Habilitação em Trompa) pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Mestrado em Música (Performance/Trompa) - New England Conservatory of Music (1998) e doutorado em Doctor of Musical Arts - The University of Memphis (2012). Atualmente é professor associado e vice-coordenador dos cursos de bacharelado em música da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: concerto, interpretação musical, recital e produção cultural.


Waleska Scarme Beltrami

Professora de Trompa e Música de Câmara da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado Profissional em Gestão de Arte e Cultura pela Rome Business School (2021) e Doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atuou como trompista da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF de 2009 a 2022. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: trompa, música de câmara, concertos, orquestra, banda sinfônica e educação.


Yun Zeng

Considerado como “a maior surpresa da China” no 16º Concurso Internacional Tchaikovsky em 2019, Yun Zeng, aos 19 anos medalhista de ouro na categoria de metais do concurso, tornou-se uma estrela em ascensão no mundo musical de hoje. Em setembro de 2021, Yun Zeng recebeu o segundo prêmio no célebre 70º Concurso de Trompas do Concurso Internacional de Música da ARD, em Munique.  Como solista, atuou com Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks, Mariinsky Orchestra, Central Conservatory of Music Symphony Orchestra, National Center for the Performing Arts Orchestra, Guiyang Symphony Orchestra, Suzhou Symphony Orchestra, Shenzhen Symphony Orchestra, Hangzhou Philharmonic, Ningbo Symphony Orchestra, Beijing Symphony Orchestra, Xi’an Symphony Orchestra, Sichuan Symphony Orchestra e Sichuan Philharmonic Orchestra.


Convidados


Marcus Bonna

Atuou na Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, Quinteto de Sopros de Gramado, Grupo Metal Brasil, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Jazz Sinfônica e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. É co-fundador da MB cases, empresa especializada na fabricação de estojos para instrumentos musicais e acessórios. É membro do Conselho da Associação Bragantina Amigos das Artes (ABRAA). É co-fundador do Projeto Lyra Bragança, de ensino musical gratuito à crianças e jovens da periferia. Foi escolhido para ser advisory conciul no International Horn Society (Sociedade Internacional de Trompistas). É Membro Honorário da Associação de Trompistas do Brasil.


Willian Lizardo

Pianista e professor de piano da Faculdade de Música do Espírito Santo. Bacharel em Música (com habilitação em piano) pela Faculdade de Música do Espírito Santo e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Premiado no Concurso Villa-Lobos, Concurso Souza Lima e melhor Intérprete de Alberto Nepomuceno no I Concurso Internacional do EIPOC, em Portugal. Primeiro lugar na categoria concerto no 3 Concurso GruPiano da Orquestra Sinfônica de Guarulhos (SP). Atuou na Camerata Sesi, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco e Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo.


 

Isaque Macedo

Graduado e Mestrando em Performance pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialista em música pelo Instituto de Tecnologia Superior de Educação de Afonso Claudio (Vitória, Espirito Santo,2018).Especialista em Neurociência da Educação musical e Metodologia do Ensino da Arte pela (Facuminas,2022) . Vem atuando nas orquestras; Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais como tubista convidado desde 2011. Professor no Centro de Formação Artística e Tecnológica de Belo Horizonte - Minas Gerais. (FCS) e também Integrante da Associação Internacional de tuba e eufônio ITEA.


Deivid Peleje

Tubista da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo – OSES. Foi tubista da Banda Sinfônica da Fames, onde também atuou como solista. Já atuou como convidado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, foi Tubista da Orquestra Sinfônica Heliópolis por 8 anos, onde participou da primeira Tournée pela Europa. Foi Tubista da Banda Sinfônica Jovem de SP por 2 anos. Tocou junto à Orquestra Sinfônica de Munique, Orquestra da Academia da Filarmônica de Israel.


Kathia Bonna

Estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Venceu diversos concursos nacionais de piano e composição. Especialista em música de câmara. Foi solista frente à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. É co-fundadora da MB cases, empresa especializada na fabricação de estojos para instrumentos musicais e acessórios. Empresária, professora e coordenadora do Projeto Lyra Bragança, Faz parte do Conselho da Diretoria Regional do CIESP e da Diretoria da ATB- Associação de Trompistas do Brasil. É presidente da Associação Bragantina Amigos das Artes (ABRAA)


Ian Sampaio

Cursa o 1° Período no Bacharelado de Percussão da Fames. Atua como monitor de percussão do projeto Música na Rede. Líder de naipe da Banda Sinfônica da FAMES, professor de percussão na Associação Alef Bet e na Orquestra do Projeto Casa Verde em Cachoeiro de Itapemirim de 2019 a 2022. Foi campeão nacional duas vezes na categoria banda de Percussão sinfônica pela Comudi de Itapemirim-ES. Atua como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses).


Felipe Carnauba

Com formação em Regência pela Academia OSESP, possui graduação em Música Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2015), Especialização em Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia (2022) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professor adjunto de Regência/ Música Erudita da Faculdade de Música do Espírito Santo, onde é maestro da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica. É saxofonista, arranjador e educador musical, comatuação em regência, interpretação musical, ensino da performance e performance.