Semana da Voz / convidados

 


Alza Alves

É fonoaudióloga, preparadora vocal, especialista em canto popular e cantora. É membro Fundadora do GEV –RJ  (Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro), membro da SBFA (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia) e participante da construção da PROCANTO (Associação Brasileira de Professores de Canto )

Radicada em Vitória desde 1998, atua como cantora e arranjadora vocal, professora de canto e preparadora vocal, prestando serviços a artistas e grupos de destaque na cena musical do Espírito Santo.

Carioca, radicada em Vitória desde 1998, atua como cantora e arranjadora vocal, professora de canto e preparadora vocal, prestando serviços a artistas e grupos de destaque na cena musical do Espírito Santo.

Participou como backing vocal, nas décadas de 80 e 90, de gravações e shows de vários artistas consagrados,destacando o cantor Tim Maia, no DVD Tim Maia In Concert (2007, Sony Music), CD “Estácio e Flamengo” (ao lado de Chico Buarque, Beth Carvalho, etc), entre outros.

Prestou serviços para a TV Globo, TV Cultura, Bandeirantes, Discovery Kids e a NationalFilmBoardOf Canadá.

Trabalha também como fonoaudióloga na reabilitação e estética vocal de profissionais da voz em geral.

Em abril de 2016 lançou o CD “Aproximadamente Eu” na casa Spirito Jazz (Vitória ES). No mesmo ano, se apresentou dentro da programação do Festival de Inverno de Domingos Martins, em julho e em novembro, a convite do SESC Glória, se apresentou no projeto “Música do ES”. O CD ficou entre um dos indicados para o Prêmio de Música Brasileira 2017. Em 2019 foi contemplada n oedital de circulação da SECULT-ES, tendo se apresentado no Teatro Sônia Cabral (Vitória) e Festival Santa Jazz de Santa Teresa.

Clara Sandroni

Clara Sandroni é Carioca e iniciou a carreira profissional em 1981, atuando com Carlos Sandroni, compositor e violonista. Fez shows em dupla com Carlos Sandroni e com sua banda no Rio, São Paulo e outras cidades do Brasil. Lançou onze discos em sua carreira, sendo quatro com o cantor Marcos Sacramento e o grupo Lira Carioca sobre o samba de Sinhô, e um em homenagem ao compositor e violonista Baden Powell, com o violonista Maurício Carrilho e o cantor Marcos Sacramento. 

Gravou com Milton Nascimento no CD Encontros e Despedidas, com o violonista americano Al Di Meola no CD Tirami Su, e ainda com Joyce, Muri Costa, Mário Ceve, Yuri Popov, dentre diversos outros artistas brasileiros.

Faz parte do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ) desde 1991 e é sócia fundadora da Associação Brasileira de Canto (ABC). É Mestre em Música pela UFRJ e Doutora em Música pela UNIRIO. Desde 2015 é professora na Escola de Música da UFMG.


Edna d'Oliveira

Professora de canto na Escola Municipal da Fundação do Theatro Municipal de São Paulo e  EMESP, é um dos mais importantes sopranos na cena lírica brasileira, aclamada por suas interpretações de Villa-Lobos, especialmente das Bachianas Brasileira nº 5 e das Canções da Floresta do Amazonas, vem interpretando estas obras no Brasil e no festival Brazilian Classics do Arhst Center of Miami. Participou de especializações em Canto com Alex Ingram e Lionel Friend na English National Opera e Royal Academy em Londres.

Participou de vários festivais internacionais pela Europa, EUA, Argentina, Chile e Brasil. Solista de sucesso em óperas como Porgy and Bess, Andrea Chenier, Falstaff, A Víuva Alegre, Rigoletto, A Flauta Mágica, Elisir d´Amore, dentre outras. Participou de várias edições do Festival Amazonas de Ópera em Manaus e Belém do Pará. Em Bremen, na Alemanha, fez cursos de Lied e realizou concertos de Música Erudita Brasileira. Vencedora do prêmio Carlos Gomes como a melhor cantora solista, gravou a Floresta do Amazonas com a Filarmônica de Minas Gerais, com a qual inaugurou a Sala Minas Gerais cantando a 5ª Sinfonia de Mahler. Convidada pelo Atelier Chorale de Genebra, Suíça, para interpretar e gravar a Missa Crioula de Ariel Ramirez em Maio de 2018, realizou simultaneamente concertos de música brasileira na Alemanha.

Faz simultaneamente à sua carreira artística, o curso de Bacharel em Fonoaudiologia. Desenvolve também um projeto de pesquisa das Cantoras Líricas Negras Brasileiras.


Elaine Boniolo

Elaine Boniolo é natural de Colatina – ES. Graduada e mestra em Canto Lírico e Pedagogia da Voz pela Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar, onde atuou como docente na Alemanha, atuou como cantora em renomadas salas de concerto e castelos como: a Fundação Weimarer Klassik, em recitais nas casas de Franz Liszt e Goethe; no Castelo Wiesensteig, com a Orquestra Daimler-Chrysler-Stuttgart – com Arias de Mozart; na Rathaus de Potsdam-Berlim, em A Flauta Mágica de Mozart; pela TV alemã – ZDF em O Diretor de Teatro de Mozart; no Teatro dei Rossi em Siena – Itália, em a A Ópera dos Três Vinténs de Brecht/Weill;

no Castelo Belvedere Weimar, nas óperas A Flauta Mágica e O Rapto do Serralho de Mozart, L’enfant et les Sortilèges de Ravel, Rigoletto de Verdi e Don Pasquale de Donizetti; no Teatro Volkshaus, Jena - com a Orquestra Filarmônica de Jena, Operetas de J.Strauss e Ein Deusches Requiem de J.Brahms; pela Klassik in Stetten - Stuttgart, os recitais: Mozart Arien und Lieder; Hommage 200 Jahre Robert Schumann; Hommage 200 Jahre Franz Liszt; Canta Brasil – Brasilien Singt e Poetische Lieder aus Frankreich & Spanien); pela Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar, Barrok Musik aus Lateina. No Brasil apresentou-se com a Camerata Antiqua de Curitiba, no Teatro Guaíra com Obras de Händel; no Teatro Castro Alves – Salvador, a ópera O Franco Atirador de C. M. von Weber; com a Camerata Florianópolis - nos Teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho de Florianópolis e Teatro Carlos Gomes de Blumenau, as obras: O Diretor de Teatro de Mozart, a Cantata Glória de Vivaldi e Árias de Ópera, etc.; com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo - Teatro Carlos Gomes – Vitória, a ópera La Traviata de Verdi. Foi professora de canto lírico na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC de 2001 a 2004 e na Universidade de Erfurt de 2012 a 2017, bem como professora de português do Brasil na Universidade de Ciências Aplicadas de Erfurt na Alemanha. Ministrou Master Classes nos gêneros “Ópera e Canção” na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES, Teatro Carlos Gomes e Secretaria de Cultura de Blumenau – SC. Paralelo à docência, foi preparadora vocal do Coro de Câmera da Orquestra Filarmônica de Jena trabalhando o repertório de Cantatas e Oratórios de Johann Sebastian Bach, entre outros compositores da música sacra alemã, na Alemanha, até 2017. Desde fevereiro de 2020 é Professora de Canto da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”.


Eric Lana

Eric Lana possui Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil), mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (Brasil) e atualmente é doutorando em Direção Coral pela Universidade de Aveiro (Portugal), no ramo dos Estudos em Performance como investigador integrado ao Instituto de Etnomusicologia Inet-MD/Portugal, com bolsa de estudos concedida por esta universidade.

Em sua investigação de doutoramento, dedica-se ao empreendimento de ecologias de aprendizagem musical digitais aplicadas ao canto coral infantojuvenil com o objetivo de agregar inovação, autonomia e sustentabilidade a esta prática. Sua experiência profissional, perpassa a educação, direção, canto, piano, flauta doce e gestão de projetos socioculturais. Atuou como docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Ouro Preto das disciplinas percepção musical, arranjo, didática e flauta-doce e Cantor Lírico contratado da Fundação Clóvis Salgado - Coro Lírico de Minas Gerais (Brasil). No ramo da Direção Coral organizou congressos, festivais e master classes com coros do Brasil, Alemanha, França, Suíça, Hungria, Argentina, Polônia, Suécia, Coreia do Sul, México e Portugal.

No ramo da Direção Orquestral foi maestro da Orquestra Jovem de Ouro Preto (Brasil) da Fundação Cultural de Minas Gerais e da Camarata de Cordas Padre Xavier. Atualmente é Diretor Artístico, Coordenador Pedagógico e Maestro Titular da Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito (Brasil) e vice-presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.


Licio Bruno

Licio Bruno é um dos mais célebres e premiados artistas brasileiros. Atua junto às principais orquestras e teatros do nosso país, tendo interpretado até hoje mais de 80 personagens em óperas de diferentes autores e estilos, no Brasil e no exterior.

Estudou Ópera e Repertório Sinfônico na Academia Franz Liszt, em Budapeste, Hungria, tornando-se membro da Ópera de Budapeste em 1999, realizando por mais de 8 anos atividades de solista em diversas óperas como Lá Bohème, de Puccini, I Pagliacci, de Leoncavallo, Cosi Fan Tutte de Mozart e Tannhäuser, de Wagner. Além de sua experiência como cantor internacional em óperas e Repertório Sinfônico, é Mestre em Música pelo PROEMUS-UNIRIO, atuando como professor universitário em diversas instituições.

Atualmente, é professor DT da FAMES - Faculdade de Música do Espírito Santo (Bacharelado, Licenciatura e CEFM), onde se soma aos seus colegas na implementação de novas plataformas de ensino virtuais, que colocaram a instituição em destaque no cenário educacional nacional. Licio Bruno é.detentor do Prêmio Carlos Gomes de Música 2004, láurea mór da música clássica em nosso país.

Recebeu em 2015 a Comenda Antônio Carlos Gomes (SBACE - SP) e a Medalha do Cinquentenário da ONU pelos relevantes serviços à cultura de nosso país.

Esteve recentemente em Israel como artista convidado, participando do Festival Internacional Felicja Blumenthal, em Tel Aviv, onde ao lado da pianista Sônia Rubinsky interpretou Serestas de Heitor Villa-Lobos, repertório apresentado também em 2019 na Sala Cecilia Meireles, RJ.
Em 2015, ao lado da pianista Cláudia Marques gravou o CD "Ê vida, ê voz - canções de Edmundo Villani-Côrtes", único CD integralmente dedicado a uma coletânea de canções do compositor celebrando seus 85 anos de vida.


Lorena Espina

Mezzo soprano ítalo-argentina, é formada em piano pelo Conservatório Provincial de Santa Cruz, Argentina e especialista em Lied e Oratorium pela Bruckner Universität Linz, Áustria. Estudou Canto Lírico e Interpretação Teatral com os mais renomados professores de Buenos Aires, entre eles Maria Boros, Irma Urtega e Ruben Szumacher. Na Áustria se aperfeiçoou com a soprano Althea Bridges e com o maestro Thomas Kerbl.

Em breve, sua sólida formação em Arte e Cultura será ampliada com a defesa da sua tese de Mestrado em Patrimônio Artístico e Cultura na América do Sul Colonial na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (Filo-UBA), Argentina, sobre o tema “La performance de las cantantes líricas afro descendientes en el Río de Janeiro joanino (1808-1815) como paradigma de resistência social”

Lorena Espina iniciou sua carreira artística como cantora lírica profissional no ano de 1988 no seu país, no Teatro Argentino de La Plata e no Teatro Colón de Buenos Aires. No ano 1991 se radicou em Viena, onde construiu uma exitosa carreira internacional interpretando mais de 50 Óperas, em mais de 20 países da Europa, Ásia e América.

Desde 2014, radicada no Brasil, dedicou-se especialmente a formação de jovens cantores líricos brasileiros, através do seu empreendimento particular “Ars Cantus Estúdio”, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foi professora de canto na Escola de Música da UFRJ entre os anos 2015-2016 e desde 2017 é professora auxiliar da Faculdade de Música do Espírito Santo-FAMES.


Marcos Sarvat

Dr. Marcos Sarvat é médico especialista em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cancerologia. É Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz. É Mestre pela UFRJ e Doutor pela UNIFESP.

É Professor Adjunto e responsável pela Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenador do Consenso Nacional de Voz Profissional.


Marcelo Coutinho

Natural de Petrópolis, iniciou sua carreira musical aos 8 anos, ao ingressar no coral dos “Canarinhos de Petrópolis”, onde aprendeu teoria, violino e viola.

Graduou-se em canto na Escola de Música da UFRJ em 1989, na classe da profa. Diva Abalada, com o título “Magna cum Laude”. Entre 1992 e 1994 fez seu aperfeiçoamento técnico com Althea Bridges e música de câmara com Thomas Kerbl, em Linz, na Áustria.

É Mestre em Musicologia e doutor em Práticas Interpretativas, pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ.

Em 2010 entrou para o quadro de professores da Escola de Música da UFRJ, onde foi aprovado em primeiro lugar no concurso para professor de canto e prática de conjunto vocal. Fez várias tourneés pelo Brasil, América Latina e Europa, divulgando a música erudita brasileira.

Além do repertório camerístico, tem atuado à frente de importantes orquestras, executando tanto o repertório sinfônico quanto operístico, como A Flauta Mágica (Papageno), As Bodas de Fígaro (Conde de Alma Viva), de Mozart; Gianni Schicchi (Gianni Schicchi), La Bohéme (Schaunard); de Puccini; Carmen (Duncaire), de Bizet; O Morcego (Dr. Falk), de J. Strauss; A Menina das Nuvens (vento variável), de Villa-Lobos, além de vários outros personagens, em várias produções no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em outras capitais do Brasil.

Paralelamente é diretor musical e de dublagem, onde dirigiu desenhos como: A Bela e a Fera, Aladdin, Rei Leão, Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame, Shrek, Príncipe do Egito, Hércules, Mulan, O Estranho Mundo de Jack, Os Vingadores, dentre muitos outros, onde atua como regente, cantor e dublador.


Patrick do Val

Patrick do Val é Doutorando em Educação Musical pela UFRJ, Mestre em Educação Musical pela UFRJ (2017), Especialista em Regência Coral pelo ISEED (2016), Especialista em docência para o ensino superior pela FABAVI (2005), Bacharel em Música com ênfase em canto pela Escola de Música do Espírito Santo (hoje FAMES) (2000), Licenciado em Música pela UNINCOR (2013) e Técnico em Radialismo formado pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo (hoje IFES) (1995).

Foi Coordenador de Música popular da Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira), onde atuou como professor de Canto Lírico, Fisiologia da Voz, História da Música Popular Brasileira, assim como História e Estética do Jazz e permanece atuando como professor de Canto Popular.

Foi professor substituto de Artes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no Campus São Mateus. Foi professor de Expressão Vocal e Musicalização na escola de teatro e dança FAFI. É capacitado em Teoria e Percepção Musical, tendo estudado com Leonardo Sá e Bohumil Med; aprimorou-se no Método Kodály com Regina Nava.

Foi maestro e preparador vocal de diversos corais, entre os quais o Coral VozES, dos Servidores Públicos do Governo do Estado do Espírito Santo. Atuou no SESI como instrutor de artes musicais lecionando canto, atuou no projeto Musical SESI em diversas empresas do Estado do Espírito Santo como cantor e tecladista de música popular. Foi também cantor da Banda Exodus, voltada a bailes e festas. Como cantor lírico, atuou em recitais, concertos e ópera.


Paulo Paraguassú

Natural de vitória da Conquista/BA .

Especializado em Regência pelo ISSED FAVED
Pós Graduado em Neurociência e Aprendizagem pela Faculdade Batista de Minas Gerais
Especializado em Psicopedagogia Institucional pelo Cesap (Vitória/ES );

Bacharel em Canto Lírico pela Faculdade de Música do Espírito Santo.

Licenciado em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo;

Bacharel em Música Sacra pelo Cetebes (Vitória/ES) com Especialização em Canto e em Regência Coral

Foi professor e coordenador do Curso de Música Sacra do CETEBES

Professor da Faculdade de Música do Espírito Santo;

Como pianista acompanhador coral, atuou em Lisboa, Madrid, Paris e Londres em 1997.

Dirigiu e regeu vários pokets de musicais como : O Fantasma da Ópera (Andrew l. Webber ), MAMA MIA

Os Saltimbancos (Sérgio Bradotti ), O Reino de Acisum (Mário e Viviane Valadão),

A Canção da Momô (Jean Charles), Natal Brasileiro (Mig e Meg), entre outros.

Também é ministro de Música da Igreja Batista da Orla em Vila Velha/es.

Renato Gonçalves

É Bacharel em Música - Canto - pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), com Especialização em Canto e expressão (FPAC), Docência no Ensino Superior (FASE) e em Artes da Educação (CESAP). Concluiu no ano de 2019 o Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (UNIRIO), sob orientação da Profª Drª Lúcia Barrenechea. Sua pesquisa culminou no trabalho “O Reino de Duas Cabeças, uma ópera-recreio de Jaceguay Lins: Redução para vozes e piano”.

Atuante na performance como tenor participa regularmente em óperas, réquiem, missas e concertos, também participou das gravações dos CDs de gravação da Ópera Recreio O Reino de Duas Cabeças, de Jaceguay Lins, e do CD do Grupo de Música Antiga da FAMES; Modinhas do Brasil. Cantou na “Série Música no Museu” no RJ, Sala Baden Powell/RJ, Teatro Trianon Campos dos Goytacazes/RJ, esteve como bolsista no curso em Santiago de Compostela/ESPANHA, apresentando-se no Hostal Católico/Espanha e Catedral de San Tiago en Compostela/Espanha, também esteve em Buenos Aires e Ouro Preto como solista da Orquestra de Ouro Preto. Em 2018 e 2019 esteve se apresentando em concertos e dando Master Class nos EUA em New York e Kentucky. Nos últimos anos tem publicado artigos, além de se apresentar em comunicações orais e pôsteres em simpósios e congressos de música. Atualmente está como professor da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”.


Thays Simões

Thays Simões é Doutora em música pela Universidade Federal de Minas Gerais produziu a tese " Práticas musicorporais para a preparação vocal de jovens coralistas" sob a orientação da professora Dra. Patrícia Furst Santiago. Mestre em Música pela Universidade de Aveiro - Portugal (Performance - Canto na classe da professora Isabel Alcobia) , produziu a dissertação O gesto corporal na performance coral: estudo de dois grupos corais sob a orientação da professora Maria do Rosário Pestana. Formada em Música Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) produziu o TCC "A consciência corporal no ensino aprendizado musical".

Ministrou palestras e workshops sobre Canto Coral e técnica vocal na Universidade Federal de Minas Gerais (2018), Universidade Federal de Ouro Preto (2019), Universidade Federal da Bahia (2019), além de ministrar práticas de preparação vocal nos Congressos de Canto Coral da Federação Nacional Pueri Cantores (RJ; SC; MG - desde 2014). Na área do canto teve aulas particulares com os professores: Lorena Spina (FAMES); Francisco Campos (USP);Andrea Adour (UFRJ) Guilherme Oliveira, Renata Gomes, Lílian Assumpção, Luis Pereira. Participou de vários festivais de música tendo como professores de canto: Lucia Duchenova (Alemanha), Patricia MacMahon (London- Inglaterra), Susan Waters ( London- Inglaterra),Marcus Tadeu (OSESP), Celine Ímbert (São Paulo), Adriana Fernandes (Argentina/ Suíça), María Cristina Kiehr (Argentina/Suíça), Nicolau Figueiredo (Brasil/França).

Em Janeiro de 2014 foi aprovada em primeiro lugar no processo simplificado da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) para lecionar Canto. Foi professora de Expressão Vocal I e II no curso técnico de teatro do Atelier de Artes Integradas em Itabirito. Atualmente atua como cantora no coro cênico Canarinhos Em Cena, Grupo Ricercare, Studio de Ópera Canarinhos e atua como solista já tendo se apresentada no Brasil e na Europa.


Wilson Olmo

Barítono, Wilson Olmo Sobrinho é Bacharel em Música - Canto Lírico e Licenciado em Música  pela FAMES. Possui Mestrado em Educação, com especialização em Arte na Educação, e é Bacharel em Música Sacra. Publicou o livro  A INFLUÊNCIA DA ARTE MUSICAL NO COMPORTAMENTO INFANTIL, participou de óperas, réquiem, missas e concertos, atuando como Cantor e Regente tais como: Gravação do CD do grupo de música antiga Domine Maris, CD do HINO OFICIAL DE MUQUI e DVD da ópera Gianni Schichi de Puccini.

Atuou como cantor no Il Guarany de Carlos Gomes, Magnificat em Ré Maior de Bach, Requiem e Missa da Coroação de Mozart e em O Messias de Handel. Foi Maestro Titular do Coro Sinfônico da FAMES, onde regeu várias obras, destacando-se: Concerto BRASIL, Vesperae Sollenes de confessore e Requiem, em ré menor de Mozart, Cantata 147 de Bach. Solista na ópera Gianni Schichi, de Puccini; Il Maestro di Musica de Pergolesi, La cambiale di matrimonio, Rossini. Participou do Festival SESI de Ópera. É Professor de Canto e Regência na FAMES, atua também como Preparador Vocal e Regente de Coros.