Prof. Belquior Guerrero Santos Marques


Email: belquior.marques@fames.es.gov.br

Telefone: (27) 99937 6462

Atendimento: Fames

Horários:

Website:

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES


Doutor e Mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá, Belquior Guerrero iniciou seus estudos musicais com 5 anos de idade ao piano no Instituto de Música e Artes de Penápolis (IMAP) e, aos 12 anos, passou a dedicar-se a instrumentos de cordas dedilhadas.

Estudou violão clássico com Maurício Soliani, Maria Costa, Eldade Moreira, Luciano Souto, Flávio Apro, Fabiano Zanin, Roberto Baldassi, Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues. O músico é responsável pela estreia de obras escritas por compositores europeus e latino-americanos e, como solista e/ou membro de ensembles, apresentou-se na programação de ciclos de concertos e festivais como o 3º Festival Internacional de Violão Léo Brouwer (São Paulo), Festival de Guitarra de Braga (Portugal), III Ponto de Guitarra (Vila Real, Portugal), Aveiro_Síntese 2018 (Portugal), Festival DME 60 e 61 (Lisboa, Portugal), Momento do Violão (Londrina, PR), Convite à Música (Maringá, PR), Festivais de Outono (Aveiro, Portugal), dentre outros. Após a conclusão do Mestrado em Aveiro recebeu o Prêmio de Mérito Acadêmico pelo desempenho durante este curso. Realizou o Doutorado com bolsa CAPES sob a orientação de Pedro Rodrigues.

O violonista tem experiência como pesquisador e docente na área de Artes/Música com ênfase em Performance Musical, Música Contemporânea, Música de Câmara e História do Violão. Belquior Guerrero também se dedica à prática da regência orquestral, tendo frequentado cursos com Charles Roussin, Ernst Schelle, Douglas Bostock, dentre outros. Desde 2018 atua como Pesquisador/Artista no Projeto Xperimus: Experimentation in music in portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries (FCT). Lecionou na Escola de Música Óscar da Silva (Portugal), Universidade Estadual de Maringá e, atualmente, é Professor Adjunto de Violão Erudito na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (FAMES).

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo


ÁREAS DE INTERESSE

  • Performance Musical

PUBLICAÇÕES

MARQUES, B. G. S.. Performance em mutação: considerações sobre a preparação da performance de música para instrumento e eletrónica em tempo real. Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança, v. 4, p. 41-49, 2019.

MARQUES, B. G. S.; RODRIGUES, P. J. A. F. S. . Lambda3.99 pour guitare et synthétiseur: Questões de sustentabilidade e performance de música eletroacústica mista. In: Helena Marinho; Maria do Rosário Pestana; Maria José Artiaga; Rui Penha. (Org.). Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about Music-Making. 1ed.Aveiro: UA Editora, 2020, v. , p. 267-275.

GUERRERO, B.; RODRIGUES, P. J. A. F. S.. Perceive to Perform: Temporal Indeterminacy in Music for instrument and Live Electronics. In: Electroacousticwinds 2017 SYNCHRESIS, 2017, Aveiro. II International Conference Electroacousticwinds 2017 SYNCHRESIS ? Audio Vision Tales, 2017. p. 33-34.

MARQUES, B. G. S.. Desenvolvimento de atitudes gestuais na performance da sequenza XI para guitarra solo de Luciano Berio. In: Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, 2013, Aveiro. Post-in-progress: atas do 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança. Aveiro: UA Editora, 2013. p. 9-9.

MARQUES, B. G. S.; TOFFOLO, R. B. G. . O gesto na performance instrumental. In: SIMCAM - Simpósio de cognição em artes musicais, 2011, Brasília. SIMCAM 7 - A mente musical em uma perspectiva interdisciplinar, 2011. p. 184-186.

GUERRERO, B.. Musical notation in music for guitar and electronics. In: The 21st Century Guitar International Conference, 2021, Lisboa (online). Programme: INTERNATIONAL VIRTUAL CONFERENCE Unconventional Approaches to Performance, Composition and Research. Lisboa: Universidade NOVA de Lisboa, 2021. p. 89-90.

MARQUES, B. G. S.; RODRIGUES, P. J. A. F. S. . Lambda 3.99 para violão e electrónica: Considerações sobre sustentabilidade e performance na música mista. In: Hidden Archives, Hidden Practices, 2019, Aveiro. Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about Music-Making Abstracts. Aveiro: UA Editora, 2019.

MARQUES, B. G. S.; RODRIGUES, P. J. A. F. S. . Para uma história do repertório para guitarra e live electronics. In: ENIM 2017 - VII Encontro Nacional de Investigação em Música, 2017, Braga. Livro de Resumos - ENIM 2017, 2017.

GUERRERO, B.. Conceitos de interação na performance de música eletroacústica mista. In: ENIM 2016 - VI Encontro Nacional de Investigação em Música, 2016, Aveiro. Livro de Resumos - ENIM 2016, 2016.